Criar um curso online é uma das formas mais rentáveis e escaláveis de fazer dinheiro online. Ao longo dos últimos anos vendemos milhares de cursos online tanto em Portugal como no Brasil e ao longo deste artigo vou explicar alguns dos segredos para isso para que possa também vender o seu curso.
Como criar um curso online do zero?
Esta é talvez a dúvida mais comum quando se pensa sobre este tema. Afinal de contas, por onde começo? Qual o primeiro passo? No meu caso, criei o meu primeiro curso em 2014 e de lá para cá muita coisa mudou. Mas vamos começar pelo básico:
O que ensinar num curso online?
Quando se propõe a criar aulas online, a primeira coisa que precisa definir é o que vai ensinar. Nos cursos pode ensinar:
- Coisas que sabe fazer muito bem como hobbie e que pode ensinar outras pessoas a fazerem
- Coisas que se destaca profissionalmente e que podia ensinar outras pessoas a executarem
- Problemas que resolveu e que pode ensinar outras pessoas a resolverem também
No meu caso, eu sempre me dei muito bem com anúncios de Facebook e lancei o meu primeiro curso sobre esta área em 2013. Ensinava outras pessoas a usarem o tráfego pago para fazerem vendas no seu negócio ou a prestarem isso como serviço.
Para vender um curso basta ter algo para ensinar. Muitas pessoas não criam cursos online porque acham que precisam ser o melhor profissional na sua área de atuação. Ledo engano.
Para vender um curso online basta que saiba mais do que a pessoa que comprou o curso.
Outro fator muito importante é que goste daquilo que vai ensinar, pois gravar aulas e dar suporte aos alunos é algo cansativo e caso não goste acabará por desistir facilmente passado alguns meses.
Formatos de cursos online
Existem vários formatos na hora de criar um curso online. Vamos falar sobre cada um deles:
Aulas ao vivo
O seu curso não precisa ser entregue apenas com aulas gravadas. Poderá vender, inclusive, um curso apenas com aulas ao vivo. Os alunos inscrevem-se no curso e recebem aulas semanais ao vivo, por exemplo. Depois, na área de membros, têm acesso à gravação (falaremos sobre a área de membros mais à frente).
Se vai criar o seu primeiro curso online recomendo que a primeira turma seja apenas de aulas ao vivo. Isto por algumas razões:
- Não precisa perder tempo a gravar as aulas sem saber se terá alunos ou não
- Ao entregar em direto conseguirá entender melhor as dúvidas dos seus alunos
- Dará as seus alunos uma experiência ainda mais próxima
Aulas gravadas
Quando comecei a trabalhar com cursos online, todas as aulas do curso eram gravadas. Atualmente, esse formato não é tão aceite quando falamos de cursos com valores mais altos. Porém, para cursos mais baratos, que vão até a uns 49 euros é plenamente aceitável entregar todo o material gravado.
Misto com aulas gravadas e em direto
Este é o formato que mais gosto e o que usamos na Mentoria Gestor de Tráfego. Os alunos quando entram no curso têm várias aulas gravadas e todas as semanas têm novas aulas ao vivo. Isto permite que os alunos assistam ao seu tempo mas também que possam ter uma interação em direto.
Se quer saber mais sobre os formatos, antes de continuar a ler o texto veja esta aula que dei sobre o tema:
Como fazer as primeiras vendas do curso online?
Agora que já decidiu o público-alvo e o formato do curso, é hora de partirmos para a ação: validar se as pessoas estão interessadas no seu curso ou não. Uma das melhores formas de fazer isso é abrindo uma pré-venda e avisando que fará um curso com um número limitado de alunos. Vamos a um exemplo:
Imagine que quer vender um curso de como aprender inglês. Poderá avisar nas redes sociais que vai abrir vagas para o seu curso e que só aceitará 10 alunos. E que quem tiver interesse irá entrar num grupo de WhatsApp porque as vagas abrem no dia x.
Desta forma, vai usar as suas redes sociais, emails e o que tiver para avisar as pessoas da novidade. E pronto, agora basta esperar que as pessoas entrem no seu grupo – que ficará silenciado e será só para avisos – e no dia combinado vai abrir as suas vagas. Eu sei que falta falarmos sobre alguns detalhes mas para já vamos nos focar apenas nas vendas, falaremos do resto ao longo do texto.
