Produtividade 02/08/2013

Como tornar a sua sexta-feira ainda mais produtiva

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

A sexta-feira é, por norma, o dia menos produtivo da semana para grande parte dos trabalhadores. Para ter a certeza de que isso correspondia mesmo à verdade e que não era apenas uma percepção pessoal minha, fui procurar por testes que comprovassem a minha teoria. O primeiro que encontrei foi um estudo realizado em 1994 por Alex Bryson e John Forth, que concluiu aquilo que eu suspeitava: a sexta-feira é mesmo o dia da semana em que a produtividade mais diminui. O teste que eles fizeram envolveu 2 mil trabalhadores e a conclusão foi óbvia: os funcionários tendem a produzir menos 46 minutos durante o último dia da semana em comparação com o dia mais produtivo, a quarta-feira.

Para encontrar as justificações desta queda, os dois investigadores foram analisar vários fatores e chegaram a conclusões bastante interessantes. A primeira de todas é a mais óbvia e está relacionada com a fadiga por parte dos trabalhadores, que ao fim de quatro dias de trabalho tendem a perder energias. O estudo também explica que a segunda-feira e a sexta-feira são, tendencialmente, os dias menos produtivos da semana. A razão é muito simples: enquanto que na segunda-feira o cérebro está retomando os seus processos, isso leva a um desgaste de energia muito maior e esse desgaste energético atinge o seu limite na sexta-feira. Além disso, fato da sexta-feira ficar muito próxima do final de semana leva a uma fácil desconcentração devido ao antecipado planejamento das tarefas para o sábado e o domingo.

Outra conclusão muito interessante que esse estudo chegou foi que, durante a sexta-feira, a tendência para cometer mais erros é muito maior, ao contrário da segunda-feira, altura em que os profissionais tendem a ser mais assertivos nas suas decisões. Mas nem tudo é ruim durante a sexta-feira. Segundo os pesquisadores, os níveis de stress tendem a diminuir na sexta-feira, talvez devido à ausência de tarefas mais importantes.

O QUE ACONTECE COM OS FREELANCERS?

Cada caso é um caso e por isso, através das redes sociais, fomos tentando perceber qual era a realidade dos freelancers no Brasil. A pergunta na Fan Page da Escola Freelancer não deu para retirar conclusões muito óbvias, pois a divergência entre as segundas-feiras, sextas e finais de semana era muito grande, com grande parte dos profissionais apontando esses dias como os mais produtivos.

Mas para entendermos melhor essa tendência decidimos olhar um pouco para as estatísticas da Fan Page da Escola Freelancer, tentando perceber quais são os dias em que temos uma maior número de fãs on-line. Fizemos esse estudo porque, supostamente, se os freelancers estão no Facebook não estarão trabalhando. E a resposta é mostrada no gráfico abaixo:

Pelo que conseguimos analisar, os fãs da Escola Freelancer tendem a estar mais tempo on-line a partir de quarta-feira (sexta-feira também está no topo) e esse tempo tende a decrescer muito mais na segunda e terça-feira. Surpreendentemente, os fãs estão mais tempo on-line ao final de semana do que nos dois primeiros dias da semana. Isso pode ser explicado pela necessidade de adiantarem os seus projetos logo no início da semana.

DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVO À SEXTA-FEIRA

Tendo em conta todos estes dados, a questão central é: como trabalhar de forma mais produtiva durante a sexta-feira? É certo que grande parte das pessoas perde produtividade nestes dias, mas é necessário encontrar estratégias que ajudem a alterar esta situação. Para isso reunimos algumas dicas que vão ajudar você a ter uma sexta-feira mais produtiva, melhorando assim os resultados do seu negócio.

FAÇA AS TAREFAS MAIS RÁPIDAS E MENOS IMPORTANTES

A sexta-feira, principalmente durante a tarde, não é uma boa altura para você colocar em dia aqueles assuntos mais importantes. É um momento em que as pessoas estão menos disponíveis e uma fase da semana em que as decisões tendem a pender para a semana seguinte. Por isso, fazer as tarefas mais rápidas pode ser uma solução interessante. No último ponto deste texto daremos várias ideias do que poderá ser feito nesta situação.

