Produtividade 25/05/2011

7 dicas para manter a produtividade em períodos difíceis da sua vida de freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Todos nós passamos por períodos complicados na nossa vida, em que tudo parece estar mal e que o mundo se virou contra nós. Seja devido a fim de relacionamentos, má condição financeira ou excesso de trabalho, momentos em que parece que batemos no fundo do poço acontecerá, mais tarde ou mais cedo, a qualquer freelancer. E aí parece que ninguém o pode ajudar. Mas as coisas não têm que funcionar exatamente assim. Existe sempre alguma forma de dar a volta por cima e voltar a ser você mesmo. É com essa intenção que hoje vou lhe dar algumas dicas para conseguir manter a produtividade em períodos difíceis da sua vida de freelancer. Mas antes de avançar para o resto do artigo, aconselho que dê uma vista de olhos nestes nossos artigos sobre produtividade:

E é essa mesma produtividade que é a primeira coisa da sua vida a ser prejudicada. Isso acontece por vários motivos. São eles:

  • O problema não sai da sua cabeça, ocupando o “espaço” que devia estar disponível para se concentrar no seu trabalho
  • Você passa a dar sempre prioridade ao seu problema e não ao trabalho que deveria estar a fazer
  • É constantemente interrompido com pensamentos negativos, que atrapalham a sua produtividade
  • A sua motivação para trabalhar cai drasticamente,  ficando apenas focado no problema
  • Tem vontade de cada vez mais se sentir mais em baixo, não ficando feliz quando está a produzir, fazendo com que literalmente não produza

No entanto, saber que esse seu problema o está a afetar não resolve efetivamente o seu..problema. É preciso agir e seguir em frente para conseguir voltar à produtividade e à motivação no trabalho de outros tempos. O que deve fazer em primeiro lugar é:

1. Reconhecer sua situação

Muitos freelancers continuam com uma baixa produtividade porque não reconhecem que estão a passar por um período difícil. Com isso, arrastam-se durante vários meses nessa situação. A primeira coisa que você de pensar é que ninguém é de ferro. Eu não conheço ninguém neste mundo que tenha conseguido manter sempre a sua moral em alta. Mesmo aqueles que parecem muito fortes por fora, o mais certo é que fiquem desmotivados em casa e sozinhos, e isso mais tarde ou mais cedo paga-se.

Também não digo que saia por aí a contar os seus problemas a meio mundo e expô-los no Facebook. Mas o primeiro passo para conseguir melhorar a sua produtividade é reconhecer rapidamente que não está bem. E esse pode ser feito com algum amigo mais próximo ou mesmo com um psicólogo. O importante é mesmo que “deite cá para fora” o que sente, de modo a sentir-se mais aliviado e, em conjunto com essa pessoa, conseguir encontrar o solução para o seu problema.

2. Retirar tudo o que faça lembrar esse problema

O nosso cérebro é nosso amigo, mas apenas quando quer. Um dos problemas que podem estar certamente a prejudicar a sua produtividade é o fato de estar constantemente a visualizar coisas que o fazem recordar desse seu problema, fazendo com que pense nele. Se você está numa situação de dívida, retire tudo o que seja relacionado com essa problemática. Se tem um problema de relacionamento, deixe de lado tudo o que lhe faça lembrar essa pessoa. Para conseguir manter o seu trabalho de freelancer em altas, o melhor é mesmo afastar tudo o que o possa voltar a fazê-lo pensar nessa dificuldade.

3. Concentre-se no que quer ser

Outro dos problemas é  fato de concentrar-se no que está a sentir agora e não naquilo que quer ser. Ou seja: se você não está a ser produtivo, concentre-se em sê-lo. Pense na solução e deixe de pensar no problema. Comece a organizar o seu dia, a realizar as suas tarefas e a definir os seus objetivos corretamente. Sei que o que dá mais vontade é realmente ficar a pensar no seu problema. Mas não o faça. Siga os seguintes passos:

  • Pense naquilo que já foi como freelancer e que quer voltar a ser sê-lo
  • Coloque num papel tudo o que ainda deseja, tornando os seus desejos visíveis
  • Comece a atuar no sentido de atingir os seus objetivos
  • Coloque as vitórias acima das derrotas que teve anteriormente
  • Faça-o repetidamente

4. A luta será diária

Não pense que um dia produtivo significa que você já superou o seu problema. O mais normal é que ele volta à sua mente mais tarde ou mais cedo. Portanto, coloque na sua cabeça que a sua luta será constante e que irá durar os próximos dias ou semanas. Para isso, realiza o ponto acima as vezes que achar necessárias. Lembre-se que este gênero de situações são criadas por si, mas o mais importante é mesmo conseguir que este processo de produtividade se torne algo natural. E isso demora tempo.

5. Esqueça um pouco as redes sociais

Quando não estamos bem, a tentação será de irmos expor o nosso problema como freelancers para as redes sociais, à espera de reações dos nossos amigos. Esta atitude é muito pouco positiva para a produtividade. Primeiro porque estará a perder demasiado tempo no Facebook ou no Twitter. E por outro lado essa será uma forma de lembrar constantemente dos seus problemas, o que também vai contra um dos seus objetivos, que é falar menos do que o afeta e mais na solução.

6. Não peça desculpa aos seus clientes

Muitos gostam de se lamentar, até com os seus clientes. Se você não teve condições de trabalhar naquele dia, os seus clientes pouco têm a ver com o assunto. A sua vida pessoal terá que estar muitas vezes à frente do seu trabalho de freelancer. Justifique-se apenas que “teve problemas pessoas” mas que agora está disposto para voltar à ação. A melhor forma de fazer o seu cliente esquecer que você falhou com ele é compensar com um trabalho de qualidade. Acredite que com isso ele facilmente irá esquecer o mau momento.

7. Prepare seu futuro!

Agora que possivelmente já saiu da sua situação problemática, está na hora de fazer uma análise. Faça algumas questões a si mesmo:

  • O que o levou a esta situação?
  • Poderia ser evitada?
  • O que posso eu fazer no futuro para não acontecer isto novamente?
  • No meu processo de recuperação da produtividade, poderia ter melhorado alguma coisa?
  • Será que posso realizar alguns exercícios ou tarefas para separar a minha profissional da pessoal?

Você já passou por problemas que prejudicaram seu trabalho como freelancer?

Como referi acima, com certeza todos nós já passamos por problemas difíceis. O importante é mesmo conseguir sair deles e voltar à nossa produtividade anterior ou talvez melhor. Se seguir estes passos, com certeza estará a dar uma grande ajuda a si mesmo e ao seu trabalho de freelancer.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link