Marketing Digital 10/09/2012

Conselhos na hora de escolher um espaço de cowork para trabalhar

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Um dos pontos positivos em ser freelancer é o fato de poder escolher onde pretende trabalhar. Em casa, no café, no escritório ou no cowork. São tudo locais bastante apetecíveis para você conseguir produzir e conseguir retirar o maior aproveitamento de todo o seu tempo. A escolha do local apenas dependerá de você. Se preferir maior calma e concentração, talvez o escritório seja melhor. Já se o barulho não for um incómodo durante as suas horas de trabalho, o café provavelmente é o local mais apropriado para si. Enfim, tudo depende do seu gosto pessoal. No entanto, temos visto um crescimento muito grande de espaços cowork em todo o Brasil durante os últimos anos. Com o país em claro desenvolvimento, existe um número maior de profissionais liberais e daí existir também uma maior procura por este género de espaços.

Dica: Se quiser saber todos os locais de cowork em Portugal e no Brasil, visite a nossa lista de coworks clicando aqui.

No entanto, é necessário que você saiba escolher o melhor espaço para si. Alugar uma sala num cowork não significa que imediatamente terá um local agradável para trabalhar. Infelizmente, existem espaços que atrapalham muito mais do que ajudam na nossa produtividade enquanto freelancers. Para ajudá-lo, hoje preparei um artigo com alguns conselhos sobre o que deve fazer antes de escolher um espaço como este.

FAÇA UMA ANÁLISE PESSOAL

Como referi acima, escolher o local para trabalhar como freelancer vai depender muito das suas características enquanto pessoa. Se você for uma pessoa que tolera um pouco de barulho e movimentação de pessoas à sua volta, o cowork possivelmente será um local interessante para si. Mas além da análise pessoal, precisa de perceber se o seu género de trabalho permite que esteja trabalhando num cowork. Se você for jornalista freelancer, por exemplo, e precisar de estar sempre fazendo telefonemas, talvez este gênero de espaços não sejam a melhor opção. Já se você for um blogueiro ou web designer, o cowork é um excelente espaço para você se manter focado e ter todas as condições para trabalhar.

COMUNIDADE

Todos os coworks têm uma comunidade mais específica. Existem alguns que contam com um maior número de programadores, outros com mais escritores freelancers, enfim, tudo irá depender do ambiente e das condições dadas por esse cowork. Essa mesma comunidade deve ser analisada por si antes de entrar no cowork. Um dos benefícios de você estar num espaço com outras pessoas é o fato de poder trocar algumas ideias e quem sabe criar alguns parceiros de negócios. No entanto, se você for para um cowork onde existe um número reduzido de pessoas na sua área e onde você não consegue criar relações interessantes, os benefícios não serão assim tão óbvios. Além disso, existem coworks um pouco mais desorganizados do que outros. O ambiente de trabalho em que você vai trabalhar também pode pesar na sua decisão.

ESPAÇO PARA REUNIÕES

Um dos contras em você ter o seu escritório em casa é que não existe um local específico para receber os seus clientes. Ok, poderemos recebê-lo na nossa casa, mas continuaremos sem passar uma imagem muito profissional. Alguns coworks contam com espaços para reuniões, onde você poderá alugar uma sala durante um determinado período de tempo e conseguir ter esse espaço reservado só para si.

ENDEREÇO E TELEFONE

Alguns coworks permitem que você indique aos seus clientes ou aos seus fornecedores que é naquele local que a sua empresa está localizada. Dessa forma, você ficará com tudo concentrado apenas num espaço. Caso o seu cowork mais próximo tenha esta opção, será uma vantagem enorme. Outro dos serviços que muitos coworks já têm é a possibilidade do atendimento profissional. Ou seja, a sua empresa acaba tendo um linha de atendimento inteiramente dedicada a si, podendo esse número ser fornecido aos seus clientes. Esta opção pode ser muito benéfica pois evita que você seja obrigado a dar o número do celular. E como sabemos, muitas vezes dar o número do celular ao nosso cliente é sinónimo de telefonemas durante a noite e fora da hora de trabalho.

