Produtividade 08/06/2011

10 dicas para escrever um artigo para o seu blog em metade do tempo

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Todos nós gostamos de fazer as nossas tarefas mais rapidamente, para que nos sobre tempo para outras coisas, quer seja para conseguir ganhar mais dinheiro ou passar mais algum tempo com a família. Mas constantemente entramos num dilema: mais rápido muitas vezes significa menos qualidade. Isso acontece porque não sabemos organizar o ambiente de trabalho de forma correta ou porque pensamos não sabemos definir as nossas prioridades. No artigo de hoje vou lhe ensinar o que pode fazer para perder menos tempo com um artigo. Diria até que o conseguirá fazer o trabalho em metade do tempo se quiser. Mas antes de começar a ler o artigo, aconselho que faça uma leitura nestes posts relacionados com a escrita de artigos e produtividade:

Utilizar algumas destas técnicas que vou lhe dar abaixo exigem alguma repetição. No início vão parecer incomodativas, mas a verdade é que com o passar do tempo irão aumentar em muito a sua produtividade, permitindo que faça o trabalho em metade do tempo. Com isto, não perderá qualidade no seu trabalho, podendo até conseguir ganhá-la. Imagine que quer escrever um artigo e tem como objetivo começá-lo às dez da noite. Procrastinação significa que vai constantemente esse artigo, até que chega a um momento que não tem mais como fazê-lo e vai se deitar.

Esta atitude faz com que constantemente esteja a adiar trabalhos, fazendo com que a sua carreira de freelancer não evolua e fique sempre no mesmo nível, não procurando uma evolução. Hoje vou partilhar algumas dicas que utilizo para não perder, em média, mais do que duas horas à volta de um artigo. Conseguir manter estes princípios obriga também a muita disciplina pessoal, mas acredita que com muita motivação no trabalho irá conseguir chegar lá.

1. Use as outras horas do dia para ter ideias

Os meus artigos começam muito antes de eu sequer pensar neles. Como reparou no meu texto sobre as 10 coisas que o tênis pode ensinar sobre ser freelancer, eu durante o jogo tive a ideia do artigo. Por acaso nesse mesmo dia fui escrevê-lo. Mas imagine que já tinha um artigo planeado e apenas ia escreve-lo no dia seguinte. É importante que tenha um local onde possa anotar estas ideias, seja ele um bloco de notas ou o Evernote. Isto evita que perca aqueles minutos iniciais a pensar no que vai escrever ou que percas ideias fantásticas.

2.  Pesquise tudo o que possa existir sobre esse assunto

Imagine que vai escrever um artigo sobre psicologia. É importante que leia na internet ou em livros tudo o que possa existir sobre o tema. Mas será que isto não o fará perder demasiado tempo? Isso depois dependerá de si. O importante é que não se perca quando pesquisar pela informação. Defina um tempo certo para isso. Por exemplo, diga para si que os primeiros quinze minutos servem para pesquisar informação. Se durante esse período não encontro, paciência, comece já a escrever o seu artigo. Ter um maior número de informação faz com que evite aqueles períodos em que está a olhar para o texto sem saber o que escrever. Pesquisar é tempo perdido antes, mas que é recuperado mais tarde, além de tornar o seu post bem mais interessante.

3. Desligue-se do resto

Quando quero escrever em metade do tempo, não existe celular, Facebook ou Twitter que me interrompam. Fico completamente fora do ar para tudo isso. O que faço com esta atitude é nada mais do que dividir o dia em blocos de tempo. Naquele caso, tenho um bloco de tempo para escrever. Estas interrupções constantes fazem com que perca capacidade de raciocínio e de concentração. E não pense que vai ter o Facebook ligado e que nunca vai lá ver se alguma coisa aconteceu. Acaba sempre por perder alguns minutos, mais tarde ou mais cedo. Nesse caso, o melhor é mesmo esquecer que essas ferramentas para freelancers existem. É só durante duas horas do seu dia. Com certeza não acontecerá nada de grave nesse período.

4. Evite tarefas repetitivas

Uma das coisas que prejudica a sua produtividade são as tarefas repetitivas de um artigo: colocar links, alterar formatações de palavras ou inserir imagens. São tarefas que se repetem durante o artigo mas que são as que mais queimam tempo. Então, o que deve fazer nestes casos? Faça tudo por blocos novamente. Ou seja, quer colocar links? Coloque-os todos de uma vez. Vai alterar a formatação? Faça-o apenas no fim. Isto tem uma explicação bastante lógica: está a educar o seu cérebro para uma determinada tarefa. Mas antes, vamos à lista de tarefas que deve deixar para fazer de um modo repetitivo:

  • Colocar links
  • Inserir imagens
  • Fazer a formatação
  • Enviar para os agregadores
  • Tratar das fotos
  • Pesquisar por informação
  • Reler o texto

Apesar de isto acontecer em segundos, o nosso cérebro demora sempre algum tempo a raciocinar a troca de uma tarefa para a outra. Ora, dou mais uma vez o exemplo dos links. Se reparar, as primeiras vezes que faz as ligações na sua página, demora mais tempo do que quando for fazê-lo pela quinta vez, por exemplo. Isto porque o seu cérebro habituou-se a trabalhar de um modo tão rápido, que faz as tarefas de um modo automático, gastando-lhe menos energia. Portanto lembre-se: conteúdo primeiro, pormenores depois.

