Facebook para iniciantes 14/07/2011

10 dicas para conseguir mais fãs no Facebook enquanto freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Qualquer freelancer reconhece a importância das redes sociais para conseguir mais clientes para o seu trabalho. Além da interação, garantem uma divulgação fácil e gratuita. Mas tal como tudo no mundo dos negócios, é necessário ser um destaque relativamente aos seus concorrentes para ser notado. Digo isto porque a maioria dos freelancers cria a sua página de fãs no Facebook e pensa que tem o trabalho todo realizado, quando na verdade está aí apenas o início de uma atividade que irá ocupar uma parte do seu dia-a-dia. Tal como conseguir mais seguidores no Twitter, fazer o seu trabalho para promover a página no Facebook é algo essencial se quiser ter sucesso.

Já falamos aqui algumas vezes do Edgerank no Facebook e da sua importância para que tudo aquilo que você coloque na sua página apareça nas páginas principais dos seus fãs. Esta interacção permite que o seu trabalho se torne mais vistoso e que não passe ao lado de possíveis clientes. Páginas como a PDL ou a Antena 3 são bons exemplos de uma interação eficaz com os seus fãs. Se reparar, eles não se limitam a inserir artigos que escrevam, mas também fazem perguntas e colocam questões do dia-a-dia. Mas para saber como aumentar a troca de ideias com as pessoas que seguem a sua página, dê uma olhada em algumas das nossas dicas para conseguir mais fãs no Facebook:

1. Crie uma página profissional

Se quiser ser visto como um profissional, a sua página também deve passar a imagem disso. Não opte apenas por inserir meia dúzia de fotografias e já está. Uma imagem a aparecer quando alguém tenta aderir à sua página no Facebook é o mínimo que poderá fazer. Não deixar os seus visitantes aterrar no seu mural é essencial, visto que você não tem total controle sobre o que pode aparecer lá. Depois, não insira videos ou frases que pouco têm a ver com o seu negócio. O seu mural deve ser um local no qual os seus fãs podem aprender um pouco mais sobre o seu meio ou que possam encontrar novidades. Quantidade nunca será sinônimo de qualidade no Facebook, visto que se não houver interação, de pouco vale o trabalho que teve. Por vezes uma frase bem dita pode valer mais do que dez videos.

2. Utilize sua página pessoal

Não se sinta mal se tiver que pedir um gosto a um amigo ou conhecido seu. Afinal, o seu trabalho com certeza vive muito do seu nome e da imagem que você passa o seu público. Os melhores marketeers são aqueles que conseguem vender a própria imagem e essa é uma atitude que você deve conseguir ter. Contudo, não exagere e envie apenas convite para aqueles que sabe que poderão compreender o seu trabalho. Enviar a qualquer um pode passar uma má imagem do seu trabalho. Além disso, a sua página também deve servir para divulgar os artigos que você escreve.

3. Coloque um botão de “curtir” no seu blog e artigos

Quem não tiver uma caixa de fãs dificilmente vai conseguir crescer muito no Facebook. Afinal de contas, como quer que os seus fãs saibam que a sua página existe se você não lhes mostra a maneira mais fácil de a conhecer? Ter uma caixa significa ter um novo fã à distância de um click, o que facilita em muito o trabalho dele e aumenta as suas probabilidades de ser bem sucedido. Outra das formas de aumentar o número de fãs é colocar um botão gosto no final dos seus artigos. Não irá diretamente conseguir seguidores, mas com certeza eles irão partilhar mais facilmente a informação que gostaram, levando a que os amigos vejam, criando um efeito bola de neve.

4. Interaja com seus fãs

Interagir não significa apenas colocar videos ou imagens. Também é sinônimo de responder a comentários ou levar os seus utilizadores a atuar. É importante que eles sintam proximidade com o dono da página e saibam que por trás de toda aquela quantidade de informação, está uma pessoa que é capaz de os ouvir e responder às suas dúvidas. No fundo, o Facebook também serve para ser um modo de conversar com os fãs do seu trabalho, mas de uma forma mais rápida e eficaz.

