Produtividade 15/07/2011

7 dicas para manter a produtividade do seu trabalho durante o verão

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O verão é para mim o período mais difícil de trabalhar. São muitos fatores externos que fazem com que sinta menos vontade de produzir, como o calor ou a vontade de ir à praia. A preguiça passa a ser evidente, mas o seu trabalho não pode ficar para trás, correndo o risco de os meses de verão tornarem-se num autêntico pesadelo financeiro para o seu negócio. Para piorar, este é o período em que leva mais meses seguidos de trabalho, visto que possivelmente já não tem férias desde o verão passado. Mas como tudo, existem técnicas que podem ajudá-lo a manter uma rotina produtiva mesmo nesta estação do ano.

Para a grande maioria dos freelancers, o verão não traz qualquer tipo de benefício, visto que o trabalha dificilmente será sazonal. A única exceção pode ser os fotógrafos freelancers, que terão mais festas e praias para conseguirem fotografias. De resto, a produtividade deve ser uma constante e o verão não pode ser sinônimo de queda. Até porque, como sabe, conseguir clientes ou vender produtos são vitórias difíceis de se conseguir, mas perdê-los é algo muito rápido. Mas para que isso não aconteça ao seu negócio, ficam aqui algumas dicas para que não perca a produtividade nos meses de verão.

1. Altere sua rotina

A sensação de sono e preguiça nos períodos de maior calor é algo bastante normal. A seguir ao almoço e ao início da tarde com certeza serão horas em que a sua produtividade irá cair drasticamente. Por isso, se puder evitar trabalhar nestes períodos, melhor ainda. Uma das formas de o fazer é alterar a sua rotina. Em vez de começar a trabalhar às nove da manhã, opte por acordar um pouco mais cedo e começar a produzir às sete. Além da temperatura estar mais baixa, também irá contar com maior silêncio e um número menor de interrupções. Mas se não gostar de trabalhar de manhã, tem a opção de começar um pouco mais tarde. Nesse caso, aconselho que dê uma leitura no nosso artigo sobre as 8 dicas para trabalhar como freelancer durante a noite.

2. Vá trabalhar perto da praia

Apesar de poder ser um pouco tentador, outra das formas de sentir um pouco menos os aspectos negativos da época de verão é ir trabalhar para perto da praia. Leve o seu computador, sente-se numa esplanada e desfrute um pouco do sol. Só aconselho a tomar esta opção se for uma pessoa bastante disciplinada e que consiga resistir à tentação de ir à praia em vez de trabalhar. Um dos benefícios desta opção e que pontualmente pode fazer uma pequena pausa e dar um mergulho. Claro que isto só é possível se você precisar apenas de um computador para trabalhar.

3. Delegue algumas tarefas

Se você é daquelas pessoas que não consegue mesmo resistir a uma boa ida à praia, uma das formas de não ter o seu trabalho de freelancer prejudicado é delegar algumas das suas tarefas. Encontre outro profissional que tenha lhe transmita confiança e peça para ele fazer algumas horas. Esta é uma das formas de não perder muito o controle do seu negócio mas poder aproveitar um pouco mais os dias quentes. O ideal é definir um período do dia para trabalhar e o outro para se divertir. Aproveite a praia pela manhã e vá para o escritório durante a tarde por exemplo. O importante aqui e não misturar muito as duas tarefas.

trabalhar no verão

4. Planeje o verão

Outra das formas de manter a produtividade durante o verão é planejar esse mesmo período. Aproveite aqueles dias mais “mortos” do inverno para escrever uns artigos, adiantar a construção de alguns sites ou fazer algumas entrevistas. Com trabalho a mais, fica mais fácil de se sentir mais relaxado durante o verão e conseguir um pouco mais tudo o que o sol tem de bom para lhe dar. E ter esta atitude não é algo tão difícil de se conseguir. Basta um pouco de disciplina pessoal e conseguir fazer trabalho que sejam intemporais, ou seja, que possam ser feitos durante o inverno e serem utilizados no verão. Para quem escrever em blogs por exemplo, ter textos já preparados é algo que se pode revelar bastante positivo.

5. Altere o tipo de trabalho que estiver fazendo

Com tantos meses de inverno a fazer o mesmo, é normal que chegue ao período de verão sem a mesma motivação para trabalhar. Para que isso não aconteça, nos períodos mais quentes faça alguns trabalhos diferentes. Dar palestras, escrever o ebook que sempre quis ou contatar mais clientes são apenas algumas das opções que o podem ajudar a fugir um pouco da sua rotina, acabando por indiretamente retirar a preguiça e o sono que são típicos dos dias de maior calor. Desta forma, estará a manter os seus rendimentos e a dar a conhecer o seu trabalho.

6. Passe férias…a trabalhar!

E que tal retirar-se para um sítio tranquilo, com paisagens maravilhosas durante uma semana e continuar a produzir? É outra das hipóteses para os meses de verão, visto que poderá conhecer locais novos e ao mesmo tempo continuar o seu trabalho. Além disso, irá se manter afastado de amigos e conhecidos, levando a que não tenha convites tentadores durante o verão. De preferência, vá para locais onde o calor não seja tão intenso, conseguindo evitar aquelas horas menos produtivas.

7. Tire férias

Se é daquelas pessoas que durante o verão é mesmo impossível continuar a trabalhar, o melhor é mesmo esquecer o seu negócio durante um período do verão. Tire alguma semanas e deixe de lado completamente tudo o resto. Verá que quando voltar, mesmo que seja em semanas de verão, estará mais motivado e pronto a enfrentar os outros dias de trabalho. Por vezes retirar-se um pouco para aumentar a sua produtividade nas semanas posteriores não é uma má opção. Pior é mesmo continuar a arrastar os seus dias, fazendo muito pouco e não aproveitando as suas férias. Esqueça o trabalho e depois volte com toda a força.

Tem dificuldade para manter sua produtividade durante o verão?

Ainda não conheci alguém que conseguisse ser mais produtivo durante o verão que no inverno. Não é por acaso que nos países mais frios as pessoas passam mais tempo a ler ou a escrever. O tempo ajuda a que isso aconteça. Contudo, você como freelancer não pode deixar de lado o seu negócio. Delegar tarefas, alterar a rotina ou passar férias a trabalhar são apenas algumas das hipóteses que pode ter para não perder produtividade.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link