Ferramentas 21/10/2011

Encontrar trabalho Freelancer com o GetNinjas

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Começou a funcionar, há bem pouco tempo, um novo site que pode lhe ajudar em muito a conseguir encontrar trabalho como freelancer. Chama-se GetNinjas e é mais uma startup brasileira que deve ter em atenção e seguir a sua evolução nos próximos tempos. Sabemos o quanto é difícil conseguir encontrar clientes nesta área, mas já dei algumas dicas de onde procurar trabalho e conseguir aumentar os seus rendimentos. O Logovia ou o Freelancer.com são apenas alguns dos exemplos que dei recentemente no blog e que com certeza irão ser muito úteis para conseguir mais trabalho.

Como funciona

As pessoas têm cada vez menos tempo para se dedicarem a algumas tarefas como fazer logos ou mesmo rever textos de ebooks por exemplo. Com o GetNinjas, você poderá encontrar sempre alguém para resolver os seus problemas. Basta procurar pelas categorias que lhe interessam sejam elas marketing, aulas ou computação. Lá irá encontrar todos os profissionais que se oferecem para fazer essa tarefa, uma pequena descrição e qual o preço cobrado.

E é nesses profissionais que entra o trabalho de freelancer. Quer você seja jornalista freelancer, fotógrafo ou crie cartões de visita, basta colocar lá o que você faz e esperar que as pessoas procurem por si. Para aumentar as suas probabilidades de conseguir mais clientes, é importante que faça uma boa descrição, de modo a conseguir se destacar dos seus concorrentes e despertar a confiança do cliente. Funciona mais ou menos como criar um portfólio: explique tudo ao cliente com o máximo de pormenores.

Como surgiu a ideia?

O GetNinjas foi criado por Eduardo LHotelier e Diego Dias, tendo recebido o financiamento de um milhão de reais da Monashees Capital. Em entrevista à revista Exame, LHotelier explicou que o “público alvo são pessoas que não têm tempo, mas têm disponibilidade de pagar para alguém realizar tarefas por elas”. Deste modo, conseguirão aumentar as tarefas, fazendo um maior número de tarefas, aumentando a sua produtividade ao final do dia.

Como se cadastrar

Para quem tem conta no Facebook, torna-se muito fácil conseguir aceder a esta plataforma, bastando dar permissão que a plataforma tenha acesso a alguns dos seus dados nesta rede social.

Caso não tenha conta no Facebook, pode fazer o seu cadastro através da opção “cadastre-se”.

Como oferecer o seu trabalho

Para oferecer o seu trabalho apenas precisa de começar a preencher o seu perfil e com isso deixar os seus primeiros dados. Depois, de preencher os campos iniciais, terá outra página, naquela que será a mais importante, pois será fundamental para conseguir convencer o cliente a optar por si. Tenha bem cuidado e preencha todos os campos. Caso contrário, de que lhe vale andar a oferecer os seus serviços e dizer que é o melhor, quando nem para preencher a sua oferta você é profissional?

Outro dos cuidados que deve ter quando preenche esta parte do GetNinjas é o preço. Recentemente, expliquei o que deve fazer para definir os preços do seu trabalho de freelancer. E uma das coisas que disse para ter era que não valia a pena colocar os seus preços demasiado baixos, porque isso iria ser prejudicial a longo prazo. Faça o mesmo neste site. Não tente ser o mais contatado devido ao preço baixo, mas sim porque tem uma boa descrição e é recomendado pelos outros.

Como o GetNinjas pode ajudar meu negócio de freelancer?

Não pense que o GetNinjas será a sua salvação para conseguir mais trabalho enquanto freelancer. Até porque, neste momento, o site está no seu início e o número de procuras ainda não deve ser muito elevado. Contudo, esta situação deve mudar nos próximos tempos visto que a plataforma tem tudo para evoluir e conseguir cada vez mais interessados.

Apesar de não fazer milagres, o GetNinjas deve ser visto como uma boa ajuda e ser mais um complemento para conseguir cliente como é o Logovia. Com o tempo, este gênero de iniciativas com certeza irão aumentar no Brasil e mais startups de sucesso irão aparecer. O bom para si, como freelancer, é que tem um público cada vez maior para anunciar os seus trabalhos, tendo também maiores possibilidades de ser contratado. Esta reciprocidade é boa o negócio de freelancer, demonstrando que esta é uma profissão de futuro, visto que as pessoas têm cada vez menos tempo para realizar algumas tarefas e que preferem, pontualmente, pedir para algumas pessoas fazerem isso.

Minha avaliação da plataforma

Sinceramente, esta plataforma agrada-me plenamente. Não, não estou a dizer isto apenas porque estou a falar sobre ela. Se achasse que não lhe fosse ajudar no seu trabalho como freelancer, não falaria sobre ela. O que mais me agrada é mesmo o seu aspeto simples. Qualquer um pode chegar ao site e ficar a perceber como ele funciona em apenas alguns minutos. Isso ajuda, mas não é tudo.

Outro dos pontos positivos é que não é preciso estar com aqueles cadastros enormes, em que lhe pedem tudo e mais alguma coisa. Basta fazer o login no Facebook (suponho que quase todas as pessoas neste mundo já tenham conta no Facebook..) e está pronto a comprar ou a vender os seus serviços. Isto facilita, tanto divulgar os seus serviços, como permite que qualquer pessoa, mesmo com poucos conhecimentos de internet, possa pedir ajuda para fazer as tarefas.

De negativo, apenas a ressalvar algumas ofertas pouco inteligentes ou até mesmo desinteressantes, como “te sigo para sempre no Twitter” ou “te conto uma piada por um real”. Mas como está no seu início, é normal que aceite algumas proposta menos interessantes. No futuro, seria bom reverem este género de ofertas. Para que fique a perceber um pouco mais sobre a plataforma, aqui abaixo fica o video, que pode ajudar a esclarecê-lo um pouco mais:

Vídeo GetNinjas de GetNinjas no Vimeo.

E o leitor, o que achou do site? Já conhecia o GetNinjas ou ouviu falar dele pela primeira vez? Irá divulgar os seus serviços lá?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link