5. Adicione amigos

Adicionar amigos à sua página pessoal é uma excelente de, mais tarde, poder aproveitá-los para sugerir a sua página empresarial, tal como explicamos no ponto 2. O Facebook ajuda-o nesse aspecto, sugerindo apenas amigos que tenham alguma proximidade e que tenham relevância para o que você mais gosta. Com isso, aumenta a probabilidade de terem alguma compatibilidade com o seu trabalho e de gostarem da sua página empresarial. É claro que poderá sempre recorrer a softwares que angariam amigos, mas não é uma política que tenha o nosso apoio. Isto porque acabam por ser falsos amigos, interagindo pouco com o que você coloca no mural. Já para não falar na possibilidade da sua página poder ser excluída do Facebook.

6. Conteúdo único, sempre!

Já referi anteriormente que a relevância que a sua página de fãs depende muito mais da qualidade das publicações que você põe do que propriamente da quantidade. Veja abaixo algumas características que o seu conteúdo deve ter:

  • Levar o fã a agir
  • Assuntos polêmicos são mais eficazes do que informação do dia-a-dia
  • Utilize temas atuais para gerar debate entre os comentadores
  • Videos geram mais comentários e obrigam os utilizadores a passar mais tempo na sua página
  • Utilize publicações curtas e diretas. As pessoas não gostam de perder muito tempo a ler
  • Fotografias também são eficazes, visto que a imagem é o que mais “vende” na internet

7. Atualize a página constantemente

Umas das coisas que o Edgerank tem em conta é o fato de a sua publicação ser recente ou não. Quanto mais recente, maior a probabilidade de aparecer na página inicial do seu fã. Portanto, actualize a sua página com a maior regularidade possível. Isso faz com que consiga mais gostos e comentários, conseguindo posteriormente maior visibilidade. Utilizar questões, videos, fotos polémicas ou notícias dos jornais são apenas algumas formas de interagir com os seus leitores. Um pouco de criatividade é o suficiente para ter sucesso.

8. Utilize a opção “curtir”

Como pode verificar na minha página do Facebook, utilizamos a opção curtir na lateral esquerda, com a imagem das outras escolas. Esta troca de página faz com que também possa aumentar o número de fãs, visto que a sua página será partilhada pelas páginas de outros blogs. Encontre outros sites que tenham credibilidade, o mesmo número de fãs do que você (para poder ser aceite) ou que tenham temas semelhantes e proponha uma troca. Além de aumentar o seu número de fãs, também poderá encontrar um parceiro para projetos futuros.

9. Use aplicações

Conseguir que os seus visitantes fiquem mais tempo na sua página é introduzir jogos, quizzes, e outros tipos de conteúdo dinâmico de forma a manter os seus fãs “entretidos” o máximo de tempo possível. Tenha em consideração que você beneficia tanto mais quanto maior for o nível de interação dos seus fãs consigo. Tome nota também da importância dos aplicativos, pois quanto mais interessantes e viciantes forem, maior é a probabilidade de o visitante se identificar e fidelizar com o seu blog.

10. Analise seus resultados

Saber se está a trabalhar de forma correta é outra das formas de conseguir mais fãs no Facebook. Isto porque ajuda-o a definir uma estratégia para melhorar esta vertente do seu negócio. Além da estatística que é automaticamente gerada pelo site, aconselhamos que também melhore a influência nas redes sociais com o Klout. Este site permite que tenha a noção se está no caminho certo ou não.

Tem conseguido mais fãs no Facebook?

Divulgar o trabalho de freelancer no Facebook é uma das formas de conseguir angariar mais clientes. Contudo, necessita de ser realiza de uma forma eficaz para que consiga ter algum impacto na sua carreira de freelancer. Nestas dez dicas, tem um pequeno guia do que pode fazer para mais fãs. É claro que poderá não utilizar todas, mas com certeza se se aplicar em metade delas, verá a sua página de fãs ganhar mais visibilidade.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link