Marketing Digital 07/04/2011

9 dicas para usar no Twitter e melhorar o seu negócio Freelancer!

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

As redes sociais têm um enorme importância no seu negócio como freelancer. Eles permitem que você mantenha um contato constante com os clientes e que os possa escutar de uma forma bastante pessoal. Elas vieram aproximar todo o género de ligações que possa ter com eles, mesmo que não esteja fisicamente perto deles. Não as utilizar é perder uma boa oportunidade para conseguir aumentar as suas vendas. Mas entre as várias que existem, o Twitter tem uma forma de aproximação bastante particular. Apesar de não permitir uma interação tão boa como o Facebook, acaba por ser melhor para angariar novos clientes, visto que permite saber o que as pessoas estão a pensar mesmo não sendo amigo delas.

Contudo, é necessário saber utilizá-lo da maneira correta. A maioria das pessoas pensa que basta criar uma conta e já está. Os clientes que comecem a aparecer. Funciona quase como abrir um negócio e esperar que as pessoas interessadas cheguem até si. Nada mais errado. É necessário ter uma atitude ativa, fazendo com que funcione. Veja as suas redes sociais como um negócio, no qual é preciso angariar interessados e saber cativá-los para continuarem a prestar atenção àquilo que você está fazendo. Para que possa fazê-lo no Twitter, deixo-lhe hoje dez dicas do que pode fazer no Twitter para melhorar o seu negócio.

1. Tuíte na hora certa

De modo a ser mais produtivo, deve em primeiro lugar saber quais as melhores horas para twittar. Até porque, existem horas em que um tweet seu mais facilmente irá receber um retweet. Escrever alguma coisa ao domingo à noite por exemplo não é a mesma coisa do que falar sobre o seu novo produto a um dia de semana a seguir ao almoço. Para que compreenda melhor, passo-lhe aqui um texto da revista brasileira exame, na qual fala um pouco sobre isso. Por baixo, tem um gráfico que explica quais as melhores horas para você twitter no Brasil. Estive procurando um estudo semelhante para Portugal mas, infelizmente, não encontrei.

“Entender o comportamento dos usuários é fundamental para desenhar a estratégia de atuação nas mídias sociais.

Por isso, o Scup – empresa especializada no monitoramento de mídias sociais fundada em 2009 – analisou os dados dos tuiteiros brasileiros durante o ano de 2010 para tentar identificar o perfil de hábito dos usuários. Há alguns dias, a empresa divulgou os horários nobres de acesso ao Twitter geral. Agora, com exclusividade à Exame, a empresa divulga a segmentação do estudo inicial com os horários de maior movimento no Twitter Brasil.

Segundo o Scup, a intenção não é promover uma regra de uso para a rede, mas sim levantar questões e promover o debate entre as pessoas que usam e que estudam a rede social.”

Como pode analisar pelo gráfico, fazê-lo ao final-de-semana ao final do dia terá sempre um impacto muito maior do que se for twittar em qualquer outra hora da semana.

2. Use sites que o ajudem

Contudo, cada caso é um caso e portanto apesar de estas horas poderem servir para alguns, a verdade é que o seu negócio como freelancer pode ser diferente. Para que consiga perceber melhor afinal quais são as suas melhores horas, nada melhor do que utilizar sites que o ajudem a verificar isso mesmo. Neles, terá uma análise de cada dia da semana. Desde modo, pode perder menos tempo com o seu Twitter mas na verdade receber uma quantidade de retweets muito maior. Isto não é ser preguiçoso, mas sim muito mais eficaz. Afinal, se um trabalho de dez minutos acaba por ter o mesmo resultado do que um que é feito em uma hora, porque não arriscar?

3. Faça retweets

De nada adianta ter um blog ou uma conta no Facebook, ter comentários dos seus seguidores e no final nem sequer lhes responder. As redes sociais servem para isso mesmo: interagir com o seu público. Além disso, ajuda a relembrar os nossos seguidores alguns artigos que eles possam ainda não ter lido. Por isso, cada vez que alguém falar de si ou do seu negócio, não o deixe sem resposta. Interaja com ele!

