Marketing Digital 03/06/2011

8 dicas para quem trabalha como freelancer durante a noite

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Pessoalmente, prefiro trabalhar logo pela manhã, pois considero que é neste período que a minha criatividade está em alta. Para quem prefere trabalhar neste momento do dia, aconselho que leiam este artigo sobre as 8 coisas que deve fazer pela manhã para ser mais produtivo. No entanto, existem muitos freelancers que preferem produzir durante a noite. Podemos considerar uma coisa normal, visto que a questão da produtividade é estritamente pessoal. Se uma pessoa consegue realizar trabalhos mais criativos e ter ideias de negócios inovadores à noite, porque temos que obrigar essa pessoa a trabalhar durante o dia?

Este é mesmo uma grande vantagem dos freelancers, o fato de poderem trabalhar a que horas quiserem. Contudo, tal como quando trabalha pela manhã, existem alguns factores a ter em consideração quando trabalha durante a noite. E é exatamente nesses pontos que nos vamos concentrar. Mas antes de continuar o post, dê uma olhada em algumas vantagens em trabalhar pela noite dentro:

  • Melhor concentração. Existem menos pessoas acordadas, o que diminui as probabilidades de ser interrompido
  • Maior vontade em realizar as tarefas todas de seguida, visto que interrupções como o Facebook ou o Twitter estão menos activas nestas horas
  • A internet fica mais rápida. Com menos pessoas a utilizarem-na, fica com melhor qualidade de banda larga
  • O silêncio perdura, não existindo barulho de carros ou vizinhos (a maioria das vezes)

Apesar de todas estas vantagens, existem também outros pontos que deve ter em conta, que também podem ser muito negativos. Não tanto a nível de produtividade, mas sim a nível pessoal. Confira alguns:

  • Perde completamente a vida social, sentindo-se “isolado” do mundo
  • O seu organismo começa a funcionar de modo irregular. Como seres humanos fomos preparados para ficar acordados durante o dia e dormir durante a noite
  • A qualidade de sono piora. Acorda mais frequentemente pois durante o dia existe mais barulho e luz solar
  • Não pratica atividade física, a não ser que faça corridas à noite. Academias e clubes esportivos ficam fora de hipótese
  • A sua alimentação fica prejudicada, ficando sem horário certo para comer e acabando por se alimentar de forma incorreta, com muitos petiscos durante a noite

Depois de demonstradas as vantagens e desvantagens de trabalhar durante a noite, confira alguns dos cuidados que deve ter quando opta por esse regime de trabalho:

1. Controle suas horas

É muito fácil você cair na tentação de perder o controle do seu horário. Isto porque se, durante o dia, você se consegue basear no horário normal de um trabalhar, durante a noite você acaba por perder o controle das horas. Tanto começa a trabalhar às dez da noite como à uma da manhã. E as refeições como ficam? E a que horas vai se dedicar para praticar exercício? É importante que consiga criar um horário fictício. Defina para si que vai produzir durante as oito horas, que vai parar a uma determinada hora para almoçar e jantar e que vai fazer um intervalo a meio. Simular um horário de trabalho é importante para não perder a noção de um dia “normal”.

2. Aproveite todo o período de trabalho

Existem muitas pessoas que trabalham durante a noite devido a produtividade mas existem outras que preferem esses horários porque têm menos distração. Apesar de a probabilidade de ser interrompido diminuir,  necessita de ter cuidado em não ser você a criar essa própria distração. Sim porque é muito fácil começar a jogar jogos online ou a ler sites de notícias. Para que isso não aconteça, foque-se naquilo que quer, organize o ambiente de trabalho e mantenha a produtividade. Por vezes somos nós que criamos as nossas próprias interrupções.

3. Simule um horário próprio

Como referi anteriormente, é importante que você crie o seu próprio horário de trabalho. É muito fácil perdermos a noção de um dia-a-dia se trabalharmos durante a noite. Aconselho-o a definir horário para tudo. Agarre num papel e diga que começa a uma determinada hora e termine na outra. Sei que o leitor pode estar a pensar que basta pensar nisso que irá acontecer. Não é bem assim. Passe esse objectivo para um papel e cole-o perto do seu computador. Sem chefe e a trabalhar durante a noite, ter disciplina pessoal fica mais difícil.

4. Faça exercício físico!

A vida de freelancer não é só trabalho. Ao produzir durante a noite, significa que dificilmente irá praticar exercício físico. Não cometa esse erro, porque mais tarde ou mais cedo acabará por pagar por ele. Sei que desportos coletivos são para esquecer e ir a uma academia fica mais difícil. Nesse caso, terá que optar por um desporto individual, como ir correr ou andar de bicicleta. Não há problema, o importante é mesmo que mexa o seu corpo e combata a sedentariedade.

5. Vá ao médico com mais frequência

É estranho dar conselhos médicos num blog relacionado com freelancing. Mas a verdade é que trabalhar durante a noite implica um maior números de problemas físicos. Portanto, vá mais frequentemente ao médico. O fato de ter menos qualidade no sono, praticar menos exercício físico e apanhar menos sol, aumenta a probabilidade de ficar doente. Tensão alta e problemas por falta de vitamina D são os mais comuns. Freelancers: a vida não é só trabalho!

6. Não perca a vida social

Ficar isolado do mundo é o mais fácil de acontecer quando se trabalha durante a noite. Você ao início pode pensar que isso não terá problemas, pois aguenta muito bem essa situação. Por experiência própria, digo que aguenta bem ao início, depois começará a desesperar. Como trabalha durante a noite, antes de começar a produzir marque um café com os seus amigos ou um jantar. A convivência com os outros é indispensável para que se mantenha feliz, criativo e produtivo no trabalho.

7. Vá dormir!

Como referi anteriormente, é muito fácil você perder a noção do tempo. E nesse caso entra também a hora de dormir. É muito fácil você continuar manhã dentro trabalhando. Não faça isso. Diga para você que a partir de uma determinada hora não trabalha mais. O sono é importante. Não queira perder anos de vida. Se sente que o trabalho é demasiado, talvez deva organizar o dia de outra forma ou definir os objetivos de forma correta.

Pondere ler: 6 dicas para melhorar os seus problemas de insônia

8. Encontre o melhor período para falar com os clientes

Como deve imaginar, a maioria das pessoas trabalha durante o dia. E quando trabalha durante a noite, falar com os clientes é um problema, pois quando você está a produzir eles estão a dormir. Defina uma hora para falar com eles. O melhor período deve ser mesmo logo pela manhã. Não deixe acumular trabalho, pois os clientes são uma parte importante do seu projecto. Dê-lhes prioridade e todos os dias logo pela manhã mantenha contato com eles.

Prefere trabalhar durante o dia ou após anoitecer?

Alguns freelancers preferem trabalhar durante o dia, outros durante a noite. Não existe concretamente um melhor período para se produzir. É tudo muito pessoal. Mas tanto uma como outra opção têm vantagens e desvantagens. O importante é que tenha consciência de quais são.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link