Produtividade 21/10/2014

Dica de produtividade: A estratégia das 2 listas de Warren Buffett

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Warren Buffett é mundialmente conhecido pelas suas conquistas financeiras, estando na lista dos homens mais ricos há vários anos consecutivos. E um dos segredos para este guru norte-americano estar neste seleto grupo parece ser a sua produtividade. Warren Buffett é muito criterioso na forma como investe o seu tempo e várias notícias parecem confirmar isso mesmo.

Depois de procurar muita informação sobre a produtividade de Buffett, encontrei um texto do blogger Scott Dinsmore, que abordava a estratégia das 2 listas do investidor norte-americano. O conhecimento desta estratégia aconteceu depois de Dinsmore bater um papo com Mike Flint, piloto particular de Warren Buffett há 10 anos.

Segundo Flint, uma vez ele teve uma conversa com Buffett sobre o que era importante para a sua carreira e pediu algumas dicas ao seu chefe. Então, Buffett sugeriu esta estratégia das 2 listas.

Na verdade, são necessários 3 passos para que a estratégia das 2 listas de Buffett funcione. Vejamos como fazer na prática:

Passo 1

Buffett começou a dizer para Flint escrever numa folha de papel os seus 25 principais objetivos de vida. Então, Flint investiu alguns minutos e escreveu todos os itens que considerava importantes para a sua vida.

Nota: Atenção que se for aplicar isto na prática, poderá encurtar o período de tempo. Poderia inserir os seus 25 principais objetivos para concluir em 2015, por exemplo.

Passo 2

Depois, Buffet disse para Flint marcar um círculo à volta daqueles que seriam os seus 5 objetivos principais. Mais uma vez, o piloto investiu mais alguns minutos e acabou por decidir os seus 5 objetivos mais importantes.

Passo 3

Se você seguiu os 2 passos anteriores, terá à sua disposição 2 listas. Uma com as 5 metas principais (vamos dar o nome de Lista A) e a segunda lista com os 20 objetivos restantes (vamos o nome de Lista B).

Buffett aconselhou a Flint que começasse a trabalhar nestes 5 principais objetivos ainda hoje. E foi então que Warren Buffet perguntou: “O que vais fazer com a tua Lista B? Quais são os teus planos para estas metas?”.

Flint respondeu: “Vou começar a trabalhar com a Lista A e a Lista B vem em segundo plano. Tenho ali metas que são importantes, por isso vou trabalhá-las conforme for conseguindo. Elas não são urgentes, mas vou investir algum tempo nelas”.

Foi então que Buffet deu um conselho bastante valioso: “Não Mike, estás a pensar de forma errada. Todos os objetivos que não tiverem um círculo devem ser esquecidos. Não importa o que aconteça. A tua Lista B jamais deve começar a ser trabalhada enquanto a tua Lista A não estiver concluída”.

Warren-Buffett

O poder do foco

Impressionante, não? Muitos de nós (eu incluído!) em muitas situações tentamos ser autênticas estrelas da produtividade, mas é interessante verificar que um dos homens mais ricos e produtivos do mundo vê, no foco em menos tarefas, algo prioritário.

De fato, acredito cada vez mais que o segredo para o sucesso – seja lá o que signifique para a sua vida – está em focar em menos coisas, mas investindo mais tempo em cada uma delas. No nosso Curso sobre Produtividade falamos muito, mas mesmo muito sobre isso. (Se quiser conhecê-lo, basta clicar aqui)

Perder-se em coisas que não vão fazer a diferença no seu dia-a-dia é algo extremamente fácil. Focar-se naqueles projetos que realmente vão fazer a diferença na sua vida é o “segredo” para completar aquilo a que se propõe.

Todas as decisões têm um custo. Todas. Elas ocupam o nosso tempo, a nossa energia e o nosso foco.

Faça a sua lista e depois diga-nos qual foi a sensação.

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens poderosas para anúncios pagos nas redes sociais!

close-link