Facebook para iniciantes 02/08/2012

Conselhos para manter uma imagem profissional no Facebook

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

As redes sociais são, acima de tudo, uma excelente forma de você conseguir ligar-se a pessoas com os mesmos interesses que os seus. O Facebook faz isso através do Edgerank, o Twitter liga-o através das #’s, e por aí adiante. Para vocês, freelas, conseguir uma boa rede de contatos é essencial caso pretendam aumentar rapidamente o número de clientes. Como referi em outros artigos do site, é mais fácil você conseguir um novo projeto de um cliente que já trabalhou consigo do que conquistar um cliente novo. Quem trabalha como profissional liberal há muitos anos sabe do que estou falando. Contudo, hoje em dia ficou mais fácil você manter o contato com um cliente antigo e relembrar que ele existe. O Facebook permite que o seu cliente o visualize-o todos os dias no mural ou o LinkedIn “obriga-o” a acompanhar tudo aquilo que você publica, daí ser mais difícil o cliente “esquecer” que você existe.

Contudo, isso também dependerá da imagem que você pretende transmitir. O post de hoje vai nessa direção: a de ensiná-lo a criar um perfil mais profissional no Facebook. A ideia para o artigo surgiu, em grande parte, devido à imagem (pouco) profissional que alguns freelas transmitem nesta rede social. Em primeiro lugar, não se esqueça que as suas publicações podem ser vistas por vários milhares de pessoas e tudo o que você deixa lá conta um pouco da sua personalidade, quer seja a partilha de uma imagem, a atualização de um estado ou um comentário. Todos os pormenores contam um pouco sobre você e serão esses mesmos desabafos, que poderão fazer a diferença entre você ser escolhido ou não. Alguns clientes e empresas têm, por hábito, pesquisar o perfil dos seus clientes nas mídias sociais antes de os contratarem. Por isso, pense desde hoje duas vezes antes de publicar qualquer coisa.

LIMITANDO OS AMIGOS

Com o passar do tempo, o Facebook tem alterado as suas preferências e um dos destaques foi, sem dúvida, a oportunidade de você selecionar melhor quem o tem como “amigo” ou quem apenas recebe as atulizações que você tornar públicas. Vamos por passos. Em primeiro lugar, aconselho que você aceite como amigo realmente aquelas pessoas que tenham alguma ligação com você, sejam elas profissionais ou pessoais. Por norma, apenas aceito aqueles que realmente conheço, os que têm alguma ligação profissional ou aqueles que tenho muitos amigos em comum. Esta política impede que tenha depois como amigos aqueles “spammers” que estão sempre enchendo o saco ou que esteja constantemente recebendo convites para eventos. Acredite que se seguir estes princípios, o tempo que perde no Facebook será bem menor.

Quem você não aceitar como amigo, irá diretamente para assinante, como podem ver na imagem acima (no meu caso tenho 178 assinantes). A diferença é que esses assinantes apenas vão ver as publicações que você deixar como públicas. Tendo como exemplo a imagem acima, esta publicação será visualizada por todos, incluindo aqueles que são assinantes ou que nem sequer têm qualquer ligação comigo. Para alterar, basta clicar na opção “amigos” e a publicação apenas será vista pelos seus amigos. Você tem ainda a hipótese de mostrar apenas a algumas pessoas. Para isso, basta clicar na opção “Personalizado”. Aqui, você escolhe as pessoas que vão ver e as que não vão ver a publicação, podendo escolher uma a uma ou então por listas. O mesmo princípio aplica-se para as fotografias. Elas também podem ser públicas, para amigos ou apenas personalizadas. Aconselho que deixe aquelas fotos mais pessoais apenas para os amigos e as públicas para imagens de palestras ou de conferências.

Por último, você tem ainda a opção de criar listas, divulgando apenas o que pretende para determinadas listas. Para isso basta e ir ao lado esquerdo e procurar por “amigos”. Ao clicar aí, terá acesso às listas que você já tem. Se nunca acrescentou alguma, por defeito o Facebook traz as opções “Melhores Amigos”, “Conhecidos” e “Família” e “Restritos”. Ao clicar em cada uma delas, também poderá ver apenas a publicação destas pessoas.

INFORMAÇÃO DO SEU PERFIL

Outro dos pontos que as pessoas desprezam são as informações do seu perfil. Dizer que você mora em alguma cidade que não é a sua, mentir na sua idade e preencher o campo das informações com algo completamente sem contexto passa uma imagem pouco profissional do seu trabalho. Nesta parte, aconselho que estejam públicos e devidamente preenchidos os seguintes campos:

  • Trabalho e educação. Conte todas as fases da sua carreira profissional, pois isto poderá ajudá-lo a conseguir novos contatos e clientes.
  • Residência. Sei que por questões de segurança, muitas pessoas optam por deixar o seu endereço como privado. Neste ponto, aconselho que mostre apenas aos amigos visto que, à partida, são pessoas de confiança.
  • Informações de contato. É praticamente obrigatório para um profissional do mundo dos negócios ter as suas informações de contato sempre disponíveis.
  • Preencha o sobre você. Faça uma breve descrição da sua vida pessoal ou profissional. Mas tenha cuidado: este não é o espaço para mandar piadas ou dar erros ortográficos. Tenha tudo preenchido de forma profissional.

