Ferramentas 20/11/2013

Contrate freelancers e concorra a vagas de emprego no Zaask!

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Os sites de emprego para freelancers são uma excelente forma de conseguir inúmeros projetos, especialmente se você estiver no início da sua carreira de freela. Já falamos aqui na Escola Freelancer sobre várias opções e até contamos com o nosso Centro de Empregos onde divulgamos vagas diariamente. Além disso, fizemos também a review de sites como o Freelancer.com, oDesk ou Elance, só para citar alguns. Mas hoje trazemos mais um site que tem ajudado inúmeros freelancers a conseguirem novos clientes: o Zaask. Esta plataforma trabalha de uma forma bastante simples, ou seja, através dela você conseguirá ser contratado e contratar outros profissionais.

O Zaask não é uma plataforma exclusivamente dedicada a freelancers. Aqui você encontrará vários tipos de trabalho como jardinagem, estética ou danças e artes. Porém, também existem outras áreas que interessam a inúmeros freelancers, tais como:

São inúmeras as opções existentes dentro do próprio Zaask. Além disso, existem várias ofertas inseridas diariamente, o que aumenta o interesse na própria plataforma. Antes de avançarmos para as funcionalidades do Zaask, é necessário alertar que este é um site português, ou seja, você só poderá utilizar o site caso seja residente em Portugal.

Como funciona o Zaask?

Aqui você tem duas opções: ser prestador de serviços ou apresentar propostas. Mas por norma o processo é o seguinte: alguém apresenta uma proposta, os candidatos aparecem e depois o contratador escolhe uma das propostas. Depois do trabalho ser realizado, o freelancer é avaliado pelo contratante.

primeiros passos zaask

Preencha bem o seu perfil

Obviamente um dos segredos para conseguir ser contratado é ter um perfil bem completo. Isso inclui adicionar uma foto de perfil, escolher as categorias corretas, adicionar imagens de portfólio e fazer uma boa descrição de quem você é e como você trabalha. O Zaask tem uma barra lateral onde ele indica o percentual do seu perfil. Conforme for preenchendo mais dados mais completa ficará a sua barra.

Concorrendo a vagas

Uma das grandes dificuldades dos sites de emprego é terem vagas constantes. Porém, com o Zaask isso não acontece. Uma pequena análise às propostas de emprego dá para perceber que a procura de profissionais é constante. Obviamente algumas áreas são mais procuradas do que outras, mas não é difícil encontrar várias vagas abertas para cada área de trabalho.

Atenção: Terá de se registar numa determinada categoria para poder concorrer a essa vaga. Ou seja, se no seu perfil você diz que trabalha como gestor de redes sociais, só poderá concorrer a vagas dessa área. Não é possível concorrer a vagas de marketing digital quando tem no seu perfil apenas gestor de redes sociais. Por isso, preste bem atenção na hora de preencher o seu perfil.

Outro pormenor interessante no Zaask é que, o fato de você preencher o seu perfil não garante que você consiga concorrer a todas as vagas que quiser. O seu perfil será posteriormente analisado pelo Zaask e só depois dessa análise ele ficará disponível para concorrer a vagas. Esta é uma das formas do próprio site garantir que apenas bons profissionais estão presentes.

Clique aqui para inscrever-se no Zaask

Pagamentos no Zaask

Como seria de esperar, a plataforma ficará responsável por ganhar uma pequena comissão dos valores gerados. Tal como em todos os sites de emprego, quanto maior for o valor mais pequeno será o percentual. A tabela é a seguinte:

  • 0 a 999 euros – 10%
  • 1000 a 4999 – 7.5%
  • Mais do que 5000 – 5%

O processo de pagamento também é bastante simples. Antes do cliente iniciar o trabalho com você, ele deposita o valor, que fica retido no próprio Zaask. Esse valor ficará na plataforma até o freelancer terminar o trabalho. Quando o projeto é finalizado, o freelancer recebe na quinta-feira seguinte à conclusão do projeto.

O Zaask é uma boa opção?

Quem acompanha a Escola Freelancer, sabe que a minha opinião sobre sites de emprego é apenas uma: acredito que eles valem a pena, especialmente numa fase inicial. Com o passar do tempo, acredito que a estratégia do freelancer deva ser outra, procurando mais por empresas, montando a sua própria empresa, etc.

Mas digo e repito: para uma fase inicial ou com poucos clientes, os sites de emprego são uma excelente escolha.

Falando agora mais propriamente do Zaask, a plataforma agradou-me bastante em termos visuais, o que para mim é fundamental. Por outro lado, eles fazem uma excelente seleção de profissionais, outro ponto para mim essencial.

No Zaask é fácil inserir o perfil, concorrer a vagas, adicionar informação, entre outras coisas. Em termos de simplicidade, acredito que esteja um passo à frente relativamente a muitos sites.

O único ponto menos positivo é realmente estar demasiado focado no mercado de Portugal e pouco no Brasil. Porém, acredito que com o passar do tempo o site acabe por expandir para a América do Sul.

Nas próximas semanas – e confirme for ganhando maior afinidade com o site – irei partilhar com vocês algumas estratégias de como tirar o melhor proveito do Zaask.

Clique aqui para inscrever-se no Zaask

E você, qual foi a sua opinião relativamente ao Zaask? Gostou do site?

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link