Marketing Digital 23/04/2012

57 dicas e estratégias para ser um melhor empreendedor!

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Ao realizarmos o nosso negócio de freelancer, é importante termos um visão empresarial do mesmo. Temos de vender um produto, construir uma marca, manter clientes satisfeitos e inovar. Os princípios que fazem o crescimento de uma empresa são semelhantes aos que proporcionam a evolução de um negócio de freela. Por esse motivo, trago muitas vezes aqui no blog dicas sobre empresários de sucesso como Jack Dorsey ou Richard Branson. É essencial que o leitor consiga ver esta sua área de trabalho de uma forma profissional.

Criar uma marca de sucesso no mercado é algo que demora tempo, mas acima de tudo exige que cumpra alguns princípios na gestão da sua carreira enquanto empresário. Para que tenha um pequeno manual para utilizar sempre que tenha dificuldades na sua empresa ou no seu negócio de freela, deixo-lhe hoje um artigo com 57 regras que deve cumprir caso pretenda ser um empresário de sucesso. Elas não são a garantia para a criação de empresa rentável de outro planeta, mas com certeza darão uma excelente base para começar a ganhar o seu espaço no mercado.

duvidas empreendedor

1. Trabalhar tem de ser sinónimo de divertimento: Quando entra num negócio, o mais importante é você ter gosto naquilo que faz. Com certeza já experimentou aquela sensação das horas passarem e você nem sequer dar por isso. Bem, essa deve ser a sensação que você deve ter quando inicia o seu negócio próprio. Antes de pensar no dinheiro que vai ganhar, pense no quão divertido pode ser você “trabalhar” nessa área.

2. Divirta-se, mas com regras: Ter prazer naquilo que estamos a fazer é essencial, mas não podemos esquecer que estamos a criar uma marca. Portanto, ela tem certos princípios que devem ser cumpridos, para que o cliente saiba o que poderá esperar. Divirta-se, mas respeito o seu cliente acima de tudo.

3. Trabalhe mais e melhor que os seus concorrentes: Quantas horas por dia você dedica ao seu negócio? Nessas horas que você está trabalhando, está fazendo melhor do que eles? Enquanto empresário, você precisa de trabalhar muito melhor que os seus concorrentes e se dedicar mais horas, caso contrário jamais conseguirá chegar, sequer, aos calcanhares deles.

4. Tenha (muita) paciência: Um negócio demora a crescer e a trazer novos rendimentos. Seja paciente e dê tempo para que ele cresca. Veja a sua empresa como uma flor: precisa de ser regada todos os dias para que cresça de forma natural. Por vezes, precisamos de utilizar outras ferramentas como a publicidade para que ele se desenvolva de forma mais rápida, mas terá sempre que dar tempo ao tempo.

5. Todos os dias são importantes: O seu negócio estará exposto aos seus clientes todos os dias, por isso cada momento é importante para cativar novos interessados. Jamais deixe a sua ideia abandonada. Mantenha ela sempre debaixo de olho.

6. Estude sempre: Jamais deixe de renovar os seus conhecimentos enquanto empresário. Pensar que termina um curso e que está pronto para enfrentar o mercado é um erro. O mundo dos negócios está em renovação constante e você precisa de caminhar no mesmo sentido. Compre livros, leia blogs ou tire novos cursos. Os seus clientes esperam sempre o melhor e o melhor significa muitas vezes estar por dentro das última tendências.

7. Não engane as pessoas: Dizer que o seu negócio é o melhor do Brasil sem que ele o seja, é enganar os seus clientes e criar expectativas que não correspondem à verdade. Se ainda está no início do seu negócio, tenha outro slogan e transmita outro género de mensagem. A imagem que você passa pode ser alterada ao longo do tempo, mas jamais deve ser enganadora.

8. Saiba o que está procurando: Que público você pretende agradar? São as pessoas que querem um produto de topo ou pretendem apenas o mais barato do mercado? Saber qual é o seu público-alvo é importante na hora de fazer campanhas de marketing ou desenvolver os seus produtos. Quando souber o que vai vender saiba também a quem vai vender.

