Instagram 27/03/2019

10 Dicas para fazer Instagram Stories criativos

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Não faltam ideias de post para Instagram Stories e fórmulas prontas. Mas como fazer Instagram Stories criativos, que fujam do básico e faça com que meu conteúdo seja diferente dos meus concorrentes?

Esse é um questionamento que você já deve ter feito algumas vezes ao elaborar uma estratégia de conteúdo para ganhar seguidores no Instagram. Afinal, quanto mais criamos, mais criativos temos de ser e não foram poucas as vezes que também passei por esse problema?

Mas o que fazer quando o famoso bloqueio bate e te impede de fazer Instagram Stories criativos?

Existem diversos métodos para se destravar e cada um funciona de uma forma específica. O que um método prega pode não funcionar para você, mas com certeza existe outro que se encaixa na sua rotina.

Pensando nisso, pensei em 10 dicas para fazer Instagram Stories criativos e surpreender seus seguidores e clientes, que você pode ver acompanhando a lista abaixo.

Confira!

1. Use imagens e vídeos de sua galeria

Apesar do foco da plataforma ser a criação de conteúdo autêntica e produzido direto do Stories, isso não precisar ser uma regra para o seu conteúdo.

Ou seja, utilize conteúdo que já tenha criado em outros aplicativos para criar imagens e vídeos. Talvez seja necessário adaptá-lo de acordo com as medidas ideais de imagens para redes sociais.

fazer instagram stories criativos galeria

Porém, se estiver de acordo com a proposta das Stories do Instagram, dê uma chance ao conteúdo que você já tem pronto!

2. Verticalize imagens e vídeos que já tenha usado

Tem vídeos curtos – vídeos muito longos dificilmente ficarão bom no Instagram Stories – no YouTube com muitos acessos? Você pode verticalizá-los através de aplicativos para edição de vídeo e separá-los em pequenos trechos.

Você também pode fazer isso com fotos e imagens. Mas lembre-se de usar apps externos, já que o resultado final é bem melhor do que as Stories do Instagram mostram quando redimensionam as imagens por conta própria.

Alguns dos apps mostrados nessa lista de aplicativos para profissionais de mídias sociais com certeza podem dar conta do recado.

3. Coloque textos animados

Ao invés de usar os textos padrão do Stories, você pode criar textos animados através de aplicativos como o Hype Type.

O app conta com um acervo de diversos textos animados, que pode colocar de imediato no formato das Instagram Stories (9:16). Vale lembrar que o Hype Type também permite editar fotos e vídeos, podendo ser usado em mais de um propósito.

use aplicativos para criar textos animados

Clique no link para baixá-lo em seu iPhone.

4. Faça mosaicos em vídeo

Quantas vezes você se esbarra com um mosaico de vídeos nos Stories? Se a resposta foi uma, algumas ou nenhuma vez, já tem uma ideia de que criar esses mosaicos é uma boa maneira de fazer Instagram Stories criativos.

Mas não é possível fazer isso de maneira nativa na plataforma.

Por isso, recomendo que baixe também o PicPlayPost. Esse app para iOS ou Android é um dos poucos que te permite criar mosaico de vídeos para Instagram Stories. Você também pode usá-lo para mesclar fotos e vídeos na plataforma.

Veja também esse artigo com outros exemplos de aplicativos para Instagram Stories!

5. Faça gravações de tela

Lembra da primeira dica desse artigo? Você pode usá-la para fazer pequenos tutoriais no Stories, através da gravação de tela do seu PC ou smartphone.

Apesar de comum no YouTube – como pode ver no vídeo abaixo – ou outros canais de vídeo, esse tipo de conteúdo também pode ser aproveitado nos Stories.

Se você também é um infoprodutor, por exemplo, pode usar o recurso para mostrar trechos de um ebook ou a plataforma online do seu curso. Não subestime o poder das gravações de tela, mesmo quando estamos falando em fazer Instagram Stories criativos.

6. Abuse dos adesivos

Não subestime o poder dos adesivos do Instagram, especialmente aqueles focados na interação. Eles são ideais para trazer mais seguidores para o Instagram Direct e não devem ser negligenciados.