LOCAL PARA PAUSAS

Manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é determinante. Por isso, você necessita de algumas pausas para conseguir manter os seus níveis de produtividade. Quando pensar em alugar um cowork, verifique se esse mesmo espaço conta com um local para fazer as suas pausas, beber um café ou fazer um lanche. Felizmente para muitos freelancers, hoje em dia existem coworks com café gratuito!

PAGAMENTOS

Nos coworks, você tem duas opções: pagamento conforme as vezes que disfrutar do local (por dia ou por mês) e pagamentos com contrato, no qual você paga um valor mensal e disfruta do ambiente de trabalho quantas vezes quiser. Qual dos dois é melhor? Depende. Se por um lado o pagamento por contrato permite que você poupe algum dinheiro e dá-lhe outro género de regalias, por outro não escolha esta opção caso nunca tenha trabalhado dentro de um cowork. Você pode não conseguir adaptar-se muito bem a esta forma de trabalhar (algo normal) e portanto poderá estar perdendo dinheiro. O meu conselho é que experimente durante alguns dias ou meses e depois, se for do seu agrado, aí sim assine um contrato.

De realçar, ainda, que existem alguns espaços de coworking que permitem não só o aluguel do espaço para um freelancer, mas também para toda uma equipa com vários elementos. Por norma, este gênero de opções está apenas disponível para situações com contrato.

CONFIRA SE EXISTEM FRANCHISINGS

Com o crescimento dos coworkings, aumentou também o número de empresas que apostam nos franchisings deste género de negócios. Se você é um freelancer que viaja muito e gosta de marcar encontros com os seus clientes em locais de qualidade, este pode ser um ponto a ter em conta. Isto porque muitos franchisings permitem que você possa trabalhar em cidades diferentes utilizando o mesmo contrato. Portanto, se você é um freela que está constantemente viajando, verifique se esse cowork conta com algum franchising em outra cidade. Além disso, existem espaços que também fazem parcerias com outros coworks de cidades diferentes, o que pode ser outra opção interessante.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Todos nós, freelancers, temos o nosso horário de trabalho bem estipulado. Enquanto alguns gostam de trabalhar mais durante o dia, outros preferem-no fazê-lo à noite. No entanto, grande parte do coworks só estão abertos das 9 às 17 horas, um horário que não serve para muitos profissionais independentes. Se você é daquelas pessoas que prefere trabalhar à noite, verifique se esse cowork está aberto durante as horas menos comuns. Felizmente, existem cada vez mais espaços deste género abertos 24 horas.

EQUIPAMENTO NECESSÁRIO

Ter um espaço onde você possa levar o seu computador e trabalhar é muito pouco para qualquer freelancer. É necessário que exista um local para copiar ou imprimir os seus documentos, wi-fi, telefone, entre outros. Antes de tomar a sua decisão, analise se esse cowork conta com todos esses benefícios e quanto você precisa de pagar por cada um deles.

SEGURANÇA

Apesar de ser um espaço profissional e baseados na confiança, os coworks são utilizados por várias pessoas, muitas das quais você nem sequer conhece e que jamais viu na sua vida. Por isso, por vezes é comum desaparecer algum material. Tenha bastante cuidado e verifique se esse cowork é um local seguro, onde você poderá deixar o seu computador ou celular durante alguns minutos, sem que nada aconteça. Por norma, os coworks contam com um seguro no caso de desaparecer algum material dentro do seu espaço. Tente verificar se o cowork que irá utilizar tem algum contrato com uma seguradora.

CONCLUSÃO

O cowork é um local fantástico para trabalhar. Se você tem problemas em ser produtivo em casa, considere o cowork como um local para trabalhar. Especialmente se você estiver no início e não quiser investir num espaço próprio, este gênero de ambiente de trabalho poderá ser bastante econômico. Nestes locais, você tem a vantagem de conhecer outras pessoas e ainda contar com um espaço bem organizado.

E você, já alguma vez trabalhou num cowork? Como foi a sua experiência?

Abraço e até já!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link