Marketing Digital 23/03/2012

8 conselhos para gerir vários projetos ao mesmo tempo na internet

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Quem trabalha na internet, geralmente tem mais do que um projeto. É comum vermos blogueiros escrevendo para três ou quatro blogs ou freelancers terem um site para complementar o seu trabalho no dia-a-dia. Isto é algo real e felizmente que isso acontece. Ter mais do que um projeto ajuda-nos a ser mais organizados e a aprendermos sobre áreas completamente distintas. Contudo, vejo muitas pessoas caírem no erro de terem várias ideias e não levarem nenhumas delas a sério.

O Paulo Faustino já referiu muitas vezes na Escola Dinheiro o quanto é importante você dedicar-se a fundo num projeto e fazer dele algo único. E é este o primeiro ponto que quero falar no artigo de hoje. Por mais que eu lhe dê dicas para gerir vários projetos na internet, o meu conselho vai sempre para que não exagere no número de iniciativas em que está envolvido. Como referi acima, é muito natural vermos pessoas se envolvendo numa quantidade enorme de projetos, dedicando alguns minutos por dia a cada um, esperando conseguir ganhar um pouco de dinheiro em cada um deles. O mais correto, a longo prazo, é sempre investir em menos projetos, mas dar-lhes mais qualidade.

Depois de esclarecer este ponto, vou dar alguns conselhos para conseguir gerir os seus projetos eficazmente. Eles têm sido utilizados por mim conforme o número de projetos têm aumentando e acredito que também possam ajudar o leitor na hora de tentar ter um dia mais produtivo trabalhando em casa.

1. FAÇA UMA PEQUENA PLANILHA PARA O PRÓXIMO DIA

Para conseguir ser mais produtivo, um dos segredos é deixar tudo organizado na noite anterior. Agarre na sua agenda ou numa simples folha de papel e defina o que vai fazer quando acordar no dia seguinte. Pode até colocar apenas alguns pontos. O importante é que comece fazendo um mapa mental daquilo que tem para fazer. Eu sei que em alguns casos você pode terminar o dia cansado e com muita vontade de ir dormir. No entanto, faça sempre um pequeno esforço para cumprir esse hábito. Pense que são apenas mais cinco minutos, mas que no dia seguinte pode valer muito mais tempo.

Com a repetição desta tarefa, você acabará adquirindo o hábito naturalmente. Verá que em poucos dias já estará fazendo isso de forma natural e até irá se sentir perdido quando não o fizer. Se tem dificuldades em organizar o seu dia, pondere ler alguns destes nossos artigos:

2. DIVIDA O SEU DIA EM BLOCOS DE TEMPO PARA CADA PROJETO

Outro dos segredos que utilizo no meu dia-a-dia é definir cada hora por dia para um projeto. Ao fazer a planilha na noite anterior, já sei que durante a manhã vou dedicar um determinado período de tempo a um projeto, outro período de tempo a outro e por aí adiante. Este hábito evita que a sua cabeça fique pensando em mil e uma coisas ao mesmo tempo, o que é na realidade um dos grandes problemas para quem gere vários projetos.

Sempre fui fã de uma postura Zen Habits, focando-me em uma tarefa de cada vez. Considero que essa opção é a bem menos estressante e que gera melhores frutos a longo prazo. Muitas pessoas gostam de sentir “ocupadas”. Por isso fazem muita coisa ao mesmo tempo, mas na verdade estão a ser pouco produtivas. Isso apenas acontece porque o stress aumenta, não tendo depois grande reflexos práticos nas tarefas concluídas.

3. SAIBA DIZER “NÃO” AO TRABALHO

Uma das dificuldades que me deparei ao início foi o fato de não saber efetivamente quando parar. Na verdade, começamos a pensar que há sempre um pouco mais de tempo para colocar aquele artigo no blog ou para traduzir mais um trabalho dos clientes. Afinal de contas, quanto mais trabalhar um freelancer mais dinheiro irá ganhar ao final do mês. Apesar disso, esta falta de controle pode trazer maus resultados, principalmente a nível pessoal ou de relacionamentos. Começar a ficar viciado no trabalho não é uma boa política.

O melhor que tem a fazer é definir qual será a quantidade do seu trabalho diariamente. A título de exemplo, eu aqui na Escola Freelancer sei que tenho de fazer um artigo por dia, colocar algumas postagens no Facebook e no Twitter. Essas são as minhas tarefas. Tirando isso, raramente visito o blog ou penso em algo relacionado com ele. Sem dúvida que é complicado de fazê-lo, principalmente no início do projeto, em que estamos sempre com vontade de verificar quantas visitas tivemos ou se alguém fez um comentário. Mas sem este hábito, seria completamente impossível conseguir fazer crescer outros projetos à velocidade que pretendo.

