Marketing Digital 09/04/2011

10 dicas para Web Designers obterem mais seguidores no Twitter

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O Twitter é uma das redes sociais mais conhecidas no mundo inteiro, por isso mesmo tem milhões de utilizadores e conta já com milhões de tweets. Notavelmente, o Twitter tem-se tornado uma ferramente indispensável para os Web Designers. Isto porque se você seguir as pessoas certas, poderá estar sempre actualizado com as últimas novidades e ser das primeiras pessoas a sabê-lo. Além disso tem acesso a novos conteúdos constantemente, podendo assim aumentar o seu conhecimento na área, ou simplesmente aumentar o seu conhecimento noutras áreas da Web 2.0 . Uma ótima maneira de você espalhar seus conteúdos é construir uma base forte de seguidores fiéis que passam a sua mensagem a outras pessoas, aumentando a probabilidade de serem vistos e reconhecidos como bom conteúdo. Se você pretende construir uma base sólida de seguidores fiéis, aqui ficam 10 Dicas Para Web Designers Obterem Mais Seguidores no Twitter.

1. Utilize uma descrição adequada

Este item é super básico. Basta você pensar quantas vezes olhou para a descrição de alguém e não teve qualquer interesse em seguir essa pessoa. É incrível a quantidade de web designers e outros que não têm uma descrição adequada – Ou é demasiado pequena, ou não descreve nada. É importante você ter uma descrição que demonstre algo de bom e útil. Na altura em que você decidir alguém e aparecer na lista dos seguidores dessa pessoa, é importante que a informação lá escrita leve a que alguém o siga a si. Lembre-se, a primeira impressão é tudo. Seja caprichoso e aplique-se nesta pequena tarefa, e os resultados irão falar por si.

2. Seus tweets são bons?

Se você quer ter muitos seguidores, você tem de dar algo para eles. Quem é que quer saber o que é que você comeu ao almoço, a que horas se levantou ou quando se vai deitar? Ninguém. O seu objectivo tem de ser trazer algo útil para a rede, para os seus seguidores. Se realmente pretende tornar-se um utilizador que influencia as massas e tem imensos retweets dos seus tweets, você terá de seguir algumas regras que são essenciais – Faça tweet de conteúdos úteis e interessantes para os seus seguidores, não os incomode com aquilo que você almoçou, lanchou ou jantou e ainda outro ponto muito importante, comunique com os seus seguidores. Ninguém gosta de seguir um utilizador do Twitter que é um robô.  A interação com os seus seguidores é importante, dê retweet nos tweets que você acha interessante dos seus seguidores. Tal como você percebe que alguém deu retweet em você, eles também vão ver que você deu retweet neles. Desse jeito você vai ganhando notoriedade, passo-a-passo.

3. Sua opinião conta

Enquanto você vai lendo os tweets, você encontra uma matéria super interessante na Escola Criatividade. Bom, então fale sobre isso, dê a sua opinião. É certo que você não vai agradar a gregos e troianos, mas você irá ganhar respeito e notoriedade por ter uma opinião sobre algo. Uma opinião não é apenas dizer que “é mau” ou “é bom”, o espaço é limitado mas tente falar um pouco mais. Depois de você divulgar suas opiniões, não espere um retorno imediato. Poderá levar algum tempo até que as pessoas comecem a dar retweet nas suas opiniões. Um dos factores mais importantes para potenciar isso, é a qualidade da opinião – Não estamos aqui a falar de gostos, mas sim do fundamento que você dá à sua opinião, por isso mesmo é que uma opinião de “é mau” ou “é bom” não vai valer de nada. Ponha o seu lado crítico e observador a trabalhar e opine sobre matérias que acha interessante.

4. Apoie-se apenas no melhor

Você gosta de spammers? Ninguém gosta de spammers. Não é boa política estar a encher a timeline dos seus seguidores com lixo repetido. Você deverá apenas partilhar aquilo que realmente terá alguma relevância, para os seus seguidores. Se você tem seguidores na àrea do web-design, não partilhe tweets sobre culinária repetidamente. Os seus seguidores se forem incomodados com spam e links que não interessam a eles, rapidamente deixam de o seguir. É preferível seguir alguém que tenha bom conteúdo e útil!

