Marketing Digital 04/06/2012

Dicas práticas para fazer sucesso com um negócio na internet

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Fazer sucesso na internet é um termo muito utilizado no dia-a-dia. É recorrente vermos expressões como “faça crescer o seu negócio em pouco tempo” ou “ganhe muito dinheiro trabalhando duas horas por dia”, tentando vender às pessoas uma imagem de que o sucesso pode ser conseguido de uma forma rápida, sem muito estudo e com pouco/nenhum esforço. Infelizmente, alguns aspirantes a empresários ainda acreditam que poderão criar algo lucrativo da noite para o dia. Criar sucesso pressupõe muitos princípios, como o trabalho constante, um elevado conhecimento ou uma boa visão de mercado.

Contudo, existe um fator que é transversal a todos os géneros de negócios, seja ele na internet ou fora dela, que é o tempo. Qualquer negócio que seja precisa de conquistar clientes, ganhar o seu espaço no mercado e aos poucos ir percebendo quais os caminhos deve explorar. A não ser, claro, que você seja um Facebook ou um Google, que num curto espaço de tempo conseguiram tornar-se em empresas astronómicas. Mas como estamos falando para o género de negócio comum, como abrir uma e-commerce ou iniciar a sua carreira de freelancer, o tempo é sempre um fator que você terá de ter em conta.

Há pouco tempo falei com um amigo meu que está há dois anos trabalhando a part-time num site e que só agora está conseguindo ver alguns resultados. Mas ainda me recordo que ao fim dos primeiros meses, quando os resultados não eram muito animadores, ele desabafou comigo dizendo que “não iria dar certo” ou que “a internet não era um meio rentável”. No entanto, com maior ou menor motivação, foi mantendo o seu site atualizado e agora parece estar a colher alguns frutos dessa persistência. Não quero dizer a todos vocês que o sucesso é algo que, mais tarde ou mais cedo acabe por aparecer. Existem pessoas que lutaram durante anos e não conseguiram afirmar-se enquanto empresários. É necessário ter visão e entender aquilo que o mercado necessita. No entanto, todas estas características jamais podem criar algo inovador se a paciência e a persistência não existirem. Se você pretende abrir o seu próprio negócio, considere ler alguns artigos do nosso site que o podem ajudar:

negócio sucesso

INICIANDO O PROJETO

Depois de alertar o leitor para toda a paciência que é necessário existir, chegou o momento de pensarmos nos próximos passos. Existem várias opções de negócio como um blog, uma loja on-line, um ebook ou mesmo um site de notícias. Todos estes modelos são válidos e podem ter sucesso. No entanto, antes de começarmos é necessário fazermos uma questão muito importante: como é que vamos ganhar dinheiro com este projeto? Uma pergunta bastante simples, mas que elimina logo à partida várias ideias. Atenção que gerar rendimentos não significa que isso tenha de acontecer logo no seu início. Quem cria um blog, por exemplo, sabe que poderá rentabilizar o projeto com publicidade, artigos patrocinados ou cursos, mas que antes disso necessite de tráfego. Isso pressupõe que passe vários meses trabalhando para ganhar muito pouco.

Apesar de tudo, existe uma ideia de negócio, um objetivo de transformar todo aquele público em algo rentável. Se, à partida, o nosso projeto não tiver forma de ser rentabilizado, o melhor mesmo é pensarmos em mudar de ideias. Se o nosso projeto for rentável, o próximo passo é verificar se existe público para a nossa oferta.Mas para resolver essa dificuldades, convido o leitor a fazer novamente outra questão: estarei a colmatar alguma necessidade no mercado? Ou seja, será que este meu negócio vai trazer algo de novo à indústria ou estarei apenas a fazer mais do mesmo? Se trouxer algo novo, ótimo, pois teremos caminho aberto para que conquistemos mais facilmente clientes e consigamos agradar a um maior número de pessoas. Ainda no meu último artigo sobre os Hangouts no Google Plus, dei o exemplo do ChefHangout, que utilizou as transmissões ao vivo do Google para ensinar às pessoas como cozinhar. Desta forma, pessoas que tenham necessidade de aprender um pouco mais sobre gastronomia, podem tirar as suas dúvidas ao vivo. O dono deste site até poderia criar um projeto no qual escrevesse artigos e desse receitas. Mas isso já existe em grande quantidade na internet e estaria concorrendo com outros sites que já se encontram à mais tempo on-line.

RESOLVA O SEU PRÓPRIO PROBLEMA

Criar um negócio para resolver os seus próprios problemas é uma das formas de ter um sucesso mais acelerado. No artigo sobre as 14 ideias de negócios inovadoras, dei a conhecer a 100% vídeo. Esta empresa estava com dificuldades em alugar os seus vídeos e DVD’s e então pensou numa forma de se adaptar aos novos tempos: através de uma pen, a pessoa poderá descarregar o vídeo utilizando uma máquina criada pela empresa. Desta forma, a 100% vídeo resolveu um problema seu (a do decréscimo de vendas) e inventou um novo setor de mercado (o de aluguel de vídeos através de pen’s).