CONFIGURAÇÕES DE PRIVACIDADE

É normal que você tire uma foto “menos normal” depois de uma ida para a balada ou que algum amigo seu decida publicar uma frase no seu mural. Isto são situações que acontecem, mas que certamente podem ser evitadas de serem transmitidas para a praça pública. O Facebook nos dá a possibilidade de limitar todos estas problemas. Para isso, você apenas necessita de ir ao painel Configurações de Privacidade e selecionar as opções. A imagem que irá aparecer deve ser algo mais ou menos como esta.

Dos cinco, eu aconselho que tenham em atenção principalmente os dois primeiros. O “Como conectar” é uma categoria que vai gerir as pessoas que são pouco próxima a si. Neste campo, você pode permitir receber pedidos de amizade de pessoas que não conhece, as mensagens ou que o encontrem através do endereço de email. Se pretende ser encontrado de uma maneira mais fácil, aconselho que permita o acesso nos três campos.

Na “Linha do Tempo e Marcação”, você poderá bloquear aquelas fotos menos desejadas que muitas vezes aparecem no seu mural. Aqui vão as configurações que aconselho:

  • Quem pode publicar em sua linha do tempo? Ninguém
  • Analisar publicações em que você foi marcado antes que estas apareçam na sua linha do tempo? Ativado
  • Quem pode ver publicações nas quais você foi marcado em sua linha do tempo? Amigos
  • Analisar marcações feitas por seus amigos em suas próprias publicações no Facebook? Ativado
  • Quem vê as sugestões de marcação quando as fotos parecidas com você são carregadas? Amigos

Quando aos outros três campos, deixo à sua escolha, mas tenha principal cuidado com aplicativos. Caso não sejam bloqueados, estarão o tempo todo entregando notificações no seu Facebook.

CHAT

Se você é um profissional atarefado, certamente é daquelas pessoas que não perde tempo tendo conversas chatas no Chat. No entanto, a possibilidade que o Facebook dá de comunicar com os outros profissionais da sua área também é uma grande vantagem. Agora, você poderá ficar on apenas para aquelas pessoas que lhe interessam. De fato, é bastante simples fazê-lo. Você apenas precisa de clicar na barra do chat que está ao seu lado direito, pressionando um ícone semelhante a uma estrela. Aqui, você terá três  opções:

  • Todos os seus amigos veem você, exceto. Neste caso, você escolhe as pessoas que não vão ver o seu nome no chat.
  • Apenas alguns amigos podem vê-lo. Aqui vão ficar apenas aqueles que vão ver que você está on-line no chat.
  • Nenhum amigo pode vê-lo (desconectar). Como seria de esperar, esta opção serve para você desligar o chat.

A partir do momento em que você ficar on-line apenas para aquelas pessoas que são realmente relevantes para a sua vida, você verá que a sua produtividade aumenta consideravelmente. Nesta parte das mensagens, alerto ainda que as mensagens enviadas pelas pessoas que não são seus amigos, também são recebidas. Contudo, elas ficam um pouco “escondidas”. Se você clicar, do seu lado esquerdo, nas mensagens, verá que aparece uma caixa azul logo abaixo. Aí estão todas as suas mensagens enviadas pelas pessoas que não são (ou eram) seus amigos.

OUTROS ASSUNTOS

Cumprir estas regras é muito importante para você conseguir criar uma boa imagem no Facebook. Contudo, elas não são suficientes. O primeiro ponto que você deve compreender é que o Facebook não é un local de desabafo da sua vida pessoal. Os seus problemas devem ser mantidos para si. Evite contar a todo mundo que não está satisfeito com um determinado cliente ou que o seu namorado terminou consigo, partilhando frases melancólicas. Passe para o papel do cliente: você contrataria alguém que andou criticando outro cliente em público?

Antes de terminar este artigo, vou dar-lhe algumas dicas para você passar a ser uma pessoa mais “interessante” nas mídias sociais e consiga que mais pessoas acompanhem o seu trabalho:

  • Compartilhe o que você descobrir: Encontrou uma foto que gostou? Compartilhe. Leu sobre uma ideia de negócio inovadora? Compartilhe. Só compartilhando fatos e ideias interessantes a sua página irá crescer.
  • Faça qualquer coisa: Ficar parado é ruim para a sua página do Facebook. Ela vai perdendo o Edgerank de ficar muitos dias parada. Partilhe, mas partilhe conteúdo interessante de forma constante.
  • Seja você mesmo: Ser original nas redes sociais é uma forma interessante de conseguir mais pessoas para acompanharem os seus trabalho. Seja polémico e dê a sua opinião. As pessoas gostam disso.
  • Minimize a arrogância: A partir do momento em que partilha algo, está sujeito a elogios e criticas. Aprende a lidar com ambos para criar relações mais fortes.

Apesar de poucas pessoas comentarem ou fazerem “like”, a verdade é que centenas de pessoas vêem todos os dias as suas publicações. Você é que escolhe a imagem que pretende passar para o exterior. Siga alguns destes conselhos e melhore a sua imagem profissional no Facebook.

Aproveite e acompanhe o meu perfil no Facebook clicando aqui.

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link