Marketing Digital 10/10/2011

10 empresários que fizeram 100 milhões de dólares antes dos 30 anos!

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Com a morte de Steve Jobs, muito se tem falado de novos génios que possam estar a surgir no mundo da internet. Como o Paulo Faustino explicou no seu artigo sobre as 10 lições que Steve Jobs nos ensinou sobre empreendedorismo, começar cedo e ter paixão naquilo que faz são algumas das chaves para se tornar uma pessoa de sucesso e ganhar dinheiro no seu trabalho de freelancer. Toda esta ideia de “novos gênios” me despertou a curiosidade para o artigo de hoje, ou seja, falar um pouco sobre pessoas que tenham criado o seu negócio e que neste momento estejam ganhando muito dinheiro com isso.

Mas mais do que dar exemplos a falar do sucesso das pessoas, é importante tentar perceber porquê essas pessoas chegaram onde chegaram. Isto porque no fundo elas são pessoas normais, apenas têm atitudes que as diferenciam do resto do mundo. Já falei um pouco sobre isso no meu artigo sobre os 6 freelancers que tiveram sucesso antes dos 18 anos. Nele expliquei algumas atitudes que eles tiverem (e ainda têm) que os tornaram estrelas com menos de duas décadas de vida.

dinheiro dólares

Será tão fácil triunfar no Brasil ou em Portugal como é nos EUA?

Uma das desculpas que costumamos dar a nós mesmos quando pensamos em criar o nosso próprio negócio é pensarmos que estamos num país menor, que as oportunidades são menores e que estas pessoas apenas tiveram sucesso porque nasceram em países que as ajudam. Se por um lado é verdade, que melhores condições lhe podem facilitar um pouco a vida, também é correto afirmar que podemos usar isso a nosso favor.

Ou seja, que a falta de alguma coisa pode ajudar-nos a criar a necessidade de triunfar enquanto facilidades a mais podem atrapalhar a nossa capacidade de luta. O melhor exemplo que podemos é, novamente, o de Steve Jobs. Enquanto estudava precisava de dormir no quarto dos colegas porque não tinha dinheiro e nem isso foi um impedimento do sucesso que teve. Mas para percebermos melhor, vamos à lista dos dez homens mais ricos do mundo (segundo a Forbes) para termos noção de que países vêm eles:

1º Carlos Slim (México)

2º Bill Gates (Estados Unidos)

3º Warren Buffet (Estados Unidos)

4º Bernard Arnault (França)

5º Larry Ellison (Estados Unidos)

6º Lakshmi Mittal (Índia)

7º Amancio Ortega (Espanha)

8º Eike Batista (Brasil)

9º Mukesh Ambani (Índia)

10º Christy Walton (Estados Unidos)

Se reparar, existem quatro pessoas desta lista que pertencem a países sem uma grande estrutura organizacional muito forte (México, Brasil e Índia, com dois representantes). O que contudo, não impediu de chegarem onde chegaram. Por isso, a desculpa de viver num país menos desenvolvido cai por terra como desculpa para não acreditar que pode triunfar no mundo dos negócios.

A lista dos 10 empresários de sucesso

Preste bem atenção à lista que lhe vou mostrar de seguida. Tente perceber o porquê de terem chegado tão longe. Faça uma análise nesse sentido para compreender melhor. Irei fazer o mesmo no final da lista.

1. Aaron Patzer

Fundou o Mint.com em 2007, com 26 anos, aproveitando o prémio de 50 mil dólares ganho no concurso TechCrunch 40. Este site funciona apenas no mercado americano e gerencia as finanças pessoais. A pessoa faz o seu cadastro informando apenas o endereço de email e os dados das suas contas bancárias. Depois, a ferramenta gera um relatório levantando todas as despesas do usuário, para depois dar várias soluções para ele começar a poupar dinheiro. Uma das mais-valias deste serviço é que ele é feito de um modo automático e por uma ferramenta, ficando-se sem saber quem é o usuário.

