Produtividade 29/03/2012

Como ter um dia de elevada produtividade enquanto blogueiro

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Grande parte dos freelancers de hoje em dia têm um blog pessoal ou produzem conteúdo para sites. Ter uma página onde possam divulgar o seu trabalho é uma estratégia eficaz de marketing e que, quando bem realizada, traz bons frutos a longo prazo. Contudo, também é muito habitual vermos freelas optarem por trabalhar nesta área a tempo inteiro. Começam a aprender um pouco sobre SEO, criação de blogs ou divulgação em redes sociais. Além disso, os blogs podem tornar-se uma fonte de rendimento interessante para os períodos em que existam menos clientes.

E essa realidade pode ser adaptada a várias profissões: os jornalistas freelancers podem criar um site onde divulguem notícias interessantes, os fotógrafos freelas criarem blogs de fotografias ou os programadores escreverem sobre tutoriais. Essa sua atividade que até pode ser considerada secundária ao início, pode até tornar-se a sua maior fonte de rendimento a longo prazo. Já imaginou que do seu blog pode surgir um ebook que não estava planejado? Quando divulgamos o nosso trabalho, mais portas ficam abertas para futuros negócios.

DEDICAÇÃO A TEMPO INTEIRO ENQUANTO BLOGUEIRO

Quando o trabalho como blogueiro passa a ser algo a tempo inteiro, é necessário ter alguns cuidados, especialmente com a sua produtividade. Se você está tendo dificuldades nessa área, aconselhamos que dê uma leitura em alguns artigos do blog:

Encontrar o equilíbrio entre a qualidade dos artigos e a maior velocidade com que escreve é algo complicado. Demora até que você consiga encontrar a melhor performance do seu trabalho. Para que isso aconteça de um modo mais rápido, hoje vou-lhe deixar algumas dicas que você deve tentar seguir caso queira ser mais produtivo enquanto blogueiro. Contudo, realço que no artigo de hoje vou fugir um pouco das dicas mais básicas como organizar o seu dia na noite anterior ou desligar as redes sociais enquanto trabalha. Se pretende saber um pouco mais sobre esses pontos, volto a aconselhar que leia os artigos acima.

produtividade dinheiro

1. PESQUISE MUITO ANTES DE ESCREVER

Eu entendo que muitas vezes você queira escrever aquele artigo em apenas uma hora e por esse motivo não faz muita pesquisa. Mas essa atitude pode sair-lhe cara a longo prazo. Sem pesquisa, o seu texto ficará menos enriquecido, e por consequência irá gerar menos tráfego ou comentários dos seus leitores. Vale a pena perder uma hora pesquisando por informação para depois escrever um artigo? Sem dúvida!

Apesar de ter esse tempo investido antes, ele irá facilmente ser recuperado. Não só com a velocidade com que você irá escrever o artigo, mas também pela qualidade com esse mesmo artigo terá. Se você demorar três horas a escrever um artigo e publicar um texto no seu blog de dois em dois dias, terá melhores resultados do que se estiver mais preocupado em escrever todos os dias e com menos qualidade, apenas porque definiu isso como meta. Os objetivos devem ser alterados conforme as nossas necessidades. Se você ao início queria escrever todos os dias mas optava por artigos mais curtos, aconselho vivamente que pense em reduzir essa regularidade e apostar mais na qualidade. Dessa forma, estará sendo mais produtivo, visto que o tempo investido estará tendo melhores retornos.

2. ESCREVA OS SEUS PARÁGRAFOS NUMA FOLHA

Um dos hábitos que tenha ganho ultimamente é o de escrever os parágrafos que vou inserir no texto. Se verificar, na Escola Freelancer opto sempre por dividir os assuntos por títulos. Considero que essa é uma forma mais simples e que não fatiga tanto o leitor. Por isso, adquiri o hábito de escrever esses pontos todos antes num papel. Desta forma, consigo ter uma ideia mental do que vai ser produzido hoje, fazendo artigos mais coerentes e com uma sequência lógica.

3. UTILIZE OS SEPARADORES DE UM MODO INTELIGENTE

Como blogueiro, certamente você tem por hábito visitar muitos sites e com isso, vai deixando separadores abertos o tempo todo. Contudo, eles podem ser uma terrível fonte de perda de produtividade. Já pensou no tempo que passa trocando de separador em separador, até encontrar aquele que pretende? O meu conselho é que trabalhe sempre com as abas que necessitar lado a lado. Suponha que está escrevendo um artigo em WordPress e está a pesquisar informação em três sites diferentes. Coloque o separador do wordpress à esquerda e todos os outros que utilizou como pesquisa de informação logo ao lado. Desta forma, sabe que as quatro primeiras abas são para o seu artigo, esquecendo as restantes.

4. PESQUISE POR ARTIGOS SEMELHANTES NO SEU BLOG

Quando escrevemos um artigo para um blog, a linkagem interna é algo importante. Além de ser bem vista aos olhos do Google, é uma forma inteligente de o seu leitor encontrar mais artigos interessantes no seu site. Se ele está lendo um artigo sobre carros esportivos, é porque ele gosta do tema. Logo, se você continuar “oferecendo” outros textos relacionados sobre carros esportivos, ele continuará dentro do seu site. Outros dos conselhos que posso dar é o de pesquisar por artigos semelhantes que tenho no seu blog. Além de evitar que repita a informação, ficará com tudo organizado para fazer a linkagem interna e aproveitar outros textos do seu blog para enriquecer o que estiver escrevendo no momento.

Com o passar do tempo, os artigos no seu site chegam às centenas. Certamente que você não lembra de todos eles, daí essa nova leitura nos seus próprios textos seja tão importante. Não perderá mais do que cinco minutos, mas com certeza os seus leitores agradecem.

5. ESCOLHA CORRETAMENTE O LOCAL ONDE VAI TRABALHAR

É certo que você enquanto blogueiro pode trabalhar praticamente onde quiser: no café, no escritório, na biblioteca, etc. Contudo, alguns destes locais são mais prejudiciais para a sua concentração do que outros. