Marketing Digital 01/04/2020

Criar logo com design vencedor para site: regras e características

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Um site que seja lucrativo deve ser popular, conhecido e compreensível. A marca da sua empresa funciona como um emblema ou símbolo. Por isso, ela desempenha um papel muito importante. Como criar logo com design vencedor para site? O que é necessário saber e quais regras deve seguir?

Vale mencionar que uma logo é necessária mesmo que tenha apenas um negócio para ganhar dinheiro online e trabalhar em casa. Vamos descobrir agora como criar logo com design vencedor para site!

O que é um logo e por que ele é necessário?

O logo é uma imagem gráfica compacta criada para representar a empresa, marca, organização, site, indivíduo ou produto. Para criar corretamente um logo para o seu site, você precisará compreender as principais funções dele:

  • Reconhecimento;
  • Notoriedade entre seu público-alvo e nicho;
  • Originalidade;
  • Expressar qual é o seu tipo de negócio.

O escopo de uso não se limita apenas ao site, para o qual de fato o desenvolvimento foi realizado. O logo precisará estar presente na publicidade, na embalagem – caso venda produtos – e nas roupas dos funcionários, por exemplo.

Eles devem estar em todo o lugar que possa ser relacionado à sua organização. Lembre-se, mesmo a falta de um componente alfabético não atrapalha a construção de uma associação clara com o site, marca ou empresa.

Sendo assim, é seguro dizer que você não deve economizar dinheiro com a qualidade do seu logo. Ele deve ser de alta qualidade, feito profissionalmente e pensado nos mínimos detalhes.

Um logo com um design bem feito para o seu site causará um grande impacto, que resultará nos seguintes resultados:

  • Aumento do reconhecimento da empresa e seus produtos ou serviços;
  • Criação de uma imagem positiva em relação ao seu negócio;
  • Aumento na lealdade dos seus clientes;
  • Diferenciação dos concorrentes diretos;
  • Proteção contra falsificações e confirmação da sua ideia original;
  • Criação de uma identidade visual para a sua empresa.

Atualmente, quase todas as empresas, organizações, produtos e marcas possuem o seu próprio logo. Por isso, é difícil para os novatos criarem algo único e exclusivo. Vamos descobrir a seguir o que realmente é importante para aprender como criar um logo para site que seja marcante e profissional.

Como criar logo com design vencedor para site?

como-criar-um-logo-para-site-inicio

O design do logotipo do site deve ser desenvolvido com base em vários requisitos e regras. Obviamente, há um componente criativo, mas o “esqueleto” desempenha o papel principal. Portanto, existem 5 regras para um bom logo. Confira abaixo!

1. Singularidade

Esta é talvez a primeira coisa que você precisa prestar atenção. Mesmo que já existam milhões de logos, você precisará criar algo por conta própria.

Tirar print e copiar as ideias de seus concorrentes, mesmo que elas tragam algum benefício do seu nicho, não trará um resultado bom. Sua proposta deverá ser única para que todos prestem atenção a ela.

2. Simplicidade

Um logo deve ser simples o suficiente para ser lembrado, ser compreensível e legível, independentemente do seu tamanho e lugar de aplicação. É interessante que o olho humano perceba as imagens de forma simples e leve, fazendo o bloco se destacar. Para isso, pode ser interessante usar aplicativos para remover o fundo de imagens, facilitando o trabalho com o logo.

Se você alcançar um design assim, seu logo será visto em uma prateleira entre vários outros produtos. Ainda na internet, onde pode estar a concorrer com centenas de anúncios de seus competidores.

3. Conformidade

Obviamente, é muito bom que o usuário entenda imediatamente o ramo de atividade da sua empresa através do logo em seu site. Ao aprender como criar um logo para site que tenha conformidade com seu tipo de negócio, se torna mais fácil para o consumidor lembrar da sua marca.

Por outro lado, essa não é uma regra escrita em pedra. Na indústria automobilística, por exemplo, empresas famosas como a BMW não usam a imagem de um carro e a Hawaiian Airlines não tem um avião na logo.

4. Adaptabilidade

É fato que os dispositivos móveis estão ganhando cada vez mais popularidade, portanto, você deve criar um logotipo para o seu site que seja facilmente adaptado ao tamanho da tela do aparelho do usuário. Um usuário deve entender se visitou seu site ou acessou uma página de clone desde o primeiro segundo.

5. Durabilidade

Ao criar um símbolo corporativo, você precisará pensar se ele permanecerá relevante após 5, 10, 20 anos. Para conseguir isso, não tente seguir a moda. Caso contrário, o seu logo perderá a popularidade e sua alteração poderá levar à perda de um grande número de clientes.

5 tipos de logos mais usados

Antes de considerar ideias para criar logo com design vencedor para site, vale a pena buscar um pouco de conhecimento sobre tipos, formas e estilos de logos corporativos que estão presentes nas estratégias de marketing digital das principais empresas.

