Marketing Digital 15/07/2013

Dicas para trabalhar como freelancer ao final de semana

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Existem várias formas de trabalhar como freelancer. Existem alguns que preferem abandonar o seu emprego e começar a vida de freela enquanto outros preferem fazê-lo apenas a part-time. Não vou responder aqui qual das opções é a melhor pois isso depende da situação (profissional e financeira) de cada um. Além disso, no nosso ebook Ser Freelancer explicamos passo a passo como pode fazê-lo minimizando os seus riscos e aumentando as suas chances de sucesso. Neste nosso artigo, vamos falar um pouco sobre outra opção bastante interessante: trabalhar como freelancer apenas no final de semana. É possível? Dá para trabalhar assim? Responderemos todas as suas dúvidas ao longo deste texto.

Em primeiro lugar é necessário esclarecer que o trabalho de freela aos sábados e domingos traz várias vantagens e desvantagens, tal como todas as outras opções de início de trabalho freelancer. Não existe uma solução milagrosa. Existe sim, aquele que se adapta melhor à sua realidades e às suas capacidades pessoais. Em segundo lugar, é necessário realçar que trabalhar apenas ao final de semana não é uma opção real para muitas profissões, tais como o jornalismo freelance, pois existem casos em que é necessário estar em contato constante com o cliente.

COMO FAZER?

Se você quiser realmente ter esta rotina de trabalho, é necessário ser muito organizado e disciplinado. Quem escolhe o trabalho de freela apenas ao final de semana é porque tem uma “profissão das nove às cinco” durante a semana e quer fazer um trabalho extra para ganhar mais algum dinheiro. Nessas situações o tempo deve ser muito bem controlado. O primeiro passo para ser bem sucedido nestas situações é agendar todas as tarefas que tem para realizar no final de semana. Agarre na sua agenda ou no seu aplicativo de gestão de tarefas e defina:

  • Quanto tempo vai investir em cada projeto
  • A que horas irá começar o seu dia de trabalho e a que hora irá terminar
  • Vai dedicar o mesmo período de tempo durante o sábado e o domingo? Ou vai só trabalhar em um desses dias?
  • Em que horário do dia você vai trabalhar e qual será o horário para descansar um pouco?

Estes quatro pontos acima são essenciais para que você consiga ter um final de semana produtivo, dando tempo para realizar o seu trabalho de freela e ainda assim conseguir descansar um pouco.

MANTENHA O FOCO 

Além de planejar o seu dia, o freela que trabalha apenas ao final de semana deve focar-se completamente naquilo que está fazendo. Como o tempo é reduzido não podem existir momentos de relaxamento tais como idas ao Facebook ou paragens para ficar trocando mensagens no celular. O foco é a palavra-chave neste tipo de trabalhos. Além disso, terá sempre que explicar aos seus familiares que o final de semana irá servir para fazer o seu trabalho de freela. Desta forma, impede que seja constantemente interrompido por pessoas mais próximas. Afinal de contas você irá trabalhar em casa, junto com pessoas da sua família, e é determinante que eles entendam esta condição.

E OS CLIENTES? VAI LIGAR PARA ELES NO DOMINGO?

Uma das principais desvantagens do trabalho de freelancer ao final de semana é a questão dos clientes. Certamente as chances de ele responder a um email ou a um telefonema no sábado e no domingo são mais reduzidas, o que acaba sendo uma limitação muito grande. Então, como fazer? O meu conselho é que invista 10 a 15 minutos durante a semana para responder aos emails dos seus clientes. Eu sei que o seu objetivo é trabalhar apenas ao final de semana mas a rapidez da comunicação é determinante. Nenhum cliente irá querer trabalhar com um freela que demora cinco dias a responder a um email.

Outro ponto delicado que você deve abordar com o cliente logo ao início é a questão dos prazos. Um freela que trabalhe apenas ao final de semana irá sempre demorar um pouco mais do que um profissional que esteja focado todos os dias num projeto. Por isso, seja sincero com ele e explique a sua situação, evitando assim problemas futuros e expetativas pouco verdadeiras.

TRABALHAR COMO FREELANCER AO FINAL DE SEMANA É UM MITO

Apesar do trabalhar como freelancer ao final de semana ser algo muito comum, também é verdade que esta opção deve ser encarada como uma fase passageira, tal como acontece nas situações em que o trabalho de freela é realizado a tempo parcial. Qualquer uma destas opções deve ser um passo para, mais tarde, conseguir focar-se no trabalho de freela a tempo inteiro. Caso contrário é muito normal que comece a sentir um cansaço elevado. Afinal de contas você estará trabalhando 6 a 7 dias por semana. Faça um bom planejamento de carreira e defina quando você pretende focar-se apenas na vida de freela. Mas para ajudá-lo vou dar a conhecer alguns posts que podem ser muito úteis nesta fase da sua vida:

Eu próprio já trabalhei como escritor freelancer a part-time, sendo que depois de um ano nessa situação decidi mudar pois a verdade é que estava trabalhando 12 horas por dia, 7 dias por semana. Foi um período bom para ganhar mais algum dinheiro mas outros aspetos estavam ficando para trás. Estava sem tempo livro, não tinha tempo para renovar os meus conhecimentos, o stress estava aumentando, etc. Digamos que não é saudável manter este estilo de vida por demasiado tempo.

Agora chegou a vez de você partilhar a sua opinião:

  • Já trabalhou como freelancer ao final de semana?
  • Quais foram as maiores dificuldades que enfrentou?

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link