Marketing Digital 01/08/2011

7 dicas para quem escreve artigos em outros blogs (Guest-Posts)

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Tal como referi em outros artigos, para começar a ser conhecido é necessário que divulgue os seus trabalhos. Existem inúmeras formas de o fazer. Para quem trabalha através de blogs, escrever artigos para outros sites é uma das formas mais eficazes para o fazer. Infelizmente, muitos blogueiros ainda continuam a deixar de parte esta “tática”, que tão bom resultados costuma dar. Recentemente comecei a escrever alguns posts para outros blogs, com bons resultados, pelo que é uma estratégia que aconselho vivamente a quem quer crescer na blogosfera. Para que comece de uma vez por todas a escrever artigos de qualidade para outros blogs, vou lhe dar algumas dicas de como o fazer.

1. Antes de mais, seja bom no seu blog

Quando pensamos em escrever artigos para outros blogs, temos que ter consciência que a primeira coisa que o proprietário do blog vai fazer é olhar para os seus artigos e tentar perceber se têm qualidade. Por isso, a primeira coisa que deve se preocupar é em melhorar a qualidade dos seus posts, para depois pensar em escrever nos outros sites. Se você tiver textos desinteressantes, com erros e que são mal organizados a nível da estrutura, o mais certo é que por mais que tente escrever em outros blogs, os seus pedidos serão sempre rejeitados. Trate da sua casa primeiro antes de tentar ajudar a dos outros.

2. Não desista de primeira

Acredito que muitos blogueiros tentem escrever em outros sites. Mas também acredito que a maior parte dos pedidos não tenham sequer resposta. O meu conselho é que não desista desse seu objetivo. Volte a enviar um email, falo no Twitter ou no Facebook. Se vir que está a ser desprezado, tente em outros blogs. O importante é que você consiga escrever em outros sites. Se demorou um dia ou um mês para o conseguir é indiferente. O importante é mesmo o resultado final. Por isso seja persistente até conseguir aquilo que quer.

3. Escreva com qualidade nos outros blogs

Se conseguiu ser aceite para escrever em outros blogs, os passos mais importantes já foram dados. As primeiras barreiras já foram ultrapassadas. Agora o que você necessita é de fazer o seu trabalho com qualidade. Não se preocupe só em colocar links para o seu blog (já falamos falar deste tema no ponto seguinte). É importante também que a pessoa que aceitou receber o seu conteúdo também tire proveito com isso. Caso contrário, o mais certo é que ele passado umas semanas peça para você não escrever mais. Além disso, se quiser angariar alguns leitores para o seu site é determinante que eles gostem daquilo que estão a ler. Caso contrário estará a passar uma má imagem do seu trabalho.

guest-posts

4. Não mais de três links por artigo!

É preciso que tenha muito cuidado com este ponto: os links. Sejamos sinceros. Todos nós escrevemos artigos para outros blogs com o intuito de ajudar o nosso a crescer. Isso é mais do que sabido. Contudo, convém não abusar desta ajuda, a ponto de poder criar mau ambiente no relacionamento com o outro blogueiro. Tente não introduzir mais do que três links por cada artigo que escrever. Foque-se naqueles textos em que quer melhorar o rankeamento no Google e aposte neles. Aconselho também a que faça um link para a sua página principal e os outros dois para artigos que você considere terem mais qualidade.

5. Cumpra os prazos

Quando se consegue a oportunidade de escrever para outros blogs, é importante que você seja correto com quem lhe deu esta oportunidade. O que acontece na maioria dos casos é que os blogueiros convidados acabam por deixar de cumprir os prazos estabelecidos passado umas semanas. Isso passa uma má imagem do seu trabalho. E o mais provável é que essa má imagem se propague para outros blogueiros. Aconselho que comece devagar. Diga que irá escrever um artigo por mês. Se vir que consegue cumprir este prazo e que tem condições de melhorar a sua produtividade, faça-o. Não há nada pior do que começar todo entusiasmado e aos poucos ir deixando de escrever. Perde credibilidade com os leitores e com o editor do blog.

6. Escolha um nicho de mercado compatível com o seu

Se você escreve sobre psicologia, de nada lhe vale escrever como convidado num blog que fale sobre culinária. É claro que neste aspecto para o Google é completamente indiferente. São links e pronto. Mas para as pessoas que leem não o é. De que lhe serve escrever um texto e conseguir apenas dez visitas para o seu site, enquanto pode fazer o mesmo para outro que se adeque ao seu nicho e conseguir 100? Aqui pode se aplicar a Lei de Pareto. Escreva para sites que lhe tragam a maior parte das visitas e esqueça os outros.

7. Informe o dono do blog quando for deixar de escrever

Uma das situações que me deixa indignado é quando vejo autores convidados a deixarem de escrever sem dar qualquer justificativa. Como disse anteriormente, é importante que passe uma boa imagem. Se acha que já não está a colher os frutos que queria com aquele trabalho, informe o editor do blog e diga-lhe que vai deixar de escrever. Afinal de contas, como freelancer é importante que seja correto naquilo que faz. Tenha a mesma atitude quando um dia não conseguir cumprir os prazos. Uma simples mensagem no Facebook ou no celular a avisar que não conseguiu escrever o artigo é uma boa forma de demonstrar que é organizado e que, quando não puderem contar consigo, irão saber.

Tem escrito artigos para outros blogs?

Divulgar o seu trabalho como freelancer é determinante para conseguir um crescimento mais acelerado. Escrever artigos para outros blogs motiva-o a trabalhar e traz mais tráfego ao seu próprio site ou blog.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens poderosas para anúncios pagos nas redes sociais!

close-link