Atualmente, o Instagram Stories conta com quatro tipos de adesivos voltados à interação: as enquetes e enquetes deslizantes, as respostas dinâmicas e o contador regressivo.

Você pode usá-los de diferentes formas. No meu Insta, por exemplo, costumo usar as respostas dinâmicas para que os seguidores do perfil me enviem dúvidas de marketing digital, Facebook ou Instagram.

fazer instagram stories criativos perguntas

7. Crie Stories de texto

Se está sem ideias ou recursos para fazer Instagram Stories criativos e bem trabalhados, não hesite em criar conteúdo apenas em texto.

Mas leve em consideração que sua mensagem deve ser impactante e concisa ao mesmo tempo, já que não há espaço para “textão” nos Stories. Você também pode encaminhar seus seguidores para algum conteúdo em outra plataforma, como fiz no story abaixo:

encaminhe seguidores para conteúdo em outras plataformas

8. Mostre histórias curiosas dos bastidores

A tentação de mostrar o melhor sobre o seu negócio é forte, já que a intenção é demonstrar o que há de melhor no seu negócio. É totalmente compreensível o medo de ter seu negócio mal interpretado e considerado desorganizado ou que não leva seu trabalho a sério.

Você não precisa sacrificar a imagem do seu Instagram para negócios ao mostrar histórias curiosas ou até mesmo engraçadas sobre seu trabalho ou área de atuação. Há de se ter bom senso, mas lembre-se de que os usuários dos Stories estão mais à procura de conteúdo autêntico do que algo milimetricamente produzido e editado.

Por isso, procure histórias engraçadas ou curiosas que passou durante sua rotina e mostre o que aconteceu aos seus seguidores.

Apesar de não ter publicado esse exemplo nos Stories, ele pode ser perfeitamente adaptado para a plataforma.

Olhem só o tipo de foto que eu tenho de tirar para fazer as capas para meus vídeos do YouTube…

fazer instagram stories criativos historias

9. Mostre seus processos de criação

Essa é uma das melhores dicas para fazer Instagram Stories criativos se trabalha em áreas como artesanato e confeitaria. Mostrar como produz esse artesanato ou doce é um dos tipos de conteúdo que seus seguidores procuram.

Curiosidade é uma emoção comum a todos os seres humanos e com seus seguidores isso não é diferente. Então, use isso ao seu favor na hora de produzir conteúdo em seu perfil.

10. Consuma mais Stories!

Apesar de ser a última dica, é a melhor para fazer Instagram Stories criativos. Não adianta apenas produzir conteúdo e responder comentários sem saber quais tipos de posts estão fazendo sucesso na plataforma. Se não consome Stories ainda, é importante criar o hábito de vê-las durante o dia.

Se já possui esse hábito mas não sabe como transformar isso em conteúdo, procure não vê-las de maneira automática. Ou seja, preste atenção aos elementos que estão sendo inseridos, que adesivos estão usando, como esse perfil transmite o conteúdo, entre outros.

Anote o que achar bacana ou que pode gerar engajamento no seu perfil e tente replicar a forma, mas com conteúdo original seu.

E como fazer Instagram Stories criativos que vendem?

Agora que já sabe algumas dicas de como fazer Instagram Stories criativos, é bom lembrar que não basta apenas criar uma legião de seguidores que distribuem likes, mas que não compram seus produtos.

Por isso, não deixe de conhecer meu curso online em conjunto com a Ana Tex. Chamado Stories que Vendem, esse curso é ideal para quem precisa saber a fórmula dos roteiros que vendem, fazer pesquisa de mercado e criar anúncios nos Stories, entre muitos outros.

Para saber mais como gerar resultados em seu negócio através das Stories que vendem, clique no link agora para conhecer o conteúdo completo do curso!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

PLANILHA TURBINADORA DE VENDAS

Baixe Grátis a Planilha e GANHE de bônus uma Vídeo Aula passo a passo para aprender a Extrair mais vendas das suas Listas de contatos. 

close-link