Marketing Digital 22/10/2015

Como usar o design para melhorar a conversão dos meus projetos?

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Todo mundo que tem site, um blog ou uma Landing Page, precisa cuidar do design de suas páginas. Existem estudos que apontam que o design de um site é responsável por 94% da credibilidade transmitida ao visitante. Mas muito mais do que garantir beleza e usabilidade, o design é capaz também de gerar e aumentar os resultados do seu negócio ou do negócio do seu cliente gerando mais leads, vendas, visitas e lucro.

O Design tem esse poder!

Com o design focado na conversão, cria-se um layout onde o principal objetivo é potencializar o poder de decisão do usuário por indicações, geradas pelo layout, para ações. Todo visitante que acessa uma página tem um objetivo, mesmo que isso seja inconsciente. E são poucos os freelancers/empreendedores que dão atenção, seja por falta de conhecimento ou falta de visão, a esse poder que o Design tem que é de gerar e otimizar resultados.

O Design é muito mais do algo bonitinho. Por que Design para Conversão é importante? Se você acha que Design se resume somente a estética de algo, você está enganado. Sim, o design tem compromisso pela estética e deve zelar por ela, mas não se pode diminuir o design a só somente essa significância. Bom design vende. E um exemplo clássico disso é a Apple. Steve Jobs sempre deu valor ao design e impregnou esse valor na Apple. E o resultado disso aparece, e todo ano aparece, nos cofres da empresa, mesmo após a sua morte.

Nos dias de hoje, com o aumento constante do acesso e das vendas pela internet, não se pode reduzir um layout de uma página web a somente algo “bonito” e esperar que o visitante realize as ações desejadas. Cada dia mais está mais caro e difícil trazer visitantes para as páginas que criamos e por isso é preciso criar um layout que além de bonito, seja eficaz! E conceitos como usabilidade, acessibilidade e responsividade de um site, entre outros, também ajudam, mas já estes podem ser considerados como pré-requisitos mínimos em qualquer projeto web.

O Design focado na conversão vai além e não se limita em apenas projetar uma página “que não dê problemas” e sim um projetar visando também em potencializar as ações dos usuários eliminando a procrastinação e alcançando os objetivos do projeto.

iMac -design

O que adianta investir em publicidade se as pessoas que visitam o seu site não se cadastram na sua lista?

O que adianta trazer tráfego para sua loja virtual se ela não vende os produtos?

Empresas/empreendedores que investem na melhoria do design dos seus projetos certamente aumentam a lucratividade dos seus negócios.

Alcançando resultados satisfatórios através do Design focado em Conversão pode-se:

  • Alavancar a capacidade de se posicionar no mercado como um profissional eficaz, que além de algo bonito você entrega algo que converte;
  • Conseguir mais clientes;
  • Conquistar mais projetos;
  • Melhorar o reconhecimento do seu trabalho;

Não se acomode: Teste o seu layout!

Projetar um Design Web que cumpra a função para qual ele foi concebido deve ser a coisa mais importante de uma página. Entretanto, não basta apenas criar, é preciso realizar testes para validar tudo aquilo que foi pensado e executado.

Somente os testes podem dizer a real situação de um layout. Muitas vezes estudos, estatísticas e experiências apontam para um lado, porém, os testes apontam para outro.

Apenas com os testes é que conseguimos enxergar como realmente os visitantes estão usando o nosso layout.

Alguns tipos de testes que podemos usar são:

  • Teste A/B;
  • Mapa de calor (Heatmap).

Nem sempre um layout “OK” é eficaz a ponto de conseguir cumprir a função para qual foi concebido.

Vou dar um exemplo prático que aconteceu comigo.

Como já até foi citado aqui mesmo no Escola Freelanceer pelo meu amigo Luciano (confira aqui), no mês de agosto eu lancei um Ebook solidário de HTML e CSS.

O botão para ação da minha página tinha a cor verde, pois fazia parte da paleta de cores do projeto. Mas eu não me contentei com os resultados que vinha obtendo. Por isso eu avaliei a página e decidi realizar testes no meu layout, logo eu troquei a cor do botão para a cor laranja.

Uma cor que eu não tinha usado em nenhuma parte da página, porém não era uma cor que prejudicava a estética do layout. E sabe qual o foi o resultado?

O botão laranja converteu 52% mais!

Preciso falar mais alguma coisa? 🙂

Se você quiser saber mais sobre esse meu caso, você pode conferir um artigo que escrevi sobre no meu blog (Confira o artigo aqui).

Conclusão

Com tudo isso que vimos acima podemos perceber que:·

  • Você precisa criar e pensar em um design pensando somente na estética
  • Você precisa projetar pensando em potencializar o poder de decisão do visitante
  • Você precisa realizar testes para validar o Design

Mas não é só isso. Existem muito mais coisas para se saber sobre Design para Conversão que claramente não caberiam tudo neste espaço.

E sabendo da importância de se criar um layout campeão e que realmente atinja os objetivos, eu (David Arty) e o Luciano Larrossa unimos forças para criar um conteúdo exclusivo sobre design de conversão que se chama Design + Freela.

Então, se você quiser aprender mais sobre como você pode usar o design de conversão superar os resultados do seu trabalho criativo através de um layout eficaz, basta clicar aqui e se cadastrar para que você tenha acesso a esse conteúdo que estamos produzindo.

Clique aqui para saber mais sobre o nosso treinamento

Te vejo no Design + Freela bele?

Forte abraço.

David Arty

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.