Produtividade 15/06/2011

10 dicas para combater o stress no seu trabalho de freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Existem momentos no nosso trabalho de freelancer em que nos vamos sentir um pouco mais estressados do que o normal. Isso pode dever-se a diversos fatores. Com certeza muitas vezes já deu por si a ficar irritado com a mínima coisa, a acordar a meio da noite ou a terminar o seu dia exausto apesar de ter tido uma produtividade muito baixa. Isso são sintomas que o excesso de trabalho está alterando o seu dia-a-dia. Quando isso acontecer chega o momento de parar para pensar. Você quer continuar com este mau estilo de vida? O que pode fazer para mudar? Quando deve começar a mudar? Em períodos como este todas estas questões entram na nossa cabeça, o difícil é mesmo conseguir encontrar uma resposta para elas.

Para que o possa ajudar criei o artigo de hoje. Tive esta ideia porque com certeza o estresse no trabalho afeta muitos freelancers portugueses e brasileiros todos os dias. Para que tenha noção do que este mau estilo de vida pode estar a fazer, veja alguma das coisas que pode estar a fazer a si mesmo:

  • Perde anos de vida. O stress provoca um envelhecimento prematuro
  • Menos paciência para pessoas e relacionamentos. Ficar estressado com o seu trabalho faz com que só pense nele e deixe de ter vontade de se relacionar com outras pessoas
  • Doenças. As defesas do nosso organismo ficam mais debilitadas quando o stress atinge níveis elevados, aumentando as hipóteses de contrair alguma doença grave
  • Perca de qualidade no trabalho. O stress impede que raciocine de um modo lúcido e correto, fazendo com que demore o dobro do tempo a realizar cada tarefa
  • Desmotivação no trabalho. Ao demorar mais tempo para fazer o trabalho de freelancer, sente que cada passo lhe dá mais trabalho, fazendo com que sinta menos vontade de trabalhar
  • Perde criatividade. Não é por acaso que os músicos ou pintores gostam de dormir muitas horas. Descansar faz com que acordem mais inspirados para produzir e tenham maior sensibilidade para produzir coisas inovadoras

Como sei que estou a ficar estressado?

Não é fácil conseguir medir a barreira do excesso de trabalho e o stress. Por vezes tem necessidade de produzir mais e irá se sentir mais cansado e irritado. Isso será realmente stress ou apenas um período com mais trabalho? Saber ter esta definição é importante. Se realmente quiser se está estressado, analise a sua situação. Faça a si as seguintes questões:

  • Esta situação já dura há muito tempo?
  • Será apenas um período com maior quantidade de trabalho?
  • Todo este stress é relativo ao trabalho ou é proveniente de fatores externos como fins de relacionamentos ou problemas financeiros?
  • Posso fazer alguma coisa para alterar a situação?
  • Se agora retira-se o fator que me está a estressar, perderia muita coisa?

Responder a estas questões irá ajudá-lo a saber se realmente está estressado ou isso é apenas invenção da sua cabeça. Para saber como atuar, temos que saber o que significam os sintomas. Passar por períodos difíceis na vida de freelancer todos passamos, o importante é mesmo conseguir sair deles. Mas para que isso seja possível, veja aqui as nossas dez dicas para melhorar a produtividade e voltar ao ritmo de trabalho que sempre teve.

1. Retire o que lhe está a fazer mal

Como referi anteriormente, o primeiro passo é saber o motivo do seu stress. O passo seguinte será conseguir retirar o que lhe está a fazer mal. Se é trabalho a mais, retire algumas tarefas. Se está desinteressado no que está a fazer, coloque novos desafios para si. O importante é mesmo seguir no caminho contrário ao que está a ir. Sei que por vezes temos medo de perder a nossa rotina. Mas se elas está a ser prejudicial, porquê continuar? Para quem pensa que retirar algumas coisas da nossa vida podem significar quase o fim do mundo, aconselho que dê uma leitura nos artigos sobre as 7 lições que aprendi depois de passar uma semana sem Facebook ou o texto ser ignorante pode ajudá-lo a ser mais produtivo.

2. Defina melhor as prioridades da sua vida

As pessoas, na maioria das vezes, atingem estados de stresses elevados porque não definem bem as suas prioridades. Vou lhe dar o exemplo que um amigo me deu. Muitas vezes damos quarenta reais para ver um jogo de futebol, mas quando nos pedem o mesmo valor para investir numa ferramenta para freelancers não somos capazes de o fazer, seja ela o Rescue Time ou o Invoice Express. Mas essa ferramenta até nos podia ajudar a fazer o trabalho em metade do tempo ou a lidar com clientes insatisfeitos. Mas não interessa, preferimos ver o jogo de futebol.

Mas depois reclamamos que estamos estressados ou que não conseguimos começar um dia produtivo. Nesses momentos eu me pergunto: quais serão os objetivos reais dessa pessoa? Ver jogos de futebol ou deixar o emprego e iniciar a carreira de freelancer? Não saber o que realmente se quer para o futuro leva muitas pessoas ao stress e a reclamarem de tudo, quando na verdade a alteração estava apenas à distância de uns meros quarenta reais.

3. Organize o seu dia

A desorganização provoca stress. Não saber onde deixou a sua mala ou não conseguir organizar o ambiente de trabalho acabam por enervá-lo. Uma das formas de combater isso é manter-se organizado. Pode sentir-se um pouco mais atarefado nos primeiros dias, mas a verdade é que com o tempo irá melhorar a sua produtividade e conseguir promover o trabalho de freelancer de um modo mais eficaz. Ficam aqui algumas dicas para organizar o seu dia:

4. Aprenda a dizer não

Outra das coisas que provoca o stress é o fato de estar sempre a dizer que sim a tudo o que lhe convidam ou pedem. Lembre-se das prioridades que referi acima. Quando lhe chamam para jogar futebol, porquê você tem que ir sempre mesmo que estejam a chamá-lo para um trabalho? Apenas porque não consegue dizer que não? Aprenda a dizer não aos seus clientes e a alguns dos convites que lhe oferecem. Na realidade você não está respondendo negativamente, mas sim a dar um passo à frente no seu dia.