Poderia dar-lhe aqui vários exemplos como o de um jovem português que criou um site para contratar baby sitters porque tinha dificuldade em encontrar uma pessoa para cuidar do seu filho ou o de Catherine Cook (poderá ler a sua história neste post), que ao se mudar para uma nova cidade teve dificuldades em fazer amigos e criou um site dedicado a encontros. Mas o mais importante é mesmo transmitir esta ideia: encontre uma dificuldade que tenha na sua vida e pense em criar um negócio para resolvê-la. Certamente um grande número de pessoas também terá esse problema. Contudo, não digo que o leitor necessite obrigatoriamente de inventar a roda. Por vezes, podemos superar concorrentes que estejam há mais tempo no mercado, mas para isso é necessário acrescentarmos valor e oferecer algo de muito melhor ao mercado.

Para que seja mais fácil de perceber, vou dar-lhe um exemplo muito simples. Suponha que você pretende começar a sua carreira de freela como web designer. Como sabe, já existem vários profissionais no mercado. Por isso, você precisa de criar algo diferente. Melhore a resposta do serviço ao cliente, tente ser um melhor profissional ou invista fortemente numa equipe que o apoie. Tudo irá depender de onde os seus concorrentes estão errando. Uma boa forma de fazer isso é realizar uma análise SWOT.

A reter: Encontra um dificuldade na sua vida e pense numa forma de desenvolver um negócio, de forma a resolver o seu problema e ajudar outras pessoas com a mesma dificuldade

INVISTA NUMA BOA PLATAFORMA

Afirmar que está começando um negócio na internet e construir um site com uma imagem amadora é aumentar as suas probabilidades de ser mal sucedido. Hoje em dia já não existe espaços para blogs mal estruturados e que tenham sido construídos por alguém que não percebe de design. Um passo fulcral para conseguirmos ter sucesso na internet é construir um site que agrade aos olhos dos seus leitores/clientes. Com o novo layout da Escola Freelancer, além de alterarmos a sua estrutura, acrescentamos também um diretório e um centro de empregos para freelancers. Fizemos estas alterações porque entendemos que o site necessitava de dar mais ferramentas aos nossos leitores, colocando-nos um passo à frente relativamente aos concorrentes.

Por isso, considere sempre que começar um projeto, pensar sempre numa estrutura acima do comum, que se destaque dos outros sites existentes. Compre um domínio próprio, invista num template premium e contrate um programador freelancer para fazer algumas alterações que possam fazer a diferença. Depois, deverá também entender um pouco de SEO. Os motores de busca são uma fonte importante de novas visitas. Uma boa colocação no Google para uma determinada palavra-chave pode trazer centenas ou mesmo milhares de novos clientes por dia. Eu próprio, tenho me dedicado a aprender um pouco mais sobre esta área, que era algo desconhecido para mim há alguns meses. Se quiser mais informações sobre este tema, aconselho que dê um pulo à Escola Dinheiro, que por vezes surgem alguns artigos relacionados com esta área.

FAÇA MAIS E MELHOR

Empreender não é sinônimo de entrar às nove da manhã e sair às cinco da tarde. Quem tem o seu próprio negócio há alguns anos sabe perfeitamente que o dono de uma empresa trabalha em muitos casos mais do que os seus próprios colaboradores. E essa realidade também existe nos sites. Qualquer blogueiro sabe que muitas vezes o trabalho ultrapassa as 12 ou 14 horas diárias. Mas como é óbvio, nem todas essas horas são dedicadas a escrever. É necessário acompanhar outros sites, interagir com os seus clientes, responder a emails ou pensar em estratégias que possam fazer o seu negócio crescer. Portanto, existe sempre um conjunto de fatores que você deve ter em consideração. Ao tentar ser alguém bem sucedido, você necessita de perceber que as horas investidos em produzir o seu produto ou serviço, representam apenas uma parte do seu trabalho. Diria mesmo que mais de 50% do seu tempo deverá ser dedicado na divulgação, atenção aos clientes ou responder a emails.

estratégia

APROVEITE OS VÁRIOS FORMATOS DA INTERNET

Abrir um negócio na internet tem muitas diferenças em comparação com a abertura de um negócio offline. Cabe a si, enquanto empresário, saber aproveitar estas diferenças para criar uma vantagem no seu negócio. O meu conselho é que esteja atento a todos os formatos que poderá explorar na internet, sejam eles o ebook, podcast, video ou programas de afiliados. Os limites estão claramente na sua imaginação e na forma como você visualiza o seu negócio no futuro. Abrir uma e-commerce, por exemplo, e ficar esperando que as visitas apareçam apenas através do Google ou das redes sociais é limitar demasiado as suas possibilidades. Que tal criar videos explicando os seus produtos ou criar um programa de afiliados especifico para si? Explore um pouco mais todas as possibilidades que tem e marque pela diferença.

