Produtividade 27/06/2011

8 conselhos para voltar a ser produtivo depois das férias

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Todos os freelancers merecem um período de férias. Isto porque o descanso faz bem para que consiga manter a sua produtividade a longo prazo. Mas quando regressamos de um período de pausa, temos um problema grave: a produtividade cai drasticamente. Alguns dias de pausa fazem com que percamos a rotina do nosso trabalho, tornando-nos mais lentos e com uma velocidade de raciocínio menor do que o normal. Mas para que o choque não seja tão grande, é importante que siga algumas dicas que lhe vamos dar a seguir.

Mas antes de pensar em ter um dia produtivo depois das férias, é importante que coloque na sua cabeça que é normal que se sinta um pouco estranho nos primeiros momentos. Existem até alguns estudos afirmando que muitos trabalhadores ficam deprimidos quando regressam das férias. Falta de vontade de sair da cama ou começar um dia produtivo, são claros sintomas que está a ter dificuldades em regressar ao seu trabalho. No entanto, como sabe nós como freelancers não podemos dar a esse luxo de prolongar as férias. Sem trabalho não haverá dinheiro por isso o mais importante é mesmo começar a trabalhar e seguir algumas destas dicas.

1. Prepare a sua rotina dois dias antes

Um dos principais problemas de quem começa a trabalhar depois das férias é o facto de ter as horas de sono completamente desreguladas. Isso faz com que nos primeiros dias se sinta cansado logo pela manhã e o sono no trabalho aumente consideravelmente. Uma das formas de combater isso é alterar a sua rotina dois dias antes de voltar aos seu trabalho. Comece a simular um dia normal de trabalho, acordando, almoçando e dormindo às horas normais. Ter esta atitude ajuda a que nos primeiros dias já esteja habituado. O nosso corpo e mente vivem de rotinas mas demoram bastante tempo a habituar-se a elas. Portanto, começar pelo menos dois dias antes é o mínimo que pode fazer.

2. Organize o seu dia ao pormenor

Quando voltar novamente a produzir, o mais certo é sentir-se perdido, sem saber por onde começar. Verá à sua frente mil e uma tarefas, começa a pensar que tem muito para fazer mas na verdade não começa nada. Antes de tudo, concentre-se numa tarefa apenas. Se puder, comece pelas mais fáceis para começar a ganhar motivação. Ao ver as primeiras tarefas realizadas, vê o número de coisas a fazer diminuir drasticamente. O importante é que neste momento ganhe uma linha orientadora de trabalho, o resto virá com o tempo.

3. Saiba em que ponto se encontra o seu trabalho

Ao ir de férias, é normal que delegue alguma tarefa aos seus colaboradores ou que entregue o seu negócio durante alguns dias a alguém de confiança. Por isso, outra das primeiras coisas a fazer quando chegar é saber em que ponto se encontra o seu trabalho. Veja como os projetos estão a ser desenvolvidos, quais são os problemas a resolver ou se existe algum cliente insatisfeito que você precise de lidar. É importante que apanhe o comboio e saiba como ele está andando. Não fique à espera que a sua equipa lhe diga o que deve fazer agora. Marque uma reunião curta e diga para lhe colocarem a par de tudo.

4. Avise seus clientes que regressou

Para avisar os seus clientes que vai de férias, é importante enviar-lhes um email a avisar que ficará fora durante alguns dias ou então criar um autoresponder que envia uma mensagem a avisar quando irá de férias e quando vai regressar. Depois, ao retornar ao seu trabalho de freelancer, volte a lembrar os seus clientes de que está de regresso. Mas não o faça apenas no email. Diga-o também nas redes sociais.

5. Aceite que terá dificuldades

Outro dos problemas de quem regressa das férias é que tem dificuldades em aceitar que nos primeiros dias ficará mais lento a produzir. É perfeitamente normal que se sinta perdido! Reconhecer a sua dificuldade é o primeiro passo para não entrar em depressão ou recuperar rapidamente a motivação. Faça como os toxicodependentes: assuma que não está bem e encontre uma solução para o seu problema. Se fizer o contrário, irá entrar numa guerra interna muito grande, que impede que recupere mais rapidamente o seu ritmo de trabalho.

6. Retire tudo o que o distrai

Nos pontos anteriores, conseguimos perceber que uma das maiores dificuldades será mesmo voltar a fazer todas aquelas tarefas no período de tempo que estava habituado. Uma das formas de recuperar mais rápido a sua forma anterior, é deixar de parte tudo o que possa ser sinônimo de distração como as redes sociais ou o email. Seja rígido consigo e não perca nem um minuto com estas ferramentas. O seu objetivo agora é regressar aos níveis de produtividade anteriores, o resto são pormenores que com o tempo começarão a ganhar a dedicação de outros tempos. Para melhorar um pouco a sua produtividade, leia o nosso artigo sobre as 6 ferramentas que o ajudam a poupar tempo como freelancer.

7. Pense a longo prazo

A desmotivação no trabalho acontece muitas vezes quando regressamos das férias. Deveria ser o contrário eu sei, mas o nosso corpo reage dessa forma estranha. Uma das formas de tentar driblar este período é agarrar num papel e planejar o que quer para os próximos meses. Sonhar o que quer é uma das formas de conseguir se motivar e neste período você precisa disso mesmo. Isto porque o mais certo é que apenas tenha olhos para o que se está a passar: desorganização, baixa produtividade e pouca vontade trabalhar. Pense a longo prazo para fazer esses sentimentos desaparecerem.

8. Entre em “modo” de trabalho

Frases como “quem me dera voltar para a praia” ou “naquele hotel é que eu estava bem” são normais de acontecer depois do período de férias. Durante vários dias pouco fez, relaxou e conheceu novos locais. No fundo, tudo o que nós queremos para o nosso dia a dia né? Mas chegou o momento de voltar ao mundo real. Portanto, entre em “modo” de trabalho e evite frases como as que disse anteriormente. Elas de pouco ajudam a que volte aos níveis de produtividade anteriores. Diga o que quer e para onde quer chegar. Tudo além disso fará com que dê um passo atrás.

Você tem dificuldades quando retorna das férias?

Não é fácil voltar a produzir depois das férias. Por vezes nem é fácil quando regressamos de fim de semana, quanto mais depois de uma semana sem fazer nada. Mas é importante regressar à realidade e voltar a ganhar dinheiro como freelancer. Para isso dei-lhe algumas dicas que o podem ajudar a ter uma passagem mais fácil de um “estado” para o outro.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.