DIMINUA AS DISTRAÇÕES

Se você sente que a sua produtividade cai drasticamente nesta fase da semana, o melhor mesmo é eliminar todas as distrações que podem prejudicar ainda mais o seu foco. E essas distrações são os emails, os sites que você costuma ler ou mesmo as redes sociais. Ao retirar os principais fatores de distração a sua energia fica mais focada naquilo que é importante. Uma boa solução é também utilizar algum tipo de música que permita uma maior concentração. Nesse caso, o site Focus@will pode ser uma excelente ajuda pois ele toca músicas calmas, sem interrupção e ainda promete aumentar a sua produtividade. Vale a pena dar uma olhada!

UTILIZE SITES PARA BLOQUEAR AS REDES SOCIAIS

Como referimos acima, as redes sociais podem ser uma grande distração do seu dia-a-dia. Mas se você é uma pessoa que tem dificuldades em deixar de lado estes sites, a melhor forma é utilizar aplicativos que ajudem a bloquear as redes sociais. O Rescue Time tem uma opção muito interessante para isso. Basta que você vá ao aplicativo e clique em “Get Focused”, como mostramos na imagem abaixo.

Dessa forma, o Rescue Time bloqueia todos os sites que você definir. Infelizmente, esta opção está apenas disponível para as contas pagas. Mas se isso significa uma maior produtividade, é uma opção a considerar. Mas além do Rescue Time existem outros sites que ajudam no foco. Já falei aqui do Cold Turkey mas existem outras escolhas. Vejamos algumas:

APROVEITE OS MOMENTOS MENOS PRODUTIVOS PARA ORGANIZAR A SEMANA

Se mesmo assim você não conseguir ser mais produtivo, a melhor forma é utilizar esse período para organizar a sua próxima semana. A agenda pode ser uma ferramenta interessante para fazer isso mas existem hoje outras opções e já falamos sobre elas neste e neste artigo.

Independentemente da ferramenta, o importante será definir corretamente a ordem das tarefas, delimitar aquelas mais importantes e dar um período para concluir todas elas. Se você tem dificuldades em fazer isso, dê uma olhada nestes artigos pois podem ser uma excelente ajuda:

MARQUE REUNIÕES PARA ESSE DIA

Como referimos ao longo deste artigo, as reuniões tendem a retirar produtividade do seu dia-a-dia. Nas reuniões é muito fácil perder tempo com assuntos menos importantes. Isso acontece por falta de método. Porém, se você marcar reuniões para a sexta-feira, a tendência é que elas sejam concluídas de uma forma muito mais rápida pois não existe espaço para a procrastinação. Sugira isso para os seus clientes ou para a sua equipe e comece a aproveitar o final da semana de uma forma muito mais produtiva.

TERMINE AS TAREFAS MAIS IMPORTANTES LOGO PELA MANHÃ

A sexta-feira durante a tarde é o período mais difícil para a conclusão de tarefas. Daí ser tão importante você focar as tarefas mais importantes para o período da manhã, evitando assim que não consiga completar alguns dos seus objetivos. Aproveite para fazer aquele telefonema mais importante, para reler aquele email mais demorado ou procurar por aquela empresa que você quer trabalhar.

UTILIZE OS TEMPOS MORTOS

Por mais produtivo que você tente ser, a sexta-feira tende sempre a ter alguns “tempos mortos”, nos quais você tem dificuldade em realizar todo o tipo de tarefas. Esses momentos podem ser aproveitados para:

CONCLUSÃO

Apesar de todos os pontos que abordei acima, acredito que para muitos profissionais a sexta-feira seja até o dia o mais produtivo da semana. Nessas situações, utilize algumas destas estratégias para o seu dia menos produtivo. O fato de ter falado na sexta-feira foi apenas com o intuito de abordar aquele que é, por norma, o dia menos produtivo da semana. Porém, se o seu dia menos produtivo for outro dia qualquer, não hesite em adaptar grande parte destes pontos. E agora chegou a vossa vez:

  • Sexta-feira é mesmo o dia menos produtivo da sua semana?
  • Quais são as estratégias que utiliza para melhorar a sua produtividade nessa dia?

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link