5. Não se incomode com o que não pode alterar

Se você é daquelas pessoas que fica irritada devido ao meu tempo ou que reclama a toda a hora contra os políticos, então esta dica é para si. Os freelancers necessitam de canalizar as suas energias para aquilo que realmente conseguem alterar. Despender tempo e energia por causas de coisas que não pode fazer nada, é uma verdade estupidez. Concentre-se naquilo que pode alterar e deixe as coisas incontroláveis para trás. Concentre-se naquilo que pode fazer e veja os seus níveis de stress diminuídos.

6. Pare de trabalhar e vá passear

O excesso de trabalho é outro dos causadores de stress. Horas a mais fazem o seu cérebro funcionar como uma máquina, dando menos tempo para descansar e relaxar um pouco. Depois da suas horas de trabalho, vá ao cinema ou faça algum esporte. Atividades de relaxamento fazem-no pensar em outras coisas sem ser o trabalho, fazendo com que da próxima volte com mais vontade para produzir. Além disso, ganhará criatividade e conseguirá novas ideias para artigos ou  para trabalhos de webdesign. A repetição constante do trabalho tira-nos a imaginação.

7. Lembre-se: seu dia só tem 24 horas

Por mais produtivos que sejamos, as horas de um dia irão se manter as mesmas: 24. Um dos problemas dos freelancers é entusiasmarem-se e pensarem que conseguem sempre espremer um pouco mais o seu dia, dando sempre espaço para realizar mais um trabalho. Isso é um dos maiores erros que os freelancers cometem. Poderá aguentar esse excesso de trabalho durante alguns meses, mas mais tarde ou mais cedo o stress começará a aparecer. E depois torna-se uma situação quase irreversível, visto que também não quererá decepcionar os seus clientes. O importante é analisar bem cada proposta e dar um tempo a mais na realização de cada tarefa, para se prevenir de possíveis atrasos e evitar que acumule trabalho. Se pensa que consegue fazer um site vinte horas por exemplo, diga ao seu cliente que irá demorar 22.

8. Mude de local de trabalho

A repetição constante do seu local de trabalho é outro dos causadores de stress. Ver constantemente as mesmas coisas acabam por desmotivá-lo no trabalho. Vá a um cowork ou trabalhe num café. Ver pessoas novas fazem com que se sinta num outro ambiente, elevando a sua motivação para trabalhar. Se está sem ideias para onde ir, pondere ler o nosso artigo sobre os 28 espaços de coworking em Portugal e no Brasil.

9. Opte por um estilo de vida mais saudável

Numa pequena pesquisa pelo Google por artigos sobre stress, dei por mim com um depoimento bastante interessante neste texto relacionado com o stress. Dê uma olhada:

“Quando me convidaram para dar um depoimento sobre estresse, pensei comigo mesmo que não teria nenhuma dificuldade para fazê-lo. Simplesmente porque exerço há 15 anos a função de analista de crédito na Avipal. Neste cargo, eu falo com os clientes pelo telefone, tenho que baixar pelo computador listas e mais listas, tenho que atender as solicitações da minha chefe, tudo ao mesmo tempo. Se já é estressante imaginar como eu me viro para dar conta de tudo isso, imagine quando alguma coisa sai errada, ou melhor, quando o mundo se volta contra mim e várias coisas saem erradas. É lista que o cliente não manda, é o sistema que tá lento demais, é a chefe em cima cobrando produtividade e me enquadrando na hora extra sem previsão pra sair da empresa… Nesses dias, eu costumo chegar de madrugada em casa. E pra me manter acordado, bebo muito Red Bull e guaraná em cápsulas. Como meu relógio biológico fica completamente alterado, para dormir tenho que recorrer ao remédio Rivotril de 1mg.(medicamento controlado). Mesmo tomando ele, já estou acordado às cinco horas da manhã, com o corpo cansado, como se tivesse trabalhado mesmo no período de sono. Sei que agindo assim estou brincando com a minha saúde, e com 40 anos já não tenho mais a vitalidade de quando entrei aqui na Avipal. As vezes eu tenho vontade de jogar tudo para o alto e sair correndo sem olhar para trás. Ou então pegar a grana das minhas férias e viajar sem dar endereço pra ninguém. Na minha opinião as pessoas que trabalham em serviço como meu têm prazo de validade. E o meu eu sinto que está se esgotando. Simplesmente estou no meu limite.”

Ao analisarmos este depoimento, vemos aqui vários erros que a pessoa cometeu. Mas o mais grave é mesmo a utilização de medicamentos, tanto para trabalhar como para dormir. Este gênero de situações devem ser evitadas ao máximo, pois depois ficará dependente destas substâncias para trabalhar ou descansar.

10. Planeje a longo prazo

O stress está relacionado com a vontade de resolver problemas no momento. É o email que necessita de responder, aquele site que necessita de terminar ou o artigo que não consegue terminar. Isto acontece porque tem planeado a sua carreira de freelancer a curto prazo. Saber o que quer dentro de um mês ou um ano fazem com que as tarefas do nosso dia-a-dia percam importância e aliviando a pressão que cria em si.

E você, tem sofrido de stress?

Todos nós temos momentos em que parece estarmos um pouco mais atarefados. O importante é saber como combater esta situação e seguir em frente com soluções eficazes.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link