Carreira 05/02/2021

Gestor de Tráfego vs Social Media: Diferenças?

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

As buscas por trabalhar pela internet aumentaram nos últimos meses, devido a pandemia. E com isso, algumas profissões estão sendo mais procuradas. Neste artigo, vou explicar as diferenças: Gestor de Tráfego vs Social Media.

Vou esclarecer para você quais são as diferenças entre elas, e em que momento, se comunicam para que você possa saber qual delas faz mais sentido para o seu negócio.

Eu já trabalhei como social media, e hoje em dia eu trabalho apenas como gestor de tráfego.

O que faz um Gestor de Tráfego?

O Gestor de Tráfego trabalha exclusivamente com anúncios pagos.

Ele é responsável por gerenciar o dinheiro do cliente investido nas redes sociais (Instagram e Facebook) e em outros canais como Google e Youtube, por exemplo.

Ele é responsável por aplicar o orçamento mensal do cliente e fazer os anúncios, buscando garantir resultados e o retorno sobre o investimento do cliente.

Geralmente, o gestor de tráfego não cria conteúdo ou isso é muito raro, ele pode saber criar conteúdo para entender o cliente e ajudá-lo na estratégia de conteúdo, orientando-o nesta parte. Ele também é responsável pelo texto (Copy) dos anúncios.

Ele pode trabalhar em conjunto com um social media, por exemplo, auxiliando o cliente nas estratégias de conteúdo, orientando-o sobre este assunto, mas não é ele o responsável pela criação de conteúdo.

O que faz um Social Media?

O Social Media é responsável pela gestão de conteúdo do seu cliente.

Ele gerencia todo o conteúdo do seu cliente. Essa é uma profissão que está em alta, pois existem muitos empreendedores que não têm tempo para cuidar do seu próprio conteúdo. Então, o Social Media vai ajudar o cliente nisso.

É aquela pessoa que vai definir o que postar, quando postar e que tipo de conteúdo vai ser usado nas redes sociais dos seus clientes.

Muitas vezes ele entende de design, cria as postagens e também escreve sobre o conteúdo.

O Social Media precisa dominar  uma boa quantidade de ferramentas para que ele consiga trabalhar em conjunto com o seu cliente. Não é obrigatório ser designer, mas se você tiver uma boa noção disto, vai ajudar bastante no seu trabalho.

Ele também pode ser responsável por interagir na comunidade desse cliente. As funções que o Social Media irá desempenhar vão depender da empresa e da forma como ele vai trabalhar nela.

  • Ele pode ser responsável pela interação com a comunidade da marca.
  • Ele pode fazer anúncios pagos, mas por norma, não é especialista no assunto.
  • Ele pode definir a linha editorial do conteúdo junto com o cliente.

Quais são as diferenças entre Gestor de Tráfego e Social Media:

O Gestor de Tráfego

  • Perfil mais analítico.
  • Gosta de planilhas, relatórios e análise de dados.
  • Escreve o texto (Copy) dos anúncios.

O Social Media

  • Gosta da criação de conteúdo.
  • Gosta de interagir com outras pessoas.
  • Gosta de criar uma comunidade em torno da marca.

Qual é a melhor opção? A minha visão

A melhor opção vai depender do seu perfil profissional, ambas as profissões estão sendo cada vez mais requisitadas e podem se complementar.

A profissão de gestor de tráfego é mais escalável, tendo a possibilidade de se obter maiores ganhos com menos clientes e investindo menos tempo em cada um deles. Para isso, basta ter uma rotina de trabalho organizada.

A profissão do social media requer maior investimento de tempo por cliente e por isso permite menos escala. Ambas têm a vantagem de se poder trabalhar remotamente com o cliente.

O Social Media pode migrar para ser um Gestor de Tráfego, caso tenha um perfil mais analítico e goste de analisar dados ou acrescentar o serviço de gestão de tráfego e cobrar um valor diferenciado pela prestação do serviço.

Quer saber mais sobre esse assunto? 

Então confira o vídeo abaixo!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.