Produtividade 25/10/2011

8 dicas para organizar o seu dia trabalhando a partir de casa

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O que será melhor: trabalhar num escritório ou em casa? Ir para um cowork ou ficar o dia todo no café? Todas estas dúvidas surgem na cabeça de qualquer freelancer quando começa o seu trabalho. Mas facilmente ao início, e devido aos poucos recursos financeiros, os freelancers em início de carreira tomam normalmente uma única opção, que é produzir na sua própria casa. Além de poupar num aluguer, permite ainda que evite deslocações ou perder dinheiro. Mas ficar em casa também levanta alguns problemas, como é o caso da produtividade ou da própria organização pessoal. Vejamos algumas vantagens e desvantagens de trabalhar em casa:

Vantagens:

  • Menos custos
  • Perde menos tempo em deslocações
  • Tem tudo o que necessita perto de si
  • Terá melhor conforto
  • Pode, a qualquer momento, estar com a sua família
  • Tem melhores condições para receber os seus clientes

Desvantagens:

  • Pode ser perturbado constantemente por outras pessoas
  • Sente-se tentado a ver televisão ou sentar no sofá
  • Não conseguir diferenciar a hora de trabalho com a de relaxamento
  • Perder grande parte da sua vida social
  • Achar que o mundo gira à volta do seu computador

Como posso organizar meu dia de modo que ele seja produtivo?

Tal como todas as opções, existem sempre vantagens e desvantagens. O segredo está em conseguir saborear tudo o que de bom lhe podem oferecer e conseguir anular todos os fatores negativos. Mas para isso, não pode trabalhar em casa agindo de um modo normal, como se estivesse num escritório ou algo do gênero. Para isso, é necessário manter uma boa organização no ambiente de trabalho para conseguir tirar o máximo de proveito da sua situação.

Imagine que passa o tempo todo sentado no sofá cada vez que um trabalho lhe parece demasiado complicado. Ao ter esta atitude, não está a beneficiar das vantagens de trabalhar em casa, mas sim a usar esta situação contra a sua produtividade enquanto freelancer. Por isso, quando a situação muda, temos de saber adaptar-nos a ela e retirar o melhor partido que trabalhar dentro da sua casa pode oferecer. Vamos a algumas dicas que o podem ajudar a ser mais produtivo trabalhando em casa:

trabalhar em casa

1. Organize o seu dia seguinte na noite anterior

Sei que os leitores já devem ter lido esta dica várias vezes, mas não me canso de relembrar pois ela é essencial. Faço-a todos os dias e se a minha produtividade e organização aumentou depois dessa opção, acredito que isso também pode acontecer consigo. Pegue numa simples agenda ou num bloco de notas (Moleskine de preferência) e coloque as suas tarefas, com as horas ao lado. Isto não quer dizer que você as cumpra todas, mas com certeza irá ter uma noção do que deve fazer no dia seguinte.

Além disso, o fato de ter escrito no papel faz com que se comprometa com essas tarefas. Depois de fazer a sua lista de tarefas, vá riscando aquelas que for concluindo. As que não conseguir, deixe estar e tente passá-las para o dia seguinte caso seja lógico. Ao se ver com tarefas acumuladas, acaba por ficar mais concentrado e pressionado, pois ninguém gosta de ver tarefas por cumprir. E fazendo isso num papel, acaba por se sentir muito mais “culpado”.

2. Defina uma hora para acordar

Quando era pequeno tinha um grave problema: acordava, mas gostava de ficar na cama adiando o despertador. Sei que pode parecer bom, mas é altamente improdutivo. Isto porque quando ficamos na cama depois de acordar, acabamos por não descansar nem produzir, fazendo um “tempo morto” que vai condicionar o seu dia. Se escolher que é às sete que acorda, levante-se mesmo a essa hora. Sei que pode parecer tortura, principalmente para quem não tem um chefe esperando que você chegue.

Pode pensar que compensa esse atraso trabalhando um pouco até mais tarde. Mas o problema não está aí. O grande “contra” desta opção é que irá adiar isso todos os dias, acordando e dormindo cada vez mais tarde, acabando muitas vezes por começar a trabalhar durante a noite. Com o passar do tempo, trabalhar enquanto os outros dormem poderá lhe trazer problemas psicológicos e acabar com a sua vida social.

Sabe quando é que eu produzo mais? É quando me levanto às seis da manhã. Isto porque consigo escrever sem interrupções como o celular ou o email. Faço as minhas tarefas geralmente até às nove e meia (acabam por ser três horas de trabalho), faço uma pequena pausa quando todo mundo já está acordado e depois volto à carga. A manhã acaba por ter cinco horas de trabalho. Depois resta-me a tarde (geralmente com mais cinco ou seis) e depois posso parar e conviver com outras pessoas, que no seu dia-a-dia normal saem do trabalho às sete da noite.

