Produtividade 01/10/2012

Conselhos para começar a sua segunda-feira de um modo produtivo

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

A segunda-feira é, por norma um dos dias mais difíceis da semana. O profissional retorna do final de semana, depois de alguns dias de descanso, e tem dificuldades em entrar no ritmo certo para trabalhar. Na internet é fácil encontrar estudos que revelam as dificuldades do trabalhadores em começar a produzir durante a segunda-feira. Os motivos para isso acontecer são os mais variados e dependem de pessoa para pessoa. Alguns não gostam daquilo que fazem enquanto outros detestam o seu ambiente de trabalho. Mas como este artigo é dedicado a todos os freelas, partimos do princípio que estes dois pontos anteriores não fazem qualquer sentido. Então, porque motivo os profissionais independentes começam, por norma, a segunda-feira de um modo mais lento do que o habitual?

Vejamos alguns dos “sintomas” presentes nos freelas que têm dificuldades em serem produtivos durante a segunda-feira:

  • Dificuldades em ter as suas tarefas concluídas.
  • Facilmente distraem-se com as redes socais, vídeos no Youtube ou outros sites do gênero.
  • Começam o dia alguns minutos ou horas depois do habitual.
  • Estão sem ideias e não conseguem encontrar formas criativas de ultrapassar os seus problemas.
  • Acabam a primeira manhã da semana e não têm grande parte das tarefas do dia realizadas
Se você está com alguns destes problemas, a sua rotina de segunda-feira deve literalmente modificada. Para que resolva de uma vez por todas esse problemas, vamos dar-lhe alguns conselhos para ultrapassar este dificuldade!

O DOMINGO É IMPORTANTE

Eu entendo que o domingo seja um dia descanso. No entanto, se utilizar 30 minutos que sejam para organizar a sua segunda-feira, isso já será uma grande ajuda e irá fazer uma grande diferença no começo da sua semana. O meu conselho é que agarre no seu Wunderlist ou agenda pessoal e que aponte tudo aquilo que tem para fazer no dia seguinte, com principal foco para as tarefas matinais, visto que são estas que vão tomar conta das suas primeiras horas da semana. Se for bem sucedido nestas primeiras horas torna-se mais fácil conseguir ganhar o “embalo” necessário para as tarefas seguintes.

O SEGREDO DOS DOIS MINUTOS

A procrastinação é um problema muito grave, principalmente para quem depende diretamente da sua produtividade como é o caso dos freelancers. Ficar adiando uma tarefa é sinônimo de não conseguir entregar o trabalho na data combinada com o cliente ou de fazer com que os seus rendimentos caiam. O segredo para contornar a procrastinação é muito simples: comece uma tarefa e não perca o foco durante pelo menos dois minutos. Se conseguir trabalhar nesse projeto durante, pelo menos, dois minutos, já terá eliminado essa vontade de adiar a tarefa e o trabalho começará a fluir com maior normalidade. Adiar uma tarefa muitas vezes é sinónimo de nem sequer ter começado. Mas se você cumprir este objetivo dos dois minutos, certamente ficará mais fácil ficar motivado e conseguirá melhores resultados. Se precisar, considere utilizar o Focus Booster.

MAIS FÁCEIS PRIMEIRO

É melhor começar pelas mais fáceis ou mais difíceis primeiro? Já respondi a esta pergunta em alguns artigos anteriores. Mas a resposta foi dada num conceito geral. Se olharmos apenas para a segunda-feira, qual das opções deve tomar? A meu ver, é bem mais lógico começar pelas mais fáceis em primeiro lugar. Por um simples motivo: a motivação no trabalho. Se começar a ver as suas tarefas concluídas nas primeiras horas, ficará com maior vontade de iniciar as tarefas seguintes e por aí adiante. Pelo contrário, se tiver uma tarefa complicada, ela acabará por adiar as restantes tarefas e aí a vontade de trabalhar diminui.

PENSE A LONGO PRAZO

Uma das razões para as pessoas adiarem constantemente as suas tarefas é o fato de não terem uma visão a longo prazo. Ao pensar apenas no seu dia e no que tem para fazer nas próximas 24 horas, não conseguirá visualizar o impacto que as tarefas de hoje têm na sua organização semanal. Ou seja, atrasar uma tarefa na segunda-feira pela manhã pode levar a que as suas tarefas planejadas para a tarde passem para terça-feira e por aí adiante. Por isso, o meu conselho vai para que, quando planejar o seu dia ao domingo, aproveite e faça também um balanço semanal, de tudo aquilo que tem para fazer. Certamente irá “ver” as tarefas de segunda-feira como mais urgentes.

FOCO

Depois de regressar do final de semana, é normal que a sua capacidade de concentração esteja num nível mais baixo. Por norma, um profissional atinge o pico das suas capacidades de terça a quinta-feira, sendo que a segunda e a sexta-feira são os dias de menor produtividade, por razões óbvias. Portanto, manter o foco naquilo que está fazendo é essencial. Para ajudá-lo, aconselho que utilize a Técnica de Pomodoro. Ao diminuir o número de minutos consecutivos que trabalha e aumentando os intervalos, acaba por ser mais fácil manter a concentração num dia mais complicado como é a sexta-feira.

EVITE AS REUNIÕES

Lembra-se de eu ter dito acima que é importante começar pela tarefas mais fáceis primeiro? O problema é que existe uma tarefa que, por norma, os clientes gostam de marcar para a segunda-feira: as reuniões. Se quiser começar uma segunda-feira perdendo tempo, comece com uma reunião. Elas afetam drasticamente a sua produtividade. Não só porque a sua duração é sempre incerta, mas também porque ela pode originar novas tarefas e estragar completamente a estrutura da sua semana. Portanto, reuniões à segunda-feira é para esquecer. Tente marcá-las para as quintas ou sextas-feiras.

CUIDADO COM OS EMAILS E AS REDES SOCIAIS

Quem passou o final de semana longe do computador, a segunda-feira é uma caixinha de surpresas. São centenas de emails e notificações nas redes sociais que você irá receber. A tentação é de, logo pela segunda-feira, verificar todas as novidades. Sei que pode ser difícil de resistir a este hábito, mas seja disciplinado. Se o email for algo essencial para o seu trabalho, aproveite então os primeiros minutos do dia para dar uma olhada e evite abrir aqueles emails menos necessários. Quanto às redes sociais, também depende do seu trabalho. Se você trabalha com um site e tem necessidade de gerir uma página de fãs no Facebook, como eu, é quase obrigatório abrir o Facebook logo pela manhã. Para evitar que a sua produtividade caia quando vai a um site deste gênero, o meu conselho é que deixe tudo planejado e de seguida abandone o site. Ainda por cima agora, no Facebook, você já pode agendar as suas postagens. Fazer o upload das suas atualizações do dia e depois abandonar a página é uma boa opção.

FAÇA!

Mais do que seguir todos estes conselhos que dei acima, é importante partir para a ação. De nada vale você evitar reuniões, não ir ao Facebook ou planejar o seu dia se não partir para a ação. A motivação acontece quando nos partimos para a ação. Quando mais produzir, mais motivado poderá ficar. A segunda-feira é um dia igual a todos os outros, apenas conta com algumas diferenças por ser o primeiro dia depois de um final de semana. No entanto, na soma total dos seus cinco ou seis de trabalho, a segunda-feira é tão importante como todos os outros. São mais 24 horas para atingir o seu objetivo. São mais 24 horas para chegar mais perto da sua meta.

E você, como lida com a segunda-feira? Sente que a sua produtividade cai neste dia?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link