SE NÃO ESTIVER EM PRIMEIRO, O SEU NEGÓCIO NÃO EXISTE

Quando você faz uma pesquisa pelo Google, qual é o resultado em que você normalmente clica? Talvez para muitos leitores a resposta seja o primeiro resultado. Estatisticamente, um primeiro lugar neste motor de busca garante que você fique com mais de 50% das visitas para essa palavra-chave. Portanto, será justo dizer que se você não ficar em primeiro lugar no Google, o seu negócio não existe. Entrar à partida com menos de 50% do mercado é deixar de lado grande parte dos lucros. Além disso, os visitantes menos experientes – que são os que geralmente clicam nos primeiros resultados – por norma são os que trazem melhores retornos.

Nessa caso, o que fazer para ficarmos nos primeiros lugares? Para começar, tenha paciência, pois o fator tempo de um site é um dos fatores que o Google tem em consideração na hora de fazê-lo subir nas pesquisas. O segundo é que invista em publicidade, seja no Google Adwords, ou na compra de artigos patrocinados. Receber links e começar a ser conhecido são os primeiros passos para fazer sucesso. Mesmo que acredite muito no seu trabalho e que ele tenha qualidade, começar a gerar visitas é demorado e sem publicidade poderá demorar vários meses até começar a gerar rendimentos. O que poderia acontecer em seis meses com publicidade alarga-se para um ano se você não divulgar o seu projeto.

No entanto, o mais importante é mesmo a qualidade do que você está vendendo. Poderá investir o quanto quiser em publicidade, mas o que você está oferecendo irá fazer toda a diferença em relação aos seus concorrentes. Se foque num produto de qualidade e depois (muito depois) comece divulgando aquilo que está fazendo.

OS OLHOS TAMBÉM VENDEM

Esta expressão, muito conhecida em Portugal, é também outra realidade nos dias de hoje e você, enquanto empreendedor, não se deve descuidar. Apostar na qualidade em todos os pormenores do seu site é uma das formas de você deixar os seus concorrentes de lado. O nome que vai dar ao seu negócio é o primeiro ponto em que deve ter atenção. Criar um site com o nome “como fazer dinheiro” é inconcebível nos dias de hoje. O nome é a primeira forma que você vai se comunicar com os seus clientes. SSe o nome do seu site for “Como fazer dinheiro”, como você irá se diferenciar do outro que criar o “Como fazer dinheiro online”? Nomes de grandes marcas como Nike, Vodafone ou Adidas, não têm qualquer relação direta com aquilo que é o seu core business. Há alguns meses, escrevemos um artigo sobre como escolher um nome para a sua empresa e poderá lê-lo clicando aqui.

Outro dos pontos que você deve ter muita atenção é o logo da sua empresa. Tal como o nome, o logotipo é também outra forma de “falar” com os seus clientes. Se o seu logo é simples, o primeiro impacto que você cria nos seus clientes é o de que a sua empresa é muito prática. Pelo contrário, se for um logotipo desleixado e mal desenhado, a imagem que será transmitida não será a melhor. O meu conselho é que contrate um designer profissional para fazer esse trabalho. Se você não é um profissional desta área, deixe essa parte para quem entende do assunto. Falando ainda do mesmo tema, guarde algum dinheiro para investir no seu logotipo. Sei que poderá pedir que desenhem o seu layout com apenas alguns reais, mas essa atitude dificilmente lhe trará uma logo de qualidade. Só para que tenha uma noção, a revista norte-americana Times Square, gastou 10 mil dólares no seu novo logotipo.

PRONTO PARA INICIAR O SEU NEGÓCIO?

Abrir um negócio na internet é um desafio constante. Se para quem está no mundo real já tem dificuldades e é uma tarefa árdua, então quem vive só através da internet precisa de ter ainda maior capacidade de adaptação. Tudo muda muito rapidamente neste mundo: são novas redes sociais que surgem, é uma atualização do algoritmo que é feita pelo Google ou mesmo o seu conteúdo que precisa de ser melhorado. Enfim, só quem trabalha nesta área sabe que todos os dias são importantes para fazer a diferença. Espero com este artigo ter-lhe transmitido algumas informações válidas e que o possam ajudar a ter um negócio de sucesso na internet.

E para si, quais foram as suas maiores dificuldades? Já penso em iniciar um negócio na internet?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens poderosas para anúncios pagos nas redes sociais!

close-link