4. UTILIZE SOFTWARES PARA MEDIR O SEU TEMPO

Se você não sabe se está gerindo o seu tempo de forma correta, o meu conselho é que utilize alguns softwares que o podem ajudar. Já falei aqui do Rescue Time e do Chrometa, que são dois softwares que aconselho vivamente. Para quem não os conhece, estes aplicativos verificam que sites você visitou e no final do dia gera um pequeno relatório, com todos os minutos gastos. Esta é uma boa forma de você ter uma noção real de onde e em que projetos anda investindo realmente o seu tempo. Os dois são gratuitos, por isso vale a pena experimentar.

5. FAÇA O GERENCIAMENTO DAS REDES SOCIAIS E DO EMAIL DA FORMA CORRETA

Para quem tem mais que um blog por exemplo, acaba por perder muito tempo no gerenciamento das redes sociais. Necessita de interagir com os seus seguidores, dar resposta a comentários e divulgar os seus artigos. Já para não falar das suas contas pessoais. São efetivamente muitos minutos que se perdem. Mas como fazer nestes casos? O meu conselho é que também para as redes sociais, defina o que vai fazer. Ficam aqui alguns pontos que deve analisar:

  • Usa algum software para a gestão de vários contas? (como o Tweetdeck por exemplo)
  • Irá responder a comentários ou apenas divulgar os seus artigos?
  • Vai investir em publicidade para aumentar a sua rede de seguidores?
  • Vai apostar num design atrativo ou isso para si não é relevante?

Todos estes pontos são sempre uma fonte de perda/investimento de tempo. Se você vai responder a comentários na sua página de fãs do Facebook, por exemplo, terá que reservar uns bons minutos do seu dia para isso. Outra das dificuldades é gerir a caixa de emails. Acredite que irá receber dezenas (se não centenas por dia) quanto tiver mais do que um projeto de destaque na internet. Então o que fazer? Faça o mesmo do que nas redes sociais: defina períodos do dia para ler os emails. Um pela manhã, outro pela hora de almoço e um à noite devem ser suficientes.

6. FOQUE-SE AO MÁXIMO NO QUE ESTÁ FAZENDO

Gerir vários projetos não é fácil e exige sempre alguma força de vontade acima da média. Mas mais do que força de vontade, um dos segredos é o foco naquilo que está fazendo. Para mim, é completamente impossível estar com chats ligados ou atender chamadas enquanto estou escrevendo. Além de me quebrar a concentração, é uma perda de tempo que acaba acumulando o meu trabalho. Quanto termino um texto, aí sim vou responder às solicitações que estão pendentes. Se você está trabalhando em vários projetos, aconselho que tente se concentrar ao máximo em cada tarefa. Além do trabalho ser feito de forma mais rápida e com mais qualidade, provoca-lhe menos stress.

7. PENSE TAMBÉM NO FUTURO DOS SEUS PROJETOS

Ao termos muita coisa para fazer no dia-a-dia, o mais comum é ficar focado apenas nas próximas 24 horas. Se você tem de escrever cinco artigos para blogs, é um erro ficar focado apenas nesses cinco artigos. Será que o seu blog não precisa de ebook? E o layout, há quanto tempo não o altera? Tem escrito guest-posts? Estas questões são apenas alguns exemplos de atitudes que você deve ter fora da sua rotina normal.

Outra das questões é a publicidade. Ficar escrevendo artigos esperando que o seu site suba no Google mais tarde ou mais cedo é uma autêntica perda de tempo. Porquê? Suponha que sem publicidade em outros sites, cada artigo que você escreve é lido por 100 pessoas. Com o investimento em propaganda, esse artigo poderia ser lido por 300. É verdade que gastou dinheiro, mas o processo foi bem mais rápido. Até lá, quantos artigos não estaria escrevendo apenas para 100 pessoas?

8. NÃO DEIXE DE ESTUDAR SOBRE A SUA ÁREA

A correria do dia-a-dia faz com que pensemos apenas no imediato. O que interessa é ter clientes e leitores satisfeitos. Aqui, hoje e agora. Se é certo que é importante conseguirmos satisfazer quem nos acompanha, também é importante sabermos mostrar algo de novo para eles. Mas para isso precisamos de fazer uma coisa: renovar conhecimentos. Sem reservar algum tempo para o estudo, tudo aquilo que sabe acabará ficando para trás e à mercê de um concorrentes que seja mais curioso do que você.

Como pôde ver, gerir um projeto não é algo fácil. Existem muitos princípios que você deve seguir caso queira ter sucesso a longo prazo. Aqui ficam alguns deles, baseados na minha experiência gerindo vários projetos.

E você, quais são os seus segredos para gerir muitos sites e clientes? Que técnicas aconselha aos outros leitores?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.