Produtividade 24/05/2013

Como utilizar os lembretes do Evernote para aumentar a sua produtividade

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Durante o dia de ontem (23 de maio), o Evernote lançou uma opção que deixou empolgados todos os fãs desta excelente ferramenta: a opção de lembretes. A partir de agora, todos os usuários do Evernote podem definir um período de tempo exato para lerem ou relerem uma nota. E melhor: o próprio Evernote envia uma notificação alertando que está na hora de dar uma olhada naquela nota. Era um recurso há muito pedido por todos os usuários do aplicativo mas que só agora foi lançado.

Esta opção apenas está disponível para os usuários da versão web, Mac e iOS, mas deverá ser liberada para Android nas próximas semanas. Com esta nova funcionalidade, o Evernote fica ainda mais completo e poderá ser visto por muitos como um gerenciador de tarefas. Além disso, deixa para trás aplicativo como o Google Keep, tornando-se cada vez mais no aplicativo para notas mais completo do planeta.

COMO UTILIZAR OS LEMBRETES DO EVERNOTE?

Tal como tudo no Evernote, utilizar os lembretes também é algo muito simples e prático. Mas para beneficiar desta nova ferramenta não se esqueça de atualizar a versão do seu Evernote, quer seja a versão para computador ou iOS. Então agora que já tem tudo atualizado, chegou o momento de olhar para o bloco central do seu evernote, tal como demonstramos na imagem abaixo. Aí terá os lembretes em primeiro lugar, com todas as suas tarefas definidas. Depois basta clicar para abrir essa tarefa e terá aí todas as informações necessárias.

Como usar os lembretes do Evernote

Você pode ainda eliminar cada tarefa (clicando no quadrado que está à esquerda de cada lembrete) ou alterar a sua ordem. Para isso basta que arraste a nota para cima ou para abaixo.

alterar a ordem dos lembretes do Evernote

Tudo isto que eu falei acima é perfeito mas afinal como se criam os lembretes no Evernote? Isso é de fato muito simples. Basta selecionar uma nota e clicar no relógio que está no canto superior direito, como demonstra a imagem abaixo.

como alterar as datas dos lembretes do Evernote

Depois de fazer isso ele dá-lhe três opções:

  • Marcar como concluído: a nota sai da sua lista de tarefas mas não é eliminada do Evernote
  • Limpar lembrete: A nota é eliminada da sua lista de tarefas e do próprio Evernote
  • Alterar data: muda a data da sua nota

Esta última opção é muito interessante e muito simples de ativar. Basta que você escolha o dia ou a hora que o próprio Evernote enviará uma notificação avisando que tem essa tarefa para realizar.

COMO RECEBER NOTIFICAÇÕES

O Evernote dá a possibilidade de receber as notas de duas formas: email e notificação. Quanto ao email ele envia uma mensagem diária com todas as suas tarefas e não um email relembrando cada tarefa, como faz por exemplo o Wunderlist. Quanto à notificação ela aparece de duas formas: no seu dispositivo iOS e no computador (ou em ambos ao mesmo tempo). Para você alterar a opção do email basta ir a Definições —> Lembretes e depois verificar se você quer receber notificações por email ou não. Poderá ainda modificar o horário, consoante a sua zona de localização.

lembrete do Evernote por email

E COMO FICAM OS LEMBRETES PARA O IPHONE?

A versão para iPhone ficou bastante interessante também. Tal como na versão web ou para Mac, os lembretes ficam no topo das suas lembretes do Evernote no iPhonenotas. Além disso, ele envia notificações push e alerta quando você tem que realizar cada tarefa. A versão para iPhone tem outro pormenor muito interessante: para você alterar a função das tarefas apenas precisa de deslizar o seu dedo para esquerda ou direita. Se for para a direita ele marca a imagem como concluído se for para a esquerda poderá alterar a data da tarefa.

E AGORA? O EVERNOTE SERÁ UM BOM GERENCIADOR DE TAREFAS?

Fica difícil de poder responder a esta pergunta em apenas 24 horas de experiências com os lembretes do Evernote. Porém, este é um claro sinal de que o Evernote caminha a passos largos para arrasar com a concorrência e tornar-se um aplicativo bem mais completo. A verdade é que quem utilizar o Evernote como gerenciador de tarefas terá grandes vantagens, pois terá um local onde guardar todas as suas notas e ainda organizar as suas tarefas. Este é, por exemplo, um dos pontos que eu mais critico no Wunderlist: a falta de opção para tomar notas.

A meu ver, o Evernote só terá um grande ponto negativo como gerenciador de tarefas: a ausência de um calendário. Por mais específicos que sejamos nas datas e nas horas para uma determinada tarefa, o “olhar” para um calendário e perceber como está a nossa semana dá uma visão diferente e ajuda na organização. Quem sabe no futuro o próprio Evernote não trabalhe em conjunto com o iCal ou com o Google Calendar e todos os lembretes serão adicionados automaticamente nesses aplicativos (era bom demais!).

Como devem ter percebido neste texto eu sou um grande fã do Evernote e não passo sem esta excelente ferramenta. Mas para conseguir trabalhar com ele de uma forma mais produtiva utilizo algumas apps. São elas:

E você, o que achou desta excelente novidade do Evernote? Passará a usar este aplicativo para gerenciar as suas tarefas?

Abraço!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link