5. A importância do retweet

Durante o seu caminho no Twitter, certamente que irá ter tweets que terão maior saída no seio dos seus seguidores. É muito interessante fazer retweet desse tweet, algum tempo depois. Não caia na tentação de estar a fazer retweet a toda a hora, isso é spam – mesmo que tenha um ótimo conteúdo! Toda a lógica do Retweet pode ser visto desta forma: No dia 5 de Janeiro você tinha 300 seguidores e o seu tweet teve bastante saída. Hoje você tem 1000 seguidores, qual a saída que esse tweet terá? Os 700 seguidores que não viram o seu tweet, vão certamente ter a mesma opinião daqueles que o viram em Janeiro, e vão dar importância ao tweet. É principalmente por esta razão que deverá fazer retweet dos seus tweets mais importantes, de tempos a tempos. Mas lembre-se, é de algum tempo em algum tempo. Não se torne um spammer chato!

6. Observe e aprenda

Uma boa estratégia de aprendizagem é observar o que os melhores fazem. Siga alguns utilizadores relacionados com o Web Design e observe sobre o que eles escrevem, e acima de tudo, tente perceber quais as matérias que são melhor recebidas e que têm retweets. Alguns bons exemplos são @Mashable, @DesignerDepot e @SmashingMag. Desta forma você poderá traçar o percurso a seguir, de modo a ter mais audiência junto da comunidade Twitter.

7. Faça parte

Há quem considere que o tweeting é um trabalho a tempo inteiro, bastante trabalhoso. Veja o que os outros webdesigners estão a tweetar e responda se lhe interessar. É importante você participar e fazer parte da comunidade, para que o seu nome seja visto e lentamente seja lembrado pelos utilizadores. Esta é mais uma forma de você ganhar notoriedade no Twitter, ganhar mais seguidores, ter mais visitas nos seus websites, ter mais lucros (se for esse o seu objectivo). Todas as técnicas são uma bola de neve com o objectivo de atrair mais seguidores, para dar inicio à sequência referida. Quando os outros utilizadores olharem para o seu nome vão ter tendência a clicar nos seus links.

8. Retribua a quem o promove

A interação entre utilizadores é um ponto-chave. É importante você estar atento e ver se alguém o referiu em algum tweet ou artigo num website. Se alguém tweetou sobre você ou um artigo seu, é importante que você dê retweet. Dessa forma você está a dar a conhecer esse utilizador aos seus seguidores, ao mesmo tempo que agradece o facto de ele ter tweetado sobre você. Dessa forma você está a incentivar esse e outros utilizadores a tweetarem sobre você, porque eles sabem que está atento e irá “agradecer” a eles!

9. Promova

Se você gosta de ser promovido pelos outros utilizadores, então os outros utilizadores também gostarão de ser promovidos. Tweetar sobre artigos de utilizadores ou sobre o trabalho deles é também uma boa forma de você fazer amigos e ganhar notoriedade na rede. Tal como acontece consigo, eles irão dar retweet no seu tweet para os seguidores, e você irá chegar na timeline de muitas pessoas, que possivelmente irão gostar daquilo que você escreveu e vão seguir você. A promoção de utilizadores e a retribuição estão intimamente ligadas, e fazem todo o sentido. Você deve promover os conteúdos que gostar e achar interessantes!

10. Siga quem interessa

Seguindo outros Web Designers é uma boa maneira de você estar em contato permanente com pessoas da sua área. Dessa forma você poderá ajudar ou ser ajudado rapidamente por alguém competente e com conhecimentos adequados para tal, além de ter conhecimento das ultimas tendências do Web Design. Uma boa forma de você encontrar Web Designers é através do Twitter People Search e do TweetStork. Não perca mais tempo, comece a seguir Web Designers já!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.