Marketing Digital 28/07/2011

6 conselhos para encontrar o ritmo certo para escrever artigos para o seu blog

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Quando um freelancer cria um blog, o entusiasmo é geral ao início. Escrever todos os dias parece ser a palavra de ordem. Ao início tudo vai indo bem. Um texto por dia parece algo fácil de conseguir. Contudo, com o passar das semanas o ritmo começa a diminuir. Um dia porque não pode, outro porque teve que ficou trabalhando até tarde e lá fica um artigo por escrever. Com o ritmo a decair, o mais certo será abandonar o seu blog passado algumas semanas ou meses. Se isso aconteceu consigo, acredite que faz parte do grande grupo de aspirantes a blogger que desistem do seu projeto passado três meses. Isto acontece porque as pessoas não conseguem encontrar o ritmo certo para escrever.

É muito fácil deixar-se entusiasmar pelas primeiras semanas. Mas nenhum negócio vive desse impeto inicial. Tal como qualquer trabalho de freelancer, um blog é uma ideia que deve ganhar peso e credibilidade com o passar do tempo e nunca de um dia para o outro. A pressa, nesta caso, será uma grande inimiga na fase inicial. Além disso, ao conseguir encontrar o seu ritmo certo, irá conseguir mais criatividade para escrever artigos com melhor qualidade, pois a periodicidade deixará de ser uma dor de cabeça mas sim uma aliada que irá jogar a seu favor. Mas antes de dar uma vista de olhos pelos nossos conselhos, veja algumas dicas sobre como escrever artigos para blogs:

1. Defina um período do dia para escrever

Uma das formas de encontrar o seu ritmo de escrita é definir em que período do dia se sente mais confortável para escrever. De manhã, à tarde ou à noite, tanto faz. O importante é que você saiba aquele momento está reservado para o seu blog. O fato de nunca saber quando irá escrever o seu artigo, provoca uma desorganização na sua cabeça, fazendo com que se preocupe quando vai escrever e não o que vai escrever, que acaba por ser o mais importante. Além disso, definir um período do dia ajuda a descobrir um pouco mais qual é a melhor hora para escrever. No fundo, saberá quando se sente mais inspirado. Existem pessoas que preferem trabalhar à noite enquanto outras gostam de produzir logo pela manhã.

2. Não dê tudo logo de início

Começar por escrever um ou dois artigos por dia pode ser uma grande vantagem, desde que consiga manter esse ritmo durante um certo período de tempo. Caso contrário, irá esgotar todas as suas ideias ao início e irá começar a ter dificuldades nas semanas seguintes. É importante saber dosear a sua vontade e a sua inspiração. Escrever muito ao início pode ser um tática importante, se o seu objetivo for conseguir o maior número possível de conteúdo para aparecer no Google. Mas esta estratégia necessita de ser pensada sempre a longo prazo. Caso contrário, começará a desmotivar-se quando vir que as ideias para textos começam a faltar.

3. Defina as linhas mestras do seu artigo

Outro dos problemas de quem escreve nos blogs é o fato de não saberem com que bases escrevem cada texto. Vou lhe dar um exemplo para que perceba melhor. Na Escola Freelancer ou em qualquer outro site da rede de escolas, sabíamos que o nosso artigo tem de ter um determinado número de palavras, que leva um certo número de palavras ou que os títulos têm uma formatação adequada. Apesar dos dois últimos pontos serem quase banais, o primeiro parece não ser utilizado por todos os blogueiros. Umas vezes escrevem um texto enorme mas em outras vê-se artigos com meia dúzia de palavras. Esta má gestão cria dois problemas.

Por um lado o leitor não sabe o que esperar e por outro você também não sabe quanto tempo irá demorar para escrever um artigo. Um conselho que lhe dou é que defina um número mínimo de palavras para cada artigo. Assim, irá se sentir obrigado a manter uma regularidade interessante.

4. Primeiro a qualidade, depois a quantidade

Um dos pressupostos que o podem ajudar a manter a regularidade é o de que deve optar sempre pela qualidade dos seus artigos em prol da quantidade. Ter sempre esta ideia na sua cabeça ajuda-o a evitar que comece a publicar artigos apenas por publicar. Exija sempre de si a qualidade máxima naquilo que fizer. A qualidade é algo determinante para que o seu negócio seja um dos melhores e se destaque da mediocridade.

5. Defina quantos artigos vai escrever por semana, não os dias que irá escrever

Se você não consegue escrever um texto todos os dias, não se preocupe. É uma demonstração de que conhece as suas limitações e deste modo não vai defraudar as expectativas dos seus leitores. Para que tenha a sua vida mais facilitada, aconselho que defina quantos artigos por semana vai escrever e não os dias da semana que o vai fazer. Isto ajuda a que consiga manter a sua organização. Se definir que vai redigir três posts por semana, sabe que se não o fizer na segunda-feira poderá fazê-lo no dia seguinte, sem problemas. Esta é uma das formas de diminuir a pressão que tem sobre si, ficando mais motivado para trabalhar. Outro conselho que lhe dou é que tente escrever nos primeiros dias da semana. Deste modo previne imprevistos que possam acontecer à última da hora.

6. Seja sincero consigo mesmo

Outra das coisas que o vai ajudar a manter a regularidade dos seus posts é a sinceridade que deve ter consigo mesmo. Só escreve aqueles que for capaz. Se apenas consegue fazê-lo uma vez por semana, qual é o problema? Cada um tem o seu ritmo do dia-a-dia e o tempo livre para se dedicar a um blog. Ser sincero neste aspecto, significa saber o que esperar de si e não defraudar expectativas, tanto suas como do leitor.

Você sabe qual seu ritmo de escrita?

Saber o seu ritmo de trabalho significa saber onde quer chegar mas principalmente em quanto tempo quer fazê-lo. Antes de querer conhecer o seu negócio, é importante que se conheça a si mesmo. E  o fato de os blogs serem algo quase grátis, faz com que as pessoas não se preocupem muito com a seriedade e o ritmo de produção do seu negócio. Mas você não deve cair nesse erro.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link