Criadores de eventos do Facebook ganharam mais uma ferramenta para atingir seu público com os anúncios. O Gerenciador de Anúncios do Facebook tem agora disponível mais uma categoria de Público Personalizado para usar em seus anúncios de Facebook e agora permite fazer ads para usuários que demonstraram interesse ou confirmaram presença em um evento que você tenha criado.
Apesar dos eventos não fazerem grande sentido nem trazerem resultados significativos em algumas áreas (como na minha), a verdade é que em outras áreas específicas elas até fazem sentido. E se você é um aficionado pelos eventos, tem aqui uma excelente oportunidade de anunciar para quem já demonstrou interesse.
Neste artigo, vou mostrar um passo a passo de como criar o seu anúncio com base nas interações do evento. Realço que esta funcionalidade ainda não está disponível em todas as minhas contas de anúncios. Por isso, se não encontrar esta opção disponível na sua conta, resta apenas esperar que o tio Mark disponibilize ela para você 🙂
Como criar anúncios de Facebook com base em eventos
1 – Abra o Gerenciador de Negócios do Facebook e clique em Públicos:
2 – No painel de públicos, escolha o botão Criar Público e depois público personalizado
3 – No menu que se abrirá, selecione a opção Envolvimento;
4 – Siga para Evento, o último botão da lista;
5 – Na tela de criação do público, poderá criá-lo a partir de eventos criados há pelo menos 180 dias;
Nesta parte, você pode selecionar 3 públicos ou combinar entre eles. Os que:
- Confirmaram que vão ao evento ou que demonstraram interesse
- Usuários que confirmaram que vão
- Usuários que demonstraram interesse
Depois defina há quanto tempo você quer começar a coletar esses dados, sendo que o período máximo é de 180 dias.
Por que criar públicos personalizados a partir dos eventos?
À primeira vista, pode parecer que apenas produtoras de festas ou eventos sociais tirarão proveito da nova possibilidade. Porém, a criação pode se estender a diversos outros propósitos, principalmente se costuma organizar webinários ou palestras, por exemplo. Ao salvar um público a partir de alguma aula online que deu, por exemplo, poderá usar os Facebook Ads para criar anúncios especialmente criados para trazê-los de volta às suas palestras.