Marketing Digital 23/09/2011

9 dicas para poupar dinheiro enquanto freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Saber lidar com o dinheiro enquanto freelancer é algo essencial, visto que o dinheiro nunca é certo ao final do mês e tudo o que você poder poupar serve como uma mais-valia para períodos em que não consiga um número de clientes tão elevado. Mas não são apenas estes os motivos que o devem levar a gastar menos. Se fizermos uma análise da história, os grandes empresários ou donos de startups usam a maioria do dinheiro que conseguem gerar para investir no negócio e não para consumo pessoal.

Principalmente ao início essa deve ser a atitude: poupar pois não sabemos o dia de amanhã. E a mesma atitude deve ser mantida quando chegamos ao sucesso. No mundo dos negócios o rumo pode virar de um momento para o outro. Vejamos o exemplo do Orkut. Lidar nas redes sociais brasileiras durante muitos anos, vê agora o seu reino ameaçado pelo Facebook. E o exemplo do MySpace que agora mal sobrevive? Se mesmo grandes empresas deixam de gerar receitas de um momento para o outro, a probabilidade de isso acontecer com uma pessoa que trabalhe de um modo isolado é muito maior.

poupar

Serei capaz de poupar mesmo não tendo esse hábito?

Existem pessoas que nasceram com aquela vontade de gastar dinheiro mal o recebem. Parece que não se sentem bem em ganhar e logo depois não investir. Isso não tem mal nenhum, desde que esse gasto tenha um princípio de investir e gerar receitar no futuro. Contudo, se esse dinheiro servir apenas para consumo pessoal, o caso ganha contornos mais complicados. Respondendo à questão acima, qualquer pessoa pode inverter esse hábito sem dúvida, mas necessita primeira de ter vontade em fazer isso mesmo, colocando em si mesmo disciplina pessoal para que isso aconteça. Ficam aqui algumas dicas para quem quer deixar de ser um consumidor excessivo:

  • Defina quanto vai gastar por mês em alimentação, combustível ou gastos pessoais
  • Tenha um registro diário do que gasta para ganhar noção de onde a deixar “fugir” o dinheiro
  • Peça ao seu banco para retirar um determinado valor por mês da sua conta para uma conta poupança
  • Utilize menos cartões e mais dinheiro na carteira. Este princípio ajuda-o a ter maiores dificuldades em gastar
  • Aprenda a dizer “não” a certas coisas como jantares ou saídas em demasia
  • Leia o nosso artigo sobre as 12 dicas para melhorar as suas finanças pessoais enquanto freelancer para que consiga organizar o seu plano mensal de gastos

Depois de alterar a sua situação a nível pessoal, chega a hora de realizar alguns dos nossos nove conselhos sobre como poupar dinheiro enquanto freelancer:

1. Trabalhe por antecipação

Um dos motivos que nos leva a gastar mais dinheiro é o fato de termos que realizar telefonemas ou deslocações. Mas isso apenas acontece porque deixamos a maioria das tarefas para os últimos dias. Para que entenda melhor vou lhe dar um exemplo. Possivelmente, enquanto web designer precisa sempre de realizar alterações em sites para ir de encontro ao que você gosta de fazer e ao que o cliente quer que seja feito. Se deixar esses ajustes para os últimos dias de entrega do projeto, o mais certo é que tenha de fazer as questões pelo telefone, para garantir que cumpre a timeline definida. Se você começar a resolver os problemas mal surjam as dificuldades e se fizê-lo por email, irá poupar muito dinheiro em chamadas e garantir que o seu cliente tem tempo suficiente para responder.

2. Compre um Moleskine

Se o seu objetivo principal é poupar dinheiro, o melhor talvez seja esquecer iPhones ou iPads, que na maioria das vezes irão surgir para apontamentos de ideias ou organizar as tarefas com o Evernote. Para não perder pitada das ideias que lhe surgem, quer seja para escrever bons artigos para o blog ou iniciar um negócio, tenha sempre um Moleskine à mão. Eu sei que ter iPhones ou iPads é algo bem mais moderno e prático, mas se você quer mesmo poupar dinheiro o melhor é esquecer estas ferramentas!