3. Tenha um local de trabalho definido

Aquela imagem muito bonita de trabalhar sentado na cama é apenas uma utopia. Ninguém consegue ser organizado e produtivo enquanto freelancer se estiver sentado na cama a escrever um bom texto ou a construir um website. Levante-se, tome um banho e vista-se como se fosse trabalhar para uma empresa. Não que a roupa vá alterar muito a sua forma de trabalhar, mas cria uma imagem na sua cabeça que agora acabou o tempo de descanso e está na hora de trabalho.

4. Tenha um ambiente de trabalho produtivo

Além de necessitar de um local de trabalho, é importante também que ele seja produtivo. Ou seja: organize a sua secretária de modo a que tenha sempre tudo à mão. Isto porque as constantes saídas para ir buscar um papel ou o seu celular que deixou no quarto, são uma boa forma de você perder a concentração, ficando sem alguns minutos que ao final do dia possam ser preciosos. Se quiser saber um pouco mais sobre o tema, tem aqui um dos nossos melhores artigos sobre os 10 conselhos para manter a organização no ambiente de trabalho.

5. Cuidado com as interrupções

Ouvir música é bom ou mau para a concentração? Ter o seu MSN aberto pode prejudicá-lo? A ver constantemente a sua caixa de email? A resposta é: depende. Se você acha que qualquer um daqueles casos anteriores vão lhe prejudicar, o melhor é desligar ambos. Agora, se você é jornalista freelancer por exemplo, e necessita ter o MSN ligado para falar com outros colegas, ele acaba por ser uma ferramenta necessária. Antes de ser radical e pensar em desligar tudo à sua volta no computador, é importante fazer uma análise e ver quais realmente prejudicam no seu trabalho e quais o podem ajudar. O segredo para se manter focado não é retirar tudo o que lhe distraia, mas sim saber adequar as suas necessidades.

6. Tudo o que retirar, coloque de volta no local onde pegou

Trabalhando em casa, faz com que muitas vezes precisemos de ir buscar um casaco, abrir um iogurte para fazer uma pausa ou fechar as janelas porque começou a chover. Por mais que se tente concentrar e organizar tudo no mesmo local, existem algumas coisas que vão obrigá-lo a sair do seu foco principal, que é o trabalho. É como numa empresa, em que de vez em quando precisa de ouvir a reclamação do colega ou o telefone que ficou por atender.

Contudo, o fato de algumas vezes ter que realizar outras tarefas, faz com que as trate com maior displicência. Ou porque deixa o casaco no meio do sofá ou o controle da TV fica no meio do tapete. Bem, isto ao final do dia gera uma desarrumação enorme na sua casa. Para que isso não aconteça, defina uma regre muito simples: tudo o que sair do local, volta para lá quando essa tarefa for concluída. Isso impede que acumule coisas mal arrumadas pela casa inteira, que ao final de uma semana fazem com que pareça um chiqueiro.

7. Pare de se mostrar disponível para todos

Como não temos horário de entrada ou de saída (pelo menos teoricamente) acabamos por nos mostrar disponíveis para os outros ou para ir beber um café a qualquer hora do dia. Isso é um erro tremendo. Como referi anteriormente, é importante que defina um horário e que durante esse período faça os seus amigos ou familiares entenderem que é hora de trabalho e que só devem sair numa situação de emergência. É claro que pode compensar aquele tempo perdido a meio da tarde para uma conversa com mais umas horas de trabalho mais tarde, mas isso só demonstra que você não tem disciplina pessoal para seguir a sua rotina.

8. Fale com os clientes de um modo profissional

Ao trabalhar em casa, é muito fácil cairmos na formalidade e tratarmos todas as pessoas como conhecidos e não como clientes. Mas para conseguir criar uma imagem responsável nas pessoas que lhe pagam os projetos, é importante também passar essa imagem. Sorrisos no email ou receber na sua casa desarrumada devem ser coisas fora de questão. Um dos conselhos que lhe posso dar é o de ter dois celulares. Isto por parecer pouco lógico, mas isto permite que faça uma boa distinção na sua cabeça de quando está a trabalhar ou quando é tempo de estar com a família. Quando estiver a “modo” profissional, use um. Quando estiver com as pessoas mais próximas, transporte o outro.

Como você faz para se organizar trabalhando em casa?

Como referi acima, trabalhar em casa pode ser uma mais-valia, tudo depende da forma como você encarar esse ponto de vista. Pode ser bom se souber utilizá-la a seu favor, mas pode ser prejudicial caso não a use da forma correta. Com estas dicas que lhe dei acima, com certeza irá melhorar a sua produtividade e garantir que trabalhar em casa possa ser algo extremamente glorificante. O segredo está em não ser demasiado rígido ou permissivo, mas sim em encontrar um meio termo para consiga encontrar um equilíbrio no seu dia-a-dia.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link