Ferramentas 21/03/2013

Como utilizar o Wunderkit para gerir projetos em grupo

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Uma das principais dificuldades do freelancer é conseguir gerir vários clientes de forma eficaz. Por vezes torna-se complicado saber o que fazer com projetos e datas completamente diferentes. Quem acompanha o blog regularmente sabe que sou um fã do Wunderlist, tal como já expliquei neste post. E como grande adepto deste aplicativo fui procurar se existia alguma opção da mesma empresa para projetos em grupo. Foi então que encontrei o Wunderkit, que apesar de não ser uma ferramenta perfeita, tem pontos interessantes que merecem ser analisados e considerados pelos freelas.

Em primeiro lugar é de realçar que esta ferramenta é completamente gratuita e não envolve qualquer custo para o usuário. Depois, para quem gosta do Wunderlist, o Wunderkit é uma excelente ajuda pois o design é muito semelhante e não terá quaisquer problemas de adaptação. Além disso o aplicativo ainda promove a interação com os seus amigos do Facebook e Twitter, podendo convidá-los para trabalharem num projeto consigo. Se você é fá de aplicativos para freelancers, dê uma olhada nestes artigos que temos abaixo:

INSTALANDO O WUNDERKIT

Pagina inicial do Wunderkit

Quando o usuário faz o login, o Wunderkit dá logo acesso a um painel central, onde você verá todas as suas tarefas em andamento, quer sejam projetos pessoais ou projetos com clientes. Nesse mesmo painel, do lado direito, você tem acesso aos seus seguidores, às pessoas que você também segue e aos membros que fazem parte dos vários projetos que você estiver trabalhando. Algo muito prático principalmente se você trabalhando com vários clientes ao mesmo tempo.

Logo abaixo, no canto inferior esquerdo, estão três pontos muito importantes:

  • As tarefas que você tem para fazer
  • A possibilidade de criar uma nova tarefa, adicionando também essa mesma tarefa ao projeto pretendido ou às pessoas que vão realizar essa tarefa. Esta opção dá-lhe ainda direito a criar novos projetos ou a criar notas.
  • Tem ainda um espaço para notificações que funciona de um modo muito semelhante ao Facebook. Ou seja, quando alguém comenta, aceita ou cria uma tarefa você receberá um aviso vermelho avisando que existiu alguma ação em um dos projetos.

CRIANDO NOVOS PROJETOS

Os pontos que falei acima são apenas as opções gerais do Wunderkit. O aplicativo começa a ficar mais interessante quando você começa a criar projetos. O modo de fazê-lo é muito simples:

Passo 1

adicionar_projeto_no_Wunderkit

Vá às opções que estão abaixo e crie um novo workspace

Passo 2

nome_ao_projeto_no_Wunderkit

Depois você poderá dar o nome ao projeto e fazer uma pequena descrição sobre ele. Além disso, tem ainda a possibilidade de mante-lo público ou privado (muita atenção a este ponto).

Passo 3

adicionar_pessoas_no_Wunderkit

Depois de criar um workspace (ou um projeto como você preferir chamar) poderá começar adicionando pessoas que vão fazer parte desse mesmo projeto. Você poderá fazê-lo de duas formas: através das redes sociais ou através do email. Depois, essa mesma pessoa receberá uma notificação para inscrever-se no Wunderkit e fazer parte do projeto.

Passo 4

Wunderkit adicionado tarefas

O próximo passo é criar uma tarefa. Basta para ir ao menu e criar essa mesma tarefa na opção Tasks. E é neste ponto que o Wunderkit conta com pormenores interesantes. Em primeiro lugar você pode definir uma data, algo óbvio para estes aplicativos. Depois, pode dividir por tags e acrescentar pessoas a essa mesma tarefa. Quando fizer isso, a pessoa que está convidada a realizar o trabalho receberá um aviso. De realçar que cada vez que decorrer uma alteração você será informado por email.

Passo 5

Wunderkit permite comentar tarefas

Nessas mesmas tarefas você poderá fazer comentários para que os intervenientes saibam o que está acontecendo.

TRABALHANDO NA NUVEM

Hoje em dia um aplicativo que não trabalhe na nuvem não terá qualquer sucesso. E o Wunderkit não é exceção. Apesar de ter um aplicativo web, ele tem também aplicativos para instalar no computador e outro para iPhone. Mas existem ainda outras vantagens em considerar a utilização do Wunderkit:

  • Possibilidade de inserir imagens, editar projetos ou mesmo trocá-los de posição na sua página central, facilitando a sua organização pessoal.
  • Você poderá trocar o fundo do seu Wunderkit, tal como acontece com o Wunderlist.
  • Terá vários atalhos para gerir os seus conteúdos. Basta clicar nas “settings” do seu lado esquerdo e depois em shotcuts. Vai demorar um pouco a decorá-los mas garanto que o seu trabalho irá fluir com grande facilidade.
  • Os seus projetos podem ser públicos ou privados. Pode parecer algo fora do comum à primeira vista mas a verdade é que alguns projetos podem e devem ser públicos, principalmente aqueles que envolvem um grande número de participantes.
  • O fato de você poder acompanhar tudo o que acontece na página principal é uma vantagem enorme em termos de organização e produtividade.
  • Você conta com uma barra de pesquisa onde poderá procurar por toda a informação que já partilhou no Wunderkit. Agora pode parecer que não é uma grande vantagem mas a verdade é que ao fim de um ano certamente você terá informação por pesquisar.
  • Quando você não realiza uma tarefa ficará com um aviso vermelho nesse projeto. Uma forma inteligente de alertar que você não está sendo produtivo.

NEM TUDO É PERFEITO NO WUNDERKIT…

Se você estava entusiasmado até agora com o Wunderkit continue com a sua empolgação pois este é mesmo um aplicativo fantástico. Porém, nem tudo é perfeito nele. Em primeiro lugar não tem um aplicativo para Android, o que deixa logo de parte milhões de usuários. Depois, não se compreende como é que a mesma empresa do Wunderlis não dê a possibilidade de você compartilhar informação entre os dois aplicativos. Seria uma forma interessante de satisfazer os fãs da empresa.

Mas uma das principais falhas é mesmo o fato de você não receber avisos de que a sua tarefa está terminando. É certo que você ficará com um aviso vermelho mas isso não é suficiente. Deveria existir uma opção para o administrador do projeto receber notificações alertando que o colaborador “x’s” não está cumprindo as suas tarefas. Por último, não permite qualquer tipo de integração com o Google Calendar ou com o iCal.

Vantagens:

  • Simples
  • Conta gratuita
  • Design simples e de fácil entendimento
  • Fácil procura de projetos mais antigos
  • Possibilidade de adicionar pessoas através das redes sociais

Desvantagens:

  • Algumas funções apresentam falhas recorrentes
  • Está disponível apenas em inglês
  • Não sincroniza com o Wunderlist
  • Não sincroniza com o Google Calendar e com o iCal
  • Não avisa quando um projeto está para terminar

OPINIÃO FINAL

Apesar de todos os defeitos enunciados acima, o Wunderkit continua sendo uma excelente opção. Testei ele durante algumas horas e foi suficiente para conseguir organizar alguns projetos de uma forma eficiente. Ele é muito organizado, intuitivo e ao fim de alguns minutos já estará percebendo como funciona. Para trabalhar com clientes é também bastante prático: você envia o convite, ele faz o login e depois poderão estar comunicado dentro do próprio Wunderkit. Mas agora deixo espaço para a sua opinião.

Já conhecia o Wunderkit? Que outro aplicativo você usa para trabalhar com os clientes?

Abraço

 

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link