5. Use atalhos

Esta informação parece um pouco cliché, mas é importante referi-la. O leitor não faz ideia de quanto tempo pode poupar se utilizar os atalhos do seu teclado. Enquanto estou a escrever este texto, as minhas duas mãos praticamente ainda não saíram do teclado para ir buscar o rato. É que esta pequena deslocação do teclado para o rato, ao fim de umas horas é uma consumidora de tempo temível. Para que fique por dentro de todos os atalhos que pode utilizar, veja este artigo sobre as 30 teclas de atalho para usar nas postagens com WordPress.

6. Faça uma pausa a meio

Nós somos humanos, não somos máquinas. Por isso, precisamos sempre de fazer uma pausa para conseguir descansar e recarregar as nossas baterias. O que aconselho é que pare durante cinco minutos quando for a metade do artigo. Coloque as suas ideias no lugar e depois volte à carga. A técnica de Pomodoro diz para fazermos uma pausa a cada vinte e cinco minutos. Eu arrisco a dizer que aguentamos facilmente um pouco mais do que isso. Mas não muito mais. Esta paragem faz com que não perca qualidade de raciocínio depois de um longo período de produtividade.

7. Defina uma hora para terminar

Saber quando vai parar de escrever é uma boa forma de colocar um pouco de pressão para si como freelancer. Isto faz com que se concentre mais naquilo que está a fazer. Se não tiver este método, facilmente vai cair no erro de começar a divagar e perder cada vez mais tempo no seu artigo. Se possível, a cada artigo tente perder menos tempo que no anterior. Verá que, com o passar do tempo, os seus artigos irão demorar muito menos tempo a serem escritos, até que chegue a um limite pessoal. Depois é só manter.

8. Releia o texto duas vezes

Um dos hábitos que ganhei nos últimos tempos foi o de reler os meus textos..duas vezes. A minha mudança de atitude deveu-se ao fato de ver que, mesmo depois de reler uma vez, o post continuava com erros ou havia sempre alguma coisa a melhorar. Portanto, optei por relê-lo sempre duas vezes. Se puder, imprima o post. Isto porque os nossos olhos acabam por passar tantas horas à frente do ecrã, que acabam por não rever os erros mesmo que leia o texto novamente. O artigo no papel causa outro impacto.

9. Use tecnologia de ponta

Há bem pouco tempo troquei o meu velho computador por um Mac. Arrisco dizer que hoje perco menos meia hora em cada artigo. Investir no negócio de freelancer também é importante e se isso significa fazer as tarefas em metade do tempo, melhor ainda. Já reparou que se eu ganhar meia hora por dia, ao fim de um mês estou tendo mais dez horas livres? Ora, isso dá para fazer muita coisa acredite. É uma questão de fazer os cálculos, ver quanto ganha à hora e saber quando terá esse investimento recuperado. Será ainda melhor se poder trabalhar com dois monitores em simultâneo.

10. Faça dessa atitude uma rotina

Ninguém consegue reduzir o tempo de produção de um artigo de um dia para o outro. Estas atitudes demoram muito tempo a serem assimiladas. É necessário muita disciplina pessoal para o conseguir. Portanto, lanço-lhe um desafio: siga estas regras à risca durante um mês e veja os resultados. Irá sentir os resultados ao fim de uma semana acredita. Depois é “só” manter. Mas para terminar o artigo, veja aqui algumas outras dicas que o podem ajudar:

  • Música: sou uma das pessoas que não vive sem música e precisa dela para escrever. Mas isso pode ser um problema, se estiver sempre trocando de música o tempo todo. O que aconselho é que utilize o Fizy. Nele pode fazer a sua lista e não se preocupar mais em trocar de som
  • Janelas: Trabalhe com o melhor número de janelas possível. Se poder ter o que necessita apenas numa, melhor ainda. Por vezes abrimos tantas janelas que já nem sabemos quantas temos nem que informação é estritamente necessária
  • Coloque-se na posição correta: Uma má postura pode prejudicar a sua produtividade. Tente ter sempre as costas direitas e o braço com o rato apoiado
  • Evite portáteis: Os ecrãs maiores dos computadores físicos são uma excelente ajuda. Se puder adquirir um fixo e se a mobilidade não for um problema, melhor
  • Boa iluminação: Além dos benefícios óbvios para a sua saúde, faz com que fique mais desperto do que se tiver o escritório apagado, mesmo que trabalhe à noite como freelancer
  • Desligue os avisos sonoros: Como disse anteriormente, redes sociais devem ser retiradas. O mesmo deve ser feito com sons do computador e alertas de email

O que tem feito para escrever artigos mais rapidamente?

Se fizer as coisas de forma correta, maior velocidade pode significar melhor qualidade de trabalho como freelancer. O importante é mesmo tomar as opções certas.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link