Dezembro é um mês complicado para qualquer um que esteja trabalhando com venda de produtos, sejam eles em lojas físicas ou ecommerce. Uma ferramenta do Facebook passou a permitir que controle e analise o movimento gerado em sua loja por conta dos anúncios pagos na rede social. O recurso é chamado Eventos Offline e pode ser bastante útil para seus relatórios de vendas, já que permite maior precisão no momento de rastrear a origem de um cliente. Por isso, siga os passos abaixo para acompanhar conversões de Eventos Offline no Facebook.

Antes de mais nada: o que são Eventos Offline?

Como falo no primeiro parágrafo do texto, os Eventos Offline são uma maneira do dono de um estabelecimento – seja ele um restaurante ou loja de departamentos – avaliar conversões feitas fora da internet. Ou seja, a ferramenta permite gerar relatórios para avaliar o nível de clientes que foram à seu negócio fisicamente, mas que o conheceu através dos anúncios no Facebook.

De forma resumida, você envia um arquivo para o Facebook e ele sincronizará aquelas informações com os relatórios do Facebook Ads, gerando maior precisão em relação ao retorno obtido por anunciar na rede social. Dica: os Eventos Offline não são uma outra forma de eventos padrão como aniversários, festas e afins, sendo completamente diferentes entre si.

Leia também: 9 novidades que o Facebook lançou nas últimas semanas

Como criar um evento offline

Primeiramente, você deverá ter acesso ao Gerenciador de Negócios do Facebook.  Para isso, também é preciso ter uma conta (ou ser administrador de uma) no Gerenciador de anúncios. Basta entrar na página dedicada a empresas e fazer login com sua conta para criar um perfil na plataforma. Após o login, clique nas três barras horizontais no canto superior esquerdo da tela principal para acessar o menu.

facebook-offline

Em seguida, clique em Eventos Offline:

facebook-offline-eventos

Siga para o botão Criar conjunto de eventos offline:

facebook-offline-criar

Após ativar o botão, será necessário ler e aceitar os termos de condições apresentados para continuar. Cada conjunto de eventos offline é criado para acompanhar campanhas diferentes e, consequentemente, metas diferentes estabelecidas na criação dos anúncios. Após aceitar os termos, uma janela abrirá, na qual dará o nome para o conjunto e uma breve descrição.

facebook-offline-descricao

Em seguida, o Facebook questionará se deseja designar automaticamente contas do gerenciador de anúncios aos conjuntos de eventos. Caso seja um profissional de social media freelancer ou apenas administre diversas contas de anúncios simultaneamente, é recomendável que deixe a opção ativa, para que assim possa organizar melhor os eventos offline de acordo com a empresa correta.

facebook-offline-conta

Enviando um arquivo para o Eventos Offline

Para começar a enviar seus primeiros relatórios de compras presenciais, clique no botão verde com os dizeres Carregar eventos offline.

facebook-offline-carregar

O relatório a ser enviado deverá estar no formato CSV ou em TXT, os únicos que o Facebook reconhecerá na importação. Confira abaixo a sequência de cada item da janela que se abrirá para o carregamento do relatório, com suas respectivas funções explicadas logo em seguida.

facebook-offline-dados

1 – As únicas colunas descritivas que o Facebook reconhecerá são Event TimeEvent NameValue Currency. Event Time é a data de compra, Event Name se refere ao evento em si – se foi uma compra, geração de leads, entre outros -, Value é a quantia e Currency a moeda na qual o valor mencionado anteriormente foi paga. Uma compra de R$ 10 tem Value 10 e Currency igual a R$, por exemplo;

2 – Baixar modelo de arquivo – O modelo já vem com todos os descritivos de evento e identificadores possíveis no relatório, junto a alguns exemplos no formato CSV. Você pode inserir diretamente as suas informações no relatório ou editar um exportado, ajustando-o de acordo com o que é mostrado no exemplo. Confira abaixo como o modelo será apresentado:

facebook-offline-modelos

3 – Escolha a opção para carregar um arquivo;

3.2 – Também é possível copiar e colar o relatório dentro do formato aceito diretamente no Facebook. No entanto, recomendo que envie o relatório CSV, já que é o formato que normalmente é mais simples e menos propício a erros;

4 – Clique no botão para enviar o relatório depois de completo;

5 – Nomeie o relatório;

6 – Faça o envio clicando em Avançar.

Extra: O Facebook também permite 17 tipos de dados, chamados de Identificadores. Eles incluem informações como nome, sobrenome, telefone, email, CEP, entre diversos outros. Não é necessário que inclua todos os identificadores no relatório, mas sugiro fortemente que sempre inclua nome, sobrenome e email, no mínimo. O restante pode ser incluso de acordo com as informações tratadas como prioridade em seu negócio.

facebook-offline-identificadores

Finalizando a criação do conjunto de eventos offline

Após o envio do arquivo, o Facebook fará uma leitura, abrindo uma janela para que faça mapeamento dos dados, apontando erros na formatação dos dados. Não será necessário consertar no arquivo e reenviá-lo, já que o Facebook oferece diversas opções de formato para que fique de acordo com o padrão de leitura de seu algoritmo.

facebook-offline-mapeamento

Caso o Facebook não encontre nenhum erro, o envio terá sido bem-sucedido.

facebook-offline-sucesso

Com o arquivo enviado, o Facebook irá gerar um relatório das conversões offline feita através de sua campanha de anúncios. A coluna Número total de registros é a que indica o número de conversões bem-sucedidas. A partir do relatório, você poderá também criar uma audiência customizada, caso decida criar campanhas de anúncios voltadas à aumentar o número de conversões offline.

Leia também: 

O que achou dos Eventos Offline no Facebook?

A função tem como objetivo integrar o sua audiência online com as pessoas que frequentaram seu estabelecimento físico, permitindo mensurar o alcance de suas campanhas de anúncios também através destas pessoas. Embora o processo de coleta de dados para o relatório e sua respectiva edição possam ser trabalhosos – e dependem inteiramente da maneira como o proprietário fará essa coleta e manipulação das informações -, o envio em si é um processo descomplicado e após as primeiras vezes deverá ser bastante ágil.

Para saber mais como usar o Facebook para alavancar os resultados de sua empresa, confira a segunda edição do livro Facebook para Negócios. Agora com vocês: o que acharam da ferramenta? Já a aplicaram em seu negócio? Ou ainda acredita que ela precise de ajustes para se tornar mais fácil ao usuário? Vamos debater sobre o assunto na seção de comentários logo abaixo.

Mini-Curso Gestor de Tráfego

Aprenda a dar os primeiros passos numa das profissões que mais cresce em Portugal.

    Descubra como pessoas que sabiam ZERO sobre Marketing Digital conseguiram através de uma profissão mudar de vida e conquistar ganhos de mais 1000 euros por mês