Demorou um ano a desenvolver o site e ao fim de dois de funcionamento já contava com 1,5 milhões de visitas únicas por mês. em 2009, foi comprado pela Intuit por 170 milhões de dólares.

Frases marcantes de Aaron Patzer:

  • “Acredite no seu sonho e faça para que tudo dê certo”
  • “Seja criativo ao máximo para economizar o máximo que pode nos primeiros meses da empresa”
  • “Monte uma estratégia de divulgação do seu produto ou serviço mesmo antes dele estar no mercado”
  • “Atenda uma necessidade real, resolva um problema real”
  • “Faça algo que seja mais rápido, mais eficiente, mais barato e inove em tecnologia”

2. Max Levchin

Este empreendedor não teve uma ideia de gênio mas sim duas. Começou por criar o Paypal, que mais tarde foi comprado pelo Ebay. Max Levchin era o CEO da empresa e tinha uma participação de 2,3%, lucrando com 34 milhões de dólares. Mas o seu grande trunfo iria acontecer em Agosto de 2010, quando vendeu o Slide ao Google por 182 milhões. Um ano depois, viria a ser despedido, devido à desistência do Google de apostar neste site, deixando apenas uma pequena equipa para continuar o serviço. Ele também ajudou a criar a Yelp e foi um dos produtores do filme “Obrigado por fumar”. Agora, prepara-se para lançar um livro.

Frases marcantes de Max Levchin:

  • “Todos os dias surgem startups e as pessoas nem sabem o real motivo porque as estão a construir”
  • “Poucas empresas abordam as reais necessidades das pessoas”

3. Catherine e David Cook

Tudo começou em 2005. Catherine Cook e o seu irmão David mudaram-se para uma nova escola e queriam fazer novos amigos, mas achavam Friendster chato e o MySpace terrível. Então, Catherine convidou os seus dois irmãos (David e Geoff) para serem sócios do MyYearbook.com. Com mais de cinco milhões de membros, ela é a sétima maior rede social do mundo e cresce cerca de 400% todos os anos. Até que em Agosto deste ano a rede latina QuePasa adquiriu o projeto dos irmãos por 100 milhões, tendo pago 82 milhões em acções e os restantes 18 em dinheiro vivo.

Frases marcantes de Catherine Cook:

  • “Cresci vendo meu irmão mais velho fundar e gerenciar sua empresa e não queria ter um emprego comum, como meus pais. Queria algo mais divertido e criativo”
  • “Quando você é mais novo, praticamente não existem riscos. Mesmo se você falhar, ainda lhe sobrará muito tempo e seus pais sempre estarão lá para lhe ajudar”
  • “Eu ficava o dia inteiro na escola e depois acordava às 4 horas da manhã para falar com os desenvolvedores na Índia. Era uma loucura”
  • “Quando chegamos a um milhão lembro de me sentir muito feliz, mas também muito assustada. A vida foi mudando de uma forma que nunca poderia imaginar”.

4. Jared Polis

O negócio com a venda de e-cards começou em 1996 com os seus pais quando Jared Polis fundou a Bluemontainsards, que não é mais do que um site com cartões personalizados e bastante originais. Três anos depois, vendeu à Excite por 780 milhões. Na altura, recebeu 150 milhões por ser CEO da empresa. Uma venda que se mostrou bastante lucrativa, visto que o mesmo site acabaria por ser novamente vendido em 2001, pela módica quantia de 35 milhões. Mais tarde, acabaria por fundar a Proflowers, que se revelaria uma das melhores startups do momento, garantindo-lhe o título de jovem empresário do ano em 2000. Agora ele é membro da Câmara dos Representantes do 2 º distrito do Colorado.

Frases marcantes de Jared Polis:

  • “Em tudo o que faça preocupe-se principalmente com a qualidade. Os resultados virão mais rapidamente”

5. Stephan Paternot

Este é um daqueles casos de sucesso instantâneo. Paternot criou a Globe.com quando tinha apenas 20 anos e o sucesso foi bastante rápido, conseguindo entrar no mercado das ações quatro anos depois, tendo cada uma um custo de 63 dólares e a sua companhia avaliada em 1 bilião de dólares. Em apenas seis anos, Paternot arredou 200 milhões de dólares e a sua companhia chegou a ter 300 funcionários. A empresa acabaria por terminar em 2008, dando origem a um livro escrito pelo fundador. A Globe.com não foi mais do que um site de bate-papo e mensagens on-line. O jovem trabalha atualmente como realizador de filmes e ator.

