Eventos 11/11/2013

Entrevista: Como gerenciar uma equipe de redatores freelancers

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Há poucos meses iniciei um novo desafio na minha vida: gerir uma equipe de redatores freelancers. Tem sido um desafio interessante, com o qual tenho aprendido bastante. Uma coisa é ser contratado para escrever, outra bem diferente é gerenciar uma equipe de escritores. Como eu acredito que muitos profissionais enfrentem este desafio de gerir um conjunto de pessoas – não só de escritores mas também de outras áreas – trouxe para vocês uma entrevista que realizei com o Mauro Amaral, dono da empresa Contém Conteúdo, uma empresa especializada em criação de conteúdo para blogs, grandes portais, empresas, etc. Foram vários minutos de uma conversa interessante e que vale a pena assistir. Além do texto onde explicamos um pouco do nosso bate-papo, logo abaixo você terá também um vídeo onde poderá acompanhar tudo aquilo que foi falado.

Qual o processo de gestão de uma equipe de redatores?

De uma forma bem simplificada, o trabalho de uma empresa com redatores remotos é receber o projeto do cliente, escrever esse mesmo conteúdo, voltar a revisá-lo e só depois entregar o trabalho finalizado. Obviamente todo esse processo demora tempo e obriga à utilização de um método bem definido. “A equipe tem um alinhamento para saber que expressões aquele blog deve falar, que temas vai abordar, etc. Eu procuro ser muito preciso nos briefings que eu entrego. Vamos supor que um determinado cliente quer abordar o lado mais varejo, o outro quer abordar mais a inovação, etc. Esse mesmo documento vai ajudar a orientar isso”, explica Mauro Amaral.

Dada a sua complexidade de processos, todo este trabalho demora algum tempo. “O ciclo ideal é o semanal. Imaginemos que eu recebo o pedido da semana que vem. Depois de estudar a pauta, distribuo ela para os meus redatores. Durante a semana retiro as dúvidas, recebo o texto e depois encaminho com o cliente”, esclarece o proprietário da empresa Contém Conteúdo.

Estratégias para ser bem sucedido

Gerir uma equipe à distância não é algo fácil. Para contornar essa dificuldade, decidimos perguntar ao Mauro Amaral como ele fazia para gerenciar a sua equipe. A primeira dica que ele partilhou connosco foi relativa à utilização do Google Docs. Trabalhando num sistema de cloud computing, o redator poderá verificar as alterações realizadas pelo Mauro, ambos poderão editar o texto em simultâneo, trocar ideias, etc. Além do texto, o briefing e todos os pormenores do cliente ficarão disponíveis para todos.

Outra dica está relacionada com a manutenção da equipe por email ou por telefone, visto que a comunicação é determinante na organização da equipe.

Na conversa partilhei também a minha experiência com o Asana. Já o Mauro falou sobre o Basecamp, o Trello e o kapost.

Todos podem ser redatores/escritores?

Ao falar de equipes de redatores, obviamente aproveitamos a questão para trocar umas ideias sobre o que é ser um redator e quais as características necessários. Segundo Mauro Amaral, um escritor necessita de “saber encontrar uma boa fonte, saber bom português mas acima de tudo saber contar uma boa história”.

Outro dos pormenores estão relacionados com a disciplina pessoal, a boa gestão do tempo do dia-a-dia, a capacidade de cumprir prazos. Problemas com plágio também são outros dos desafios que um gestor de uma equipe de conteúdo tem de enfrentar.

Como crescer enquanto redator?

Muitas vezes os profissionais confundem o fato de saberem escrever com a capacidade de trabalharem como redatores. Tal como explicamos no vídeo, é necessário que o profissional consiga crescer fora daquele ambiente, fazendo a sua própria evolução pessoal. Se você sente que necessita desse crescimento, nada melhor do que adquirir o nosso Ebook Ser Freelancer e aproveitar as centenas de dicas que nós temos lá para você.

Como lidar com o crescimento enquanto profissional e saber adequar o preço certo para cobrar nos seus serviços foi outro dos pontos abordados. Tal como esclareceu o Mauro – e eu partilho da mesma opinião – é sempre aconselhável ao freelancer começar num regime de part-time ou trabalhando para outras pessoas, de forma a que consiga ter uma maior experiência ao invés de entrar, sem mais nem menos, no mercado de trabalho. Sobre esse tema temos alguns posts que o podem ajudar:

Para quem está pensando em melhorar a sua escrita, existem aqui outros posts que também podem ser bastante úteis:

Conclusão

A entrevista com o Mauro Amaral foi bastante elucidativa e deu para dar uma melhor noção de como se gere uma equipe mas também como pode ser um redator de sucesso. E você, gostou da nossa entrevista? Surgiu alguma dúvida? Deixe nos comentários e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.