Com um limite de alunos e uma data para a abertura estará pronto para iniciar a sua primeira turma!
Lembre-se: o seu objetivo com esta primeira turma não é ter um volume enorme de vendas, mas sim testar o interesse das pessoas no tema, entender as dúvidas dos alunos e, quem sabe, conseguir os seus primeiros depoimentos de sucesso dos alunos!
Quais materiais preciso para criar um curso?
Há quem diga que dá para criar um curso online usando o telemóvel. Bom, eu discordo. Nas aulas muitas vezes terá que partilhar o ecrã, por exemplo, algo que pelo telemóvel fica bem mais difícil. Além de que o telemóvel pode receber ligações e a qualidade da câmera é limitada comparativamente ao que pode fazer com uma ligada ao computador. Para criar o curso online os materiais que vai precisar são:
- Computador (nada muito potente)
- Um microfone
- Uma câmera (uma webcam para começar é suficiente)
Onde vou inserir as aulas gravadas do meu curso?
Caso vá fazer a sua primeira turma, não há motivo para se preocupar em contratar qualquer área de membros externa. Pode deixar as gravações das aulas diretamente na plataforma da Hotmart.
E como faço as aulas em direto do meu curso?
Hoje em dias existem várias ferramentas que ajudam nessa parte mas a mais simples de todas é o Zoom. Por apenas 14 dólares por mês poderá ter acesso às transmissões privadas e conseguir as gravações das mesmas para depois inserir na área de membros da hotmart.
Por quanto devo vender o meu curso online?
Aqui entramos numa áreea bastante específica do seu curso. Como estamos a falar da criação do seu primeiro curso online, o objetivo é ter os seus primeiros alunos e por isso não recomendo que o valor seja demasiado elevado, pois isso poderá diminuir a sua chance de ter um volume interessante de alunos, o que poderá diminuir a chance de colher feedbacks e conseguir depoimentos.
Uma boa forma de conseguir definir o preço é olhando para a concorrência. Quanto eles cobram? E você, vai entregar mais do que eles? E a nível profissional, é um profissional com um nome mais conhecido no mercado?
Nesta parte do preço é algo bastante sensível pois entram em jogo muitas variáveis. A única coisa que recomendo que pense é:
- O preço que vou definir vai permitir ter um bom número de alunos para colher feedback?
- Será que vou ter um número interessante para conseguir depoimentos?
Leve estas duas perguntas como referência.
Dúvidas comuns sobre a criação do curso online
Agora que já demos um overview sobre os principais passos, vamos responder a algumas perguntas comums:
Devo vender um curso de pagamento único ou de assinatura?
Caso venda o seu primeiro curso recomendo que seja de pagamento único. Cursos de assinatura como é o nosso trazem outros desafios e não recomendo que o faça caso esteja a tentar vender o seu primeiro curso online.
Quais os principais desafios na hora de vender o primeiro curso online?
A maioria das dificuldades não estão relacionadas com a entrega do curso mas sim com a venda. Por isso precisará estudar sobre estratégias de lançamento ou de perpétuo.
É possível vender cursos online em Portugal?
Sem dúvida. A título de exemplo: neste momento a nossa mentoria para gestores de tráfego tem 2100 alunos e 90% deles são de Portugal. Além disso já fizemos várias vezes mais de 100.000 euros em vendas com uma única turma.
Quais as melhores plataformas para criar um curso em Portugal?
Sem dúvida alguma a hotmart é a melhor opção, pois permite vender o curso e também ter uma área de membros para hospedar as suas aulas.
Preciso criar conteúdo para vender um curso online?
Precisar não precisa, poderá sempre atrair os seus primeiros alunos usando o tráfego pago. Porém, criar conteúdo ajuda e em muitos as suas vendas.
Preciso criar uma página de vendas para vender o meu curso?
Se seguir os passos que demos neste artigo, não irá precisar pois pode fazer tudo através do grupo de WhatsApp. Mas se quiser escalar nas próximas turmas certamente precisará.
Como dar supote aos alunos do curso online?
Para esta primeira turma, um grupo de WhatsApp pode ser suficiente. Mas no futuro, quando tiver mais alunos, recomendamos que use um grupo de Facebook como suporte ou pode dar esse suporte via email caso pretenda.