Frases marcantes de Stephan Paternot:

  • “Na verdade, a única coisa que mudou na minha vida foi o fato de meus amigos acharem que a conta do bar deve vir para mim.”

ganhar dinheiro

6. Jeff Arnold

Criou um sistema de verificação de arritmia cardíaca em 1994, abrindo a Quality Diagnostic Services com 25 mil dólares, emprestados pela família. Na ocasião, identificou a necessidade de melhorar o gerenciamento de arritmia dos pacientes através da inovadora tecnologia de telemedicina diagnóstica, soluções de software e sistema integrado de telefonia e computação. Venderia a empresa pouco depois por 25 milhões de dólares. Com o dinheiro ganho, resolveu abrir outra empresa: a WebMD.

Esta dedicava-se em transformar a assistência técnica em algo acessível através da internet. Entre 1998 e 2000, WebMd cresceu de 60 funcionários e 75 mil dólares anuais de faturação, até 5 mil funcionários e uma receita anual em torno de 1 bilião de dólares. Foi considerado o empresário do ano em 2000. Acabaria por deixar a empresa no final desse mesmo ano. Quando saiu, cada ação da empresa valia cerca de 100 dólares, tendo baixado para os 3 dólares nos últimos meses de 2001.

Frases marcantes de Jeff Arnold:

  • “O tempo é a nossa maior riqueza”

7. Marc Ewing

Red Hat Linux foi o nome da distribuição para Linux criada por Marc Ewing. A empresa acabaria por ser comprada por Bob Young, ficando Ewing como CEO. A companhia tornou-se pública em 1999, ficando avaliada em mais de 900 milhões. Nesse mesmo ano, Marc Ewing resolveu tirar umas férias prolongadas e dedicar-se à escalada.

Frases marcantes de Marc Ewing:

  • “Quem encontrar o meu chapéu vermelho, que o devolva” (a frase estava na parte final do manual da versão beta do red hat linux, numa tentativa desesperada de encontrar o boné dado pelo seu avô e que deu origem ao nome da empresa)

8. Mariam Naficy e Versha Rao

Conheceram-se quando trabalham nas finanças em Nova Iorque e tinham como sonho criar a própria empresa. Na época, decidiram vender cosméticos on-line, mas as críticas surgiram logo ao início dizendo que “as mulheres não compravam na internet”. O sucesso foi tanto que acabaram por vender a empresa em passado alguns para a Idealab por 100 milhões de dólares, recebendo em dinheiro vivo.

Frases marcantes de Versha Rao:

  • “Quando todos disseram que ia dar errado, foi aí que eu tive a certeza que iria dar certo.”

O que achou destes jovens empreendedores?

Com pôde ver, todos estes jovens empresários acreditaram no sucesso da sua empresa. Uns tiveram mais dificuldades demorando anos a conseguir ganhar algum dinheiro, enquanto para outros o sucesso foi imediato. Todos trabalhos em ramos completamente diferentes, mas uma coisa é semelhante em todos eles: ajudaram a resolver um problema da sociedade. Viram uma falha e criaram um produto que pudesse colmatar essa mesma falha. Alguns conseguiram manter o sucesso nas suas vidas, outros nem tanto.

Isto prova que pode até ser “fácil” criar uma empresa, mas o mais difícil é mesmo mantê-la a fazer sucesso durante muitos e muitos anos. De realçar, ainda, que nesta lista não inseri Mark Zuckerberg, por a sua história já ser conhecido por quase todos e não acrescentar grande novidade ao texto. Tentei sim, falar de outras pessoas e de empresas que hoje em dia já não estejam tão ligadas aos seus fundadores.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link