4. Utilize a barra de pesquisa

Outra das formas de conseguir mais algum negócio com o Twitter é utilizando a barra de pesquisa desta plataforma. Imagine que vende produtos para a pele. Basta escrever lá “problemas de pele” por exemplo, para verificar o que os utilizadores de todo o mundo estão escrevendo sobre isso. Depois, basta enviar uma mensagem bastante simpática explicando o que você faz e que tem a solução para o seu problema. Em dez, possivelmente apenas um irá lhe responder. Se conseguir um novo cliente por dia, dê-se como satisfeito. Afinal, é tudo feito de modo gratuito e mesmo quem não lhe respondeu, com certeza tomou conhecimento do seu negócio e pode contatá-lo mais tarde ou falar sobre si a uma amigo.

5. Siga os “gurus” da sua área

Além de poder ajudá-lo a encontrar mais clientes, o Twitter é uma boa forma de se manter atualizado sobre o que fazem os melhores que trabalham na sua área. Isso facilita em muito a sua vida, pois impede que se esqueça de verificar o que eles estão falando e o que de melhor se faz na sua área de negócio.

6. Veja o que estão falando de você

Uma boa forma de verificar o que estão falando do seu negócio é pesquisar pelo nome da sua empresa neste site. Se for bom, ótimo. Agradeço o elogio. Se for mau, tente perceber o porquê. Lembra-se que ouvir os seus clientes é uma excelente forma de saber o que você está fazendo mal. Dou-lhe como exemplo um caso que aconteceu em Portugal. Uma cadeia de supermercados colocou no ar um anúncio com uma música horrorosa. Só eles pareciam não perceber isso, visto que bastava colocar o nome da empresa no Twitter para perceber o quão descontentes estavam as pessoas. Depois de verificar isso, a cadeia de supermercados retirou o anúncio e rapidamente começou a tratar de outro. Com isto, deve ter poupado milhares de euros que só iriam prejudicar a imagem da marca.

7. Crie algum buzz mesmo antes de anunciar novos produtos

Muito resumidamente, um “teaser” no marketing significa fazer publicidade sobre uma coisa que ainda não está a ser divulgada. Imagine que vê um cartaz a dizer “O mundo vai mudar dentro de dois meses”. Por baixo do anúncio, está apenas o nome da empresa. Ao ler aquilo, fica a saber qual foi a entidade que publicou aquilo, mas não sabe a mínima ideia do que se trata. Contudo, fica com curiosidade para saber o que se passa e cada vez que ouvir falar daquela empresa irá prestar mais atenção e aguardar ansiosamente que terminem aqueles dois meses.

O mesmo você pode fazer no Twitter. Antes de publicar este artigo, fiz uma seguinte questão ao meus seguidores: “Quem é que aqui utiliza o twitter para angariar novos clientes?”. O meu objetivo com isto era obter algumas respostas, perceber o que queriam ouvir e criar já algum “buzz” relativamente ao próximo artigo que eu iria publicar. Com o seu produto, faça isto com alguns meses de antecedência. E de tempos a tempos vá dando novidades, sem nunca revelar completamente aquilo que vai fazer. Desperte a curiosidade dos seus seguidores. Mas tenha cuidado: quando maior a expectativa que irá criar, maior será a exigência deles.

8. Use softwares que o ajudam a poupar tempo

Além dos sites que lhe falei acima, também existem softwares que podem ajudar a melhorar o seu negócio. Não são exclusivos para o Twitter, mas ele é sem dúvida a principal razão de existirem.

9. Mostre um pouco da parte pessoal do seu negócio

Não funcione como um robô no seu Twitter. Mostre também um pouco da sua parte pessoal. Uma boa forma de o fazer é comentar alguns assuntos da atualidade relacionadas com a sua área. Assim, terá uma excelente oportunidade de demonstrar que percebe do assunto. Além disso, algumas pessoas irão gostar ainda mais de si ao verificarem que você tem a mesma opinião do que eles.

O que tem feito no Twitter para melhorar seu negócio?

Não adianta ter uma conta no Twitter, é preciso saber usá-la. E fazê-lo eficazmente significa utilizar algumas dicas que lhe dei acima. Se ainda não deixou um comentário siga a nossa última dica. Ou se quiser, explique-nos um pouco o que tem feito para divulgar o seu negócio nesta rede social tão interessante. Já agora, aproveite e siga-nos no Twitter! Ou então divulgue o nosso artigo e com certeza receberá um retweet!

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens poderosas para anúncios pagos nas redes sociais!

close-link