9. Aceite o erro: Saber errar faz parte do desenvolvimento pessoal de um empresário. Aqueles que não têm tolerância às suas falhas e que não conseguem aprender com elas, ficarão para trás. Saiba que o erro faz parte do processo de crescimento e que ele é a sua maior fonte de aprendizado. Antes de conseguir ganhar, precisa de aprender a perder.

10. Seja um eterno insatisfeito: O layout do seu site jamais estará perfeito ou o seu produto nunca será tão bom como pode vir a ser. Tenha sempre um sentido crítico sobre aquilo que você faz. Pensar que tudo o que faz está perfeito é o primeiro passo para começar a ficar obsoleto. Inove, inove e inove para manter-se no topo.

11. Seja rentável: É muito bonito ter um site que é visto por milhares de pessoas, mas de que vale isso se ele não for rentável? Desde o primeiro minuto, tenha ideia de como vai ganhar dinheiro com isso. É certo que necessita de paciência, mas também precisa de saber como essa paciência irá transformar-se em dinheiro dentro de alguns meses.

12. Faça parcerias: Jamais conseguirá crescer na sua área se pensar em fazer tudo sozinho. Comece, desde o início, a pensar em parcerias com outras pessoas que já estejam há mais tempo no mercado. Elas farão o seu negócio alavancar de um modo espontâneo e em menos meses, ao contrário do que aconteceria se fizesse tudo sozinho.

13. A competição é saudável: Quando começarem a surgir mais concorrentes, veja isso de uma forma saudável. Você já tem mais tempo no mercado e isso é uma vantagem enorme. Além disso, eles serão mais uma motivação para você trabalhar mais e melhor.

14. Faça tudo: Ao início, uma empresa não tem dinheiro para contratar colaboradores. Por isso, você deve ser responsável por todos os passos que a criação de um produto exige. Tente ser o mais abrangente possível. Áreas em que você considere impossíveis de serem realizadas por si, como o design ou a construção de um site, aí sim considere delegar algumas tarefas.

15. Comunique: As pessoas jamais vão saber que o seu negócio existe se você não o divulgar. Faça publicidade, partilhe com os seus amigos e grite ao mundo que ele existe. Se quiser que ele realmente tenha sucesso, dê a conhecer a sua ideia.

16. Estude os seus clientes: Como disse Bill Gates, os seus clientes são a sua maior fonte de aprendizado. Por esse motivo, torna-se determinante que você consiga compreender o que eles estão querendo. Jamais deixe que eles digam o que deve fazer, mas pelo menos tenha uma noção do que eles mais gostam. Mas como é óbvio, ter este hábito é sinônimo de muito estudo fora das horas de produção.

17. Comece localmente: Se você quiser conquistar o mundo, primeiro necessita de agradar às pessoas que estão à sua volta. Pergunta opiniões aos seus amigos, leve-os a experimentar os seus produtos e aguarde um feedback. Eles, certamente, serão os clientes mais sinceros que poderá ter. Mas atenção: não fale só com amigos para receber elogios. Escolha aqueles mais críticos e difíceis de agradar.

18. Estimule a sua criatividade: Criar produtos inovadores supõem que você seja uma pessoa criativa e que tenha uma imaginação muito fértil. Por isso, tenha cuidado com o seu dia-a-dia de empresário. É importante que não caia numa rotina de trabalho demasiado rígida. Em certos momentos, deixe a sua mente vagar e ter experiências que jamais conheceu.

19. Seja emocional: Se quiser passar a ideia de um produto fantástico, transmita emoções em tudo aquilo que faz. Perca a vergonha e deixe as suas emoções, em certos casos, tomarem conta daquilo que você diz. São as suas emoções que o vão diferenciar dos seus concorrentes. Acima de tudo, seja humano.

20. Faça amigos: Os negócios não servem apenas para você ganhar dinheiro. Também é essencial que você se sinta bem com as pessoas que colabora. Por esse motivo, tente sempre criar ligações de amizade e de trocas de ideias. Quanto mais humano for nas suas relações, melhor partido irá retirar delas.

empreendedorismo

21. Aproveite o seu tempo de forma racional: Se quiser ser um empresário de sucesso, uma gestão eficaz do tempo é determinante. Não digo, com isto, que tenha de estar sempre a trabalhar, mas sim que deve aproveitar o seu tempo livre com tarefas que realmente possam mudar a sua vida. Leia livros, dê atenção à sua família ou vá conversar com os seus amigos. Eles, ao contrário da televisão ou do Facebook, podem fazê-lo um empresário mais feliz.