3. Almoce e jante em casa

Retirar algumas das maiores despesas mensais para conseguir poupar algum dinheiro é algo fundamental. Mas algumas delas são praticamente impossíveis de fazer, a não ser que você venda a casa ou o carro. Mas existem outros pontos que podemos alterar, sendo o dinheiro gasto em comida o mais fácil de fazer. Almoçar ou jantar num restaurante é algo extremamente confortável e que no final de contas ajuda-nos a poupar muito tempo. Contudo, quando as contas apertarem o melhor é começar a pensar em pedir algumas dicas de culinária, pois fazendo as suas refeições em casa gasta menos 3 ou 4 vezes que num restaurante.

4. Use o Skype

Se o email pode ser uma excelente ajuda, o Skype pode funcionar ainda melhor. Por um motivo: permite que a sua produtividade aumente. Enquanto no email, as questões dão origem a respostas, que depois dão origens a outras questões, criando um efeito bola de neve. Já no Skype isso não acontece, visto que funciona quase como uma chamada telefônica, na qual a dúvida pode ser respondida na hora. Além disso, evita que esteja constantemente a visitar o email.

5. Vá para um café com WiFi

Se a internet é considerada um grande peso no seu orçamento, procure por cafés onde tenha wifi. É claro que não aconselho a ter esta atitude quem necessite da internet a toda a hora para trabalhar. Caso contrário, a tentativa de poupar pode-lhe sair mais cara se algum dia essa café não abrir e você começar a perder clientes.

poupar dinheiro

6. Requisite livros na biblioteca

Uma das coisas que mais utilizei para poupar dinheiro nos meus tempos de estudante foi a biblioteca. Em vez de andar a comprar livros e ficar com eles em casa a ganhar pó, requisitei livros na biblioteca. Durante o período que os tinha comigo (duas semanas), lia tudo e fazia a minha análise, deixando depois apontamentos no meu computador.

7.  Use softwares gratuitos

Recentemente descobrir uma aplicação para o Chrome que achei muito interessante: o Sumo Paint. Nele consigo fazer toda a edição de imagens que preciso. É claro que por vezes tem alguns erros, mas para a minha quantidade de trabalho em tratamento de fotografias está mais que perfeito. Mas para quem é profissional desta área como os fotógrafos freelancer e não possam gastar dinheiro com softwares da Adobe, aconselho o Pixlr. Mas também existem outros muitos úteis e que não têm qualquer custo como o Rescue Time, Evernote ou Fresh Books.

8. Faça parcerias

Outra das formas de conseguir poupar dinheiro é fazer parcerias. Escrever guest-posts em outros blogs no fundo acaba por ser uma parceria, fazendo com que não gaste dinheiro num artigo patrocinado. Você escreve para o blog recebendo links e reputação enquanto ele ganha um artigo a mais para o seu blog. Qualquer startup ou negócio de freelancer que esteja no seu início tem que poupar e para isso precisa da ajuda de outros. Não seja orgulhoso e encontre os parceiros certos.

9. Reveja contratos

Com certeza você tem contas de eletricidade, celular ou seguros. Para poupar um pouco, fale com os administradores destas contas e tente fazer com que eles desçam um pouco os valores. Uma poupança aqui e outra ali acabam por fazer a diferença no final de um ano de trabalho. Uma das formas de tornar mais efetivo é analisar a concorrência para ter como arma perante as atuais empresas que trabalha.

O que tem feito para poupar dinheiro?

Todos sabemos como o dinheiro é escasso. De um momento para o outro o seu negócio pode entrar em crise e fazer com que desça os rendimentos. Por isso mesmo, poupar ao máximo pode garantir que o seu negócio consiga sobreviver e ultrapassar períodos de maior dificuldade. Se andar sempre no limite da sua conta bancária, à mínima dificuldade você passa à história.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.