Ferramentas 06/03/2012

Controle a sua produtividade com o Chrometa

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Para quem passa muito tempo na frente do computador, é essencial conseguir controlar o seu tempo, de forma a saber se está a ser produtivo nos momentos em que está a trabalhar. Para quem trabalha enquanto freelancer, perder tempo no Facebook ou ficar vendo videos no Youtube são situações que acontecem com muita facilidade. Afinal de contas, não temos alguém que nos controle e que diga para trabalhar. Uma das formas que encontrei de controlar esse meu tempo foi utilizando o Rescue Time, um software que já falei aqui no blog e que tenho aconselhado a sua utilização.

Mas há algumas semanas tenho experimentado o Chrometa, para que pudesse passar uma experiência diferente aos leitores e desse outra opção para aqueles que, por algum motivo, não gostem de utilizar o Rescue Time. Tal como este software anterior, o Chrometa pode ser experimentado de forma completamente gratuita e está disponível para ser utilizado em poucos minutos. Mas ao contrário do Rescue Time, esta aplicação apenas é grátis durante o período de teste de 30 dias, tendo depois que recorrer a um dos planos pagos:

  • Basic (19 dólares por mês)
  • Plus (29 dólares por mês)
  • Premium (49 dólares por mês)

O que o Chrometa faz?

O Chrometa não é mais do um aplicativo que fica sendo utilizado no seu computador sem que você dê por isso e ele grava todos os movimentos que você faz no computador. Se você abre uma janela, ele grava essa utilização e no final do dia faz um relatório sobre quanto tempo você andou perdendo em cada site. Por exemplo, imagine que você abre um documento no word para escrever um artigo para um cliente. O Chrometa automaticamente grava essa sua utilização. Se você sair do computador mas quer deixá-lo ligado, basta indicar ao aplicativo que você vai estar ausente e ela não contabiliza esse tempo, facilitando na hora de fazer contas com clientes.

Para instalar, basta baixar o Chrometa, para Microsoft ou Mac e depois aparecerá uma bola laranja no seu ambiente de trabalho, que não é mais do que um atalho para você aceder às suas informações no aplicativo. Nesse mesma bola laranja, terá uma opção que diz “Launch Chrometa Website”, que vai encaminhá-lo ao site do aplicativo, onde você poderá verificar toda a sua informação. Aí, você poderá verificar todos os sites onde tem investido o seu tempo. Se quiser (e aconselho que o faça), poderá dividir cada tarefa por categorias, de forma a tornar mais fácil a sua organização. De qualquer das formas, explicarei como fazê-lo mais à frente no artigo.

Chrometa para equipes

Além de poder ajudá-lo a nível individual, o Chrometa também ajuda na hora de gerir projetos em grupo. O aplicativo funciona de um modo bastante simples: dê uma tarefa a um membro da equipe e veja onde ele tem investido a maioria do tempo. Basta que ele faça um login e você estará, em tempo real, a ver onde esse seu colaborador está trabalhando.

Exporte relatórios dos clientes

Outra das grandes vantagens do Chrometa é o fato que você pode exportar relatórios para os seus clientes. Para isso, basta fazer o login, escolher o dia que pretende e o cliente para o qual esteve trabalhando. Depois, peça para exportar o relatório e será gerado um ficheiro em Excel, com todos os pormenores do seu tempo de trabalho. Outra das opções que os relatórios permitem é o fato de você poder integrá-los com o Fresh Books ou o Basecamp. Se trabalhar com outro software de gestão de projetos, o Chrometa também poderá fazer a integração, bastando para isso que você envie em email.

Recupere o tempo perdido

Recuperar o tempo perdido também é outra das opções interessantes no Chrometa. Imagine que você esteve muito ocupado na quinta-feira, mas não sabe exatamente onde esteve investindo esse tempo. Para isso, basta selecionar a opção “Timestamps” e escolher o dia que pretende “recuperar”. Depois de accionar essa opção, verá pormenorizadamente onde passou cada minuto daquele dia. Também poderá fazê-lo por períodos maiores de tempo. Imagine que quer saber onde andou perdendo o seu tempo durante o mês de Fevereiro. Basta selecionar esse espaço de tempo e terá uma relatório completo.

Outra opção bastante interessante é o fato de você poder verificar quanto tempo andou gastando com um cliente. Para isso basta ir à barra de pesquisa e indicar o nome dele. Imagine que esteve realizando um trabalho para o João Augusto. Basta escrever na barra de pesquisa o nome João Augusto e terá todos os dias e horas que esteve trabalhando para ele.

Contabilize quanto tempo perdeu fora do computador

Nem sempre você estará na frente do computador. Vão existir momentos em que você necessita de se ausentar. Por defeito, quando você passa mais do que cinco minutos sem movimentar o mouse, o Chrometa abre um pequena janela na qual pergunta o que você esteve fazendo durante esse período. Nessa mesma janela, você tem três opções: celular, encontro ou almoço. Basta escolher uma dessas opções e depois escrever na barra com um espaço com quem foi esse telefonema ou encontro. Isto facilita na hora de verificar quanto tempo perdeu com clientes. Imagine que teve num encontro com o João Augusto. Basta selecionar a opção “encontro” e escrever o nome João Augusto que ele ficará diretamente gravado no seu relatório.

Categorize clientes e projetos

Para manter mais facilmente a sua organização, o Chrometa dá-lhe a possibilidade de dividir as janelas onde visita em categorias. Existem duas opções: “pessoal” e “clientes e projetos”. Quando tem selecionada a opção clientes e projetos, ao seu lado direito terá um local para “adicionar clientes”, no qual basta clicar e adicionar o nome. Depois do nome adicionado, poderá adicionar os projetos agregados a esse cliente e quanto irá cobrar por hora. Caso queira, poderá alterar esses dados posteriormente. Na parte pessoal, basta ligar cada website a uma categoria. Por exemplo, poderá ligar o Facebook à categoria “Redes Sociais”.

Chrometa vs Rescue Time

Comparando o Rescue Time com o Chrometa, posso afirmar que o segundo conta com mais opções, especialmente quando o assunto é trabalhar em equipe. Contudo, tem sempre o preço de custo associado, que não é assim tão pouco para quem trabalha sozinho. Resumindo: se estiver trabalhando sozinho, só com blogs e sites, o Rescue Time parece ser uma opção mais do que suficiente. Mas para quem gere um grande número de clientes ou tem um time, o Chrometa é das melhores opções no mercado. De qualquer das formas, aconselho que experimente durante trinta dias este aplicativo.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.