22. Não tente agradar a todos: Concentre-se no seu público-alvo e tente deixá-los satisfeitos. Se as pessoas que não se encaixam nesse perfil não gostarem do seu trabalho, paciência. Como diz a conhecida expressão: “Jamais poderá agradar a gregos e a troianos”.

23. Foque-se num nicho: Trabalhar num nicho tem inúmeras vantagens: maior especialização do conteúdo/produto, rentabilidade mais fácil ou maior facilidade em atingir o sucesso. Por isso, escolha sempre uma fatia de mercado e vá em frente.

24. Dê tudo de si desde o início: Pensar que pode fazer um artigo com menos qualidade ou prestar um serviço “mais ou menos” é um erro. A sua atitude, quer esteja a iniciar ou há muitos anos no mercado, deve ser sempre a mesma. Se não for exigente ao início, jamais chegará ao sucesso.

25. Aprenda sobre as áreas mais próximas: Os seus conhecimentos devem focar-se, maioritariamente, na sua área. Apenas dessa forma pode ser um profissional reconhecido. Mas de qualquer forma, deve tentar saber um pouco mais sobre as áreas envolventes. Um jornalista convém que tenha algumas noções sobre fotografias ou um blogueiro sobre SEO.

26. Trate bem os seus colaboradores: Você terá dificuldades em crescer sozinho e por esse motivo é determinante que os seus colaboradores estejam motivados e que se sintam como parte do projeto. Não deixe de ser exigente com eles, mas saiba como mantê-los motivados no seu ambiente de trabalho. Ler livros sobre como gerir equipes pode dar uma boa ajuda neste caso.

27. Invista: Sem investimento não existe negócio. Até empresas como a Coca-Cola, todos os anos fazem publicidade. Principalmente ao início, o investimento em novas ferramentas ou em publicidade é determinante. Pensar que um produto irá crescer apenas porque é muito bem é sinónimo de confiar demasiado no boca-a-boca. Essa forma de trabalhar até pode resultar, mas só trará resultados a longo prazo.

28. Surpreenda os seus clientes: Saia um pouco da sua zona de conforto e surpreenda os seus clientes todos os anos. Faça promoções que eles não estão à espera, explore outras áreas dentro do seu nicho ou crie produtos irrecusáveis. Quando um cliente já souber o que esperar do seu negócio é porque você está a tornar-se repetitivo.

29. Mantenha a produtividade: Enquanto freelancer ou empresário, manter a produtividade é algo essencial. É ela que irá permitir você conseguir, todos os dias, ganhar tempo perante os seus concorrentes. Ser organizado e ter uma agenda podem ser hábitos essenciais neste campo.

30. Um passo de cada vez: Tentar criar novidades na sua empresa é bom, mas elas precisam de realmente mudar a vida dos seus clientes. Antes de fazer algo de novo, pense bem em todos os passos e seja eficaz com essas novidades. Mais vale inovar menos mas garantir que essas inovações realmente fazem a diferença. Seja muito Zen com as suas mudanças.

31. Aproveite os momentos especiais: As pessoas estão mais sensíveis em determinadas alturas do ano, como no seu aniversário ou no Natal. Aproveite esses momentos para surpreende-las, enviado uma simples mensagem de parabéns ou oferecendo algum desconto especial. Um atitude correta no momento certo é muito mais eficaz.

32. Seja organizado financeiramente: Lidar com o dinheiro de um negócio não é o mesmo que organizar o seu orçamento pessoal. Para se tornar um empresário de sucesso, necessita ter algumas noções básicas sobre faturação. Softwares como o Biz Simplex podem dar uma boa ajuda.

33. Ofereça algo grátis: A resistência das pessoas em adquirirem algo é enorme. Para facilitar essa escolha, é importante que ofereça produtos grátis para os seus futuros clientes experimentarem. Tenha um período de teste ou um ebook grátis. O que interessa é eliminar a resistência inicial.

34. Trabalhe melhor em tempos de crise: Começar a reduzir na publicidade ou nos investimentos do seu negócio em tempos de crise é um erro. Faça um pequeno estudo e tente encontrar novos mercados para explorar. Existe sempre saída para os momentos mais difíceis, o importante é você não perder o embalo apenas porque o “mercado” está em queda.

35. Compreenda que períodos difíceis fazem parte: Ter um negócio próprio é uma guerra constante e como tal significa períodos de maior sucesso e outros de menor felicidade. O importante é entender que esses períodos fazem parte da vida de qualquer empresário e que eles surgem para serem ultrapassados e não para o levarem a desistir.

36. Os seus clientes são a sua melhor publicidade: Todos os clientes interessam. Ter uma boa atitude perante todos os que entram em contato consigo, pois são os mais difíceis que depois irão falar sobre si. Trate-os de forma correta, mesmo que eles sejam difíceis de compreender. Jamais se deixe rebaixar, mas também não perca a compostura.

37. Tente, pelo menos, mudar o mundo: Ao começar um negócio, seja ambicioso. Se tentar mudar o mundo, corre sempre o risco de conseguir fazê-lo. Por outro lado, se puser objetivos mais pequenos dificilmente atingirá muito sucesso.

38. O dinheiro é sempre uma consequência: Você deve começar um negócio pensando em torná-lo rentável, mas ele nunca deve ser a sua principal motivação. Inicie com uma ideia, uma paixão, e o dinheiro acabará por aparecer. Quando isso acontecer, verá que ele afinal não era assim tão importante.

39. Esteja disponível: Você tem conta no Facebook ou email? E os seus clientes sabem qual é? No mundo da internet, assumir um contato mais pessoal é importante. Mostre quem está por detrás daquele produto, responda às dúvidas ou agradeça os elogios. Recorde-se: quanto maior próximo for o contato com os suas fãs, melhor.

40. Esqueça o medo: Pensar se as pessoas vão gostar de si ou daquilo que está fazendo é pensar em demasia. Faça o seu melhor e partilhe todo o seu conhecimento que, mais tarde ou mais cedo, o reconhecimento virá. O medo muitas vezes impede-nos de sermos maiores do que já somos. Não crie barreiras ao seu futuro.

ser empreendedor

41. Comece o mais cedo que puder: Não deixe para amanha a criação do seu negócio. Dê já hoje um pequeno passo para ele comece a crescer. Ficar o tempo todo adiando a primeira tarefa é o mesmo que adiar um sonho. Mesmo que hoje faça muito pouco, faça alguma coisa. Quer escrever um ebook? Comece a planejar os capítulos todos. Quer iniciar um blog? Escolha o nome do domínio e procura por layouts.

42. Aprenda a falar em público: Se quiser ser um empresário de sucesso, terá de conseguir explicar para as pessoas a sua ideia e o seu conceito. E neste campo nem todos nascem com um talento natural Se é daquelas pessoas que tem dificuldades ao falar em público, comece já hoje a perder esse medo. Fale com um amigo mais próximo sobre o seu produto ou grave um video para o seu site.

43. Pare de se guiar pelos outros: Seja original naquilo que está fazendo. Copiar os outros é apenas fazer mais do mesmo. E o mercado não quer coisas iguais: o mercado quer algo inovador, que crie valor. Poderá, no máximo, inspirar-se nos seus concorrentes. Mas essa inspiração deve servir para fazer dez vezes melhor, nada mais.

44. Pratique o hábito do “win-win”: Em qualquer transação ou troca de favores, tente sempre trabalhar de uma forma em que as duas partes fiquem a ganhar. Bancar o esperto e pensar em lucrar mais do que o seu parceiro, é terminar com essa ajuda no primeiro momento. Não se esqueça: você precisa de pessoas para crescer e para elas estarem do seu lado, elas também precisam de ganhar com isso.

45. Não minta para você mesmo: Dizer que está ganhando dinheiro com o seu negócio ou que ele está no caminho certo, quando na verdade isso não está a acontecer, é mentir para você. Muitos empresários fazem isso, apenas para aliviar a pressão do dia-a-dia. Mas isso é um hábito que impede o seu crescimento. Se não está ganhando dinheiro, seja sincero consigo mesmo. Só assim conseguirá pensar em formas de contornar essa situação.

46. Duvide de tudo o que é demasiado fácil: Não há sucesso de um dia para o outro. Fazer crescer um negócio exige muita paciência e demora tempo. Se lhe disserem que vai ficar rico em poucos meses, desconfie dessa ideia. Provavelmente será uma forma de essa pessoas ganhar dinheiro e não você.

47. Procure por investidores: Se quiser que o seu negócio alavanque de uma forma mais rápida, procura por investidores. Não são fáceis de encontrar, mas se você conseguir alguém para o ajudar financeiramente, com certeza irá poupar vários anos de trabalho e investimento pessoal.

48. A reputação é importante: Criar uma boa reputação demora anos, mas para arruiná-la você precisa apenas de cinco minutos. Tenha cuidado com tudo aquilo que diz ou que faz. Ter uma boa reputação pode ser uma excelente ajuda no seu negócio.

49. Não deixe de cuidar de si: Compreendo que o tempo pareça mais curto quando você está envolvido num negócio, mas não deixe de cuidar de si. Fazer exercício e alimentar-se de forma saudável também são aspectos importantes. Lembre-se que grande parte do seu sucesso provém da sua imaginação para criar novos produtos e essa mesma criatividade só estará aguçada se você estiver nas suas melhores condições físicas.

50. Mantenha a humildade: Não é por você ter muitos clientes e a sua empresa faturar milhares de reais, que você sabe tudo. Mostre-se sempre disponível para aprender e para ouvir os outros.

51. Durma: Dormir ajuda a que você consiga trabalhar de um modo mais produtivo e que esteja mais atento aos pormenores. Aquela ideia de descansar menos para produzir mais, geralmente tem o sentido inverso: com mais cansado acumulado por não dormir, menos produtividade você terá. No mínimo, sete horas por noite.

52. Agradeça pelo que tem: Se você criou uma empresa de sucesso ou um blog que é visto por milhares de pessoas, em algum momento você precisou que a sorte estivesse ao seu lado. Por isso, não dê todos os créditos apenas a si. Agradeça a sua sorte e todas as pessoas que o ajudaram. Elas jamais devem ser esquecidos.

53. Pergunte a outras pessoas: Tem algum duvida sobre um passo no seu projeto? Pergunte a quem sabe mais do que você. Qual é o problema em perguntar? Significa que você está disposto a ouvir outras pessoas e a mudar, caso esteja errado. Procurar resolver tudo sozinho é muito demorado e bem mais desgastante.

54. Escreva: Escrever é um hábito que deve ser cultivado independentemente da sua área de trabalho. Tal como falar em público, a escrita é uma excelente forma de transmitir as suas ideias e o seu produto. Além disso, escrever aguça a sua criatividade e melhora os seus conhecimentos.

55. Exija sempre o máximo: A exigência tem de fazer parte do seu dia-a-dia. Em qualquer pormenor no seu trabalho, seja exigente até ao limite, para que consiga ser reconhecido como o melhor.

56. Compartilhe o seu sucesso: A sua empresa conseguiu o dobro dos lucros este ano? Compartilhe isso com os seus funcionários. Eles também são responsáveis pelo seu sucesso e merecem um pouco do reconhecimento, seja ele um aumento financeiro ou uma tarde de descanso. Empresas como o Google, dão inúmeras regalias aos seus funcionários, para os manterem motivados e criativos.

57. Pague aos seus colaboradores antes de receber o seu salário: Tenha o princípio de pagar primeiro aos seus funcionários e depois a si mesmo. Poderá criar um mau ambiente no seu grupo de trabalho caso os seus colaboradores saibam que você já recebeu dinheiro e que os pagamentos para eles estão atrasados.

Neste artigo, compilei 57 dicas para que você possa ser um empresário de sucesso. Dependendo da área de negócio, poderá não seguir todas elas, mas com certeza grande parte terão de fazer parte do seu dia-a-dia. Cabe a si, adaptá-las à sua realidade e tirar o melhor partido de todos estes hábitos. Agora, partilhe a sua opinião e conte-nos:

Que hábitos costuma ter enquanto empresário? Quais realmente mudaram a sua vida?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link