Toda essa diversidade pode ser sistematizada e dividida em 5 grandes grupos. Vamos explorar cada um deles em detalhes a seguir.

1. Logo Textual

textual

Esse tipo é usado por sites com nomes curtos e concisos. A fonte corporativa estilizada é escolhida de acordo com as preferências do proprietário da marca. Além disso, para introduzir a originalidade, pequenos elementos gráficos podem ser usados nas letras.

2. Logo Simbólico

como-criar-um-logo-para-site-simbolico

É uma forma bastante comum, se trata de um símbolo abstrato. Esse logo é fácil de ser lembrado pelos clientes e causa uma série associativa com uma determinada marca e empresa.

3. Logo Alfanumérico

alfanumerico

Os logos deste tipo contêm caracteres que transmitem o nome através do uso das iniciais. É utilizado por sites e empresas cujos proprietários confiam que as iniciais informarão melhor sobre seus produtos ou serviços, ao invés de o nome completo.

4. Logo Combinado

como-criar-um-logo-para-site-combinado

Tanto os símbolos quanto as palavras podem ser usados para criar este tipo de logo. As vantagens deste tipo são óbvias.

Aqui, o componente gráfico é responsável pela percepção visual. Afinal de contas, é ele quem torna o logo fácil de lembrar. O componente textual serve para demonstrar o nome da empresa.

5. Emblemas

emblema

Esse tipo de logo é uma versão mais complexa do nome da sua marca. Sua característica é fazer com que o consumidor localize o nome da empresa, o significado do desenho e qual é seu símbolo nesse tipo de arte especial.

O que considerar ao criar logo vencedor para site?

Ao escolher e combinar palavras com imagens, é importante considerar algumas nuances da escolha de uma fonte, cor e símbolos. Afinal, sua logo não será apenas a marca, mas estará em todas as redes sociais do seu negócio.

A fonte é um elemento-chave do logo, do qual depende a legibilidade, a percepção e a compreensão da mensagem. Elas se dividem em algumas categorias específicas, que vamos listar abaixo:

  • Serifa: pequenos traços colocados nas extremidades das letras ao alterar a espessura da linha;
  • Sem serifa: forma regular, ângulos retos e linhas retas;
  • Manuscrita: pode ser usada parcialmente para escrever uma letra maiúscula na logo;
  • Datilografada: imitação das letras de uma máquina de escrever. Costumam combinar facilmente com o resto dos elementos na logo e é um tipo de fonte usado com frequência;
  • Decorativa: um grande grupo que contempla o restante das outras fontes não citadas. Fontes das linhas Fail, Comic Neue, Bohema e Airbag são alguns exemplos de fontes decorativas.

Vale mencionar que a fonte que escolher ao aprender como criar um logo para site deve ser adequada ao seu negócio.

Além disso, ela deve caracterizar com precisão o serviço ou produto que está sendo vendido e ser diferente da cor de um concorrente direto.

Dica: veja esse artigo com fontes para Instagram e descubra se alguma delas servirá para a construção da sua logo!

Como criar um logo para site: 5 melhores serviços

Para criar logo com design vencedor para site, você pode usar editores de fotos ou geradores online. A segunda opção é a mais simples para quem não tem experiência em design. Existem centenas de geradores online na rede. Os mais simples de usar e com excelentes resultados entre as ferramentas de marketing são os seguintes:

  • Logaster: um dos líderes entre os serviços do tipo, ele permite criar um logo e ajustá-lo ao seu gosto.

Você pode escolher entre um grande número de fontes e imagens. Existe a possibilidade de escolher ícones considerando o campo da empresa. O Logaster conta com uma edição gratuita e uma versão paga com recursos avançados.

  • Turbologo: é simples e um dos geradores mais populares. Ele contém mais de um milhão de ícones e muitas fontes de qualidade. O pagamento é feito apenas se for necessário a opção para impressão;
  • Withoompf: fornece criação rápida de logo padrão. Permite desenvolver uma marca corporativa simples, relevante e bonita que pode ser obtida em cerca de 5 minutos;
  • TailorBrands: esse gerador possibilita obter soluções prontas em poucos cliques. Usando este serviço, você poderá gerar um logo e verificar imediatamente como ele ficará no site, em um impresso ou aplicado em produtos como xícaras, canetas e camisetas;
  • Logomaster: fornece logos profissionais simples, ótimos para novos negócios que ainda não podem investir muito em identidade visual.

Conclusão

Ao saber como se deve criar um logo para site, você poderá desenvolver o próprio símbolo para a sua marca de acordo com as regras de marketing digital. Encontrou algo que pode fazer parte da sua logo? Então tire uma foto e use algum desses aplicativos para transformar fotos em desenhos para ver o resultado!

O principal é fazer com que seus atuais e potenciais clientes gostem dele. Após criar a sua logo, continue trabalhando na identidade visual do seu negócio e confira também esses aplicativos para fazer banners!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.