Facebook para iniciantes 26/09/2017

10 dicas para aumentar seu engajamento no Facebook

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Uma estratégia de conteúdo no Facebook não basta para gerar engajamento em sua Fan Page. Mesmo que seu site ou blog produza conteúdo relevante, se não houver interação por parte dos seguidores, dificilmente sua página ganhará maior alcance orgânico. Se está com problemas para encorajar os usuários que curtem sua Fan Page, reuni as 10 melhores dicas que uso em minha própria página para aumentar seu engajamento no Facebook.

Conheça também:Transmissões ao Vivo – 13 estatísticas que precisa saber

1. Conheça os sinais para analisar a performance do conteúdo

Existe uma quantidade gigantesca de métricas para avaliar sua Fan Page no Facebook. Saber qual delas é a mais importante é essencial para avaliar a performance de sua estratégia de conteúdo.

Métricas como número de curtidas, comentários e compartilhamentos são importantes a todo tipo de página, mas vale considerar que os compartilhamentos possuem importância consideravelmente maior do que os outros tipos de engajamento. Outra métrica importante a analisar são os cliques.

dicas-facebook-engajamento

Se a base do seu conteúdo está nos posts feitos pelo seu blog, o número de cliques em link deverá ser levado em consideração. Já se publicar vídeos, deverá avaliar o tempo médio de visualização do vídeo, por exemplo. Se as métricas mais importantes estão em alta, significa que seu conteúdo está indo na direção certa.

2. Observe também os sinais negativos

Assegure-se de que o engajamento direcionado à sua Fan Page seja positivo. Para recuperar o alcance de sua página após um usuário deixar de segui-lo, por exemplo, é necessário cerca de 100 curtidas em posts.

  • Quais ações são feedbacks negativos: Deixar de seguir, deixar de curtir, ocultar um post, ocultar todos os posts e denúncias de spam;
  • O que NÃO é feedback negativo: As reações de Grr Triste do Facebook não são consideradas negativas pelo algoritmo do Facebook. Por isso, não se preocupe caso um post receba muitas delas.

3. Conheça a pontuação de relevância dos seus anúncios

O seu conteúdo pago é ranqueado pelo algoritmo do Facebook. Esse ranqueamento é essencial no momento do Facebook decidir qual anúncio será exibido para um usuário. A pontuação de relevância leva em consideração sua Fan Page como um todo, analisando toda a performance da página.

dicas-facebook-engajamento-relevancia

O valor do seu lance também impacta na exibição do anúncio. A pontuação de relevância (que vai de 0 a 10) e o valor são considerados. Por exemplo, se uma página concorrente publicar um anúncio e seu lance for de valor igual ao seu, mas a pontuação de relevância for maior, o anúncio do concorrente que será exibido para um potencial seguidor.

4. Aumente seu alcance orgânico com duas dicas

Aumentar seu engajamento no Facebook está diretamente ligado ao aumento do alcance de suas publicações. Quanto mais tempo um usuário passa em sua Fan Page, melhor será seu alcance. A segunda dica é convidar amigos e conhecidos com regularidade, já que esses usuários são os que possuem a maior probabilidade de ver suas publicações.

5. Três métricas para acompanhar o alcance

Existem três parâmetros que o algoritmo usa para determinar o alcance de seus posts: número de seguidores, engajamento e tempo de criação. O alcance de um post orgânico do Facebook está limitado ao seu número de seguidores. Além disso, vale considerar que apenas 2 a 3% de sua base realmente verá uma nova publicação. Ou seja, apenas 20 ou 30 seguidores verão o post de uma Fan Page que tenha 1000 seguidores.

dicas-facebook-engajamento-alcance

O engajamento é avaliado pelo número de feedbacks positivos e negativos e a pontuação de relevância de seus posts para conferir se o seu alcance está sendo prejudicado ou beneficiado pelo tipo de conteúdo que publica. Já o tempo de criação também determina o alcance. Quanto mais antigo for o post, menores as chances dele aparecer na linha do tempo de um seguidor.

Dica: Watch do Facebook? O que é e como isso pode ajudar produtores de conteúdo?

6. Use conteúdos quentes

Mantenha-se atualizado sobre o que está acontecendo no mundo e no nicho em qual trabalha. Procure publicar sobre eventos recentes o mais rápido possível, de maneira que venha a atingir seu público antes da concorrência.

Dica: Aplicativos como o Feedly ou o Newsflow para o Windows 10 são boas opções de softwares para acompanhar os principais sites de notícias.

7. Varie seu conteúdo entre vídeos e lives

Vídeos são os reis do conteúdo no Facebook. Com alcance maior do que imagens e links, é primordial que os vídeos fazem parte de sua estratégia de conteúdo. As lives no Facebook trazem ainda maior alcance e também devem ser usadas. Utilize ambos os tipos de conteúdo para impulsionar sua Fan Page.

Não crie posts com links para o Youtube, mesmo que o foco de seu negócio seja o canal. O Facebook entende essas publicações como links, portanto, seu alcance é menor que o de um vídeo nativo. Uma alternativa é publicar um vídeo nativamente e deixar um comentário com o link para seu canal. Ao publicar vídeos nativos, conseguirá aumentar seu engajamento no Facebook.

8. Mostre seus pontos de vista e faça perguntas

Encoraje seus seguidores a engajarem-se com seu conteúdo. Ao publicar uma notícia, como falo no item 6, assegure-se também de colocar seu ponto de vista sobre o assunto e, ao fim, deixar algum tipo de questionamento. Isso fará o seguidor se sentir convidado a participar de seu conteúdo e aumentar seu engajamento no Facebook.

9. Use os bots para gerar interação no Messenger

Uma das novidades para o aplicativo de mensagens do Facebook também pode ser usado para aumentar seu engajamento no Facebook. Os chatbots podem ser usados para recomendar conteúdos de sua Fan Page, site ou blog. Inclusive, grandes portais de notícias como a CNN americana já utiliza os chatbots para enviar notícias pelo Messenger a seus seguidores, por exemplo.

Dica: Saiba como usar os chatbots para seu negócio em meu curso. Clique aqui para saber mais sobre o Chatbot para Negócios!

dicas-facebook-engajamento-chatbots

10. Consistência é fundamental

Não adianta pegar todo o conhecimento desse ou de quaisquer textos ou cursos se ele não é aplicado constantemente. É essencial manter a consistência e publicar diariamente, ou sua Fan Page começará a perder alcance, obrigando-o a retomar todo o esforço adquirido para reconquistar o engajamento e alcance de sua página.

Aprenda mais sobre o Facebook e Messsenger nesses artigos:

3 fatores para aumentar seu engajamento no Facebook

As 10 dicas mencionadas ao longo desse texto se focam em três principais aspectos: Consistência, foco e análise de resultados. Primeiramente, é necessário que mantenha publicando no Facebook diariamente para não perder alcance.

Em seguida, saber que tipo de conteúdo publicar e focar suas energias no que funciona para melhorar sua Fan Page e, por fim, analisar os resultados para saber em qual direção sua página está caminhando e acertar erros ou eliminar tipos de conteúdo que não são de interesse do seu público. Com esses três fatores em mente e as dicas desse texto, aumentar seu engajamento no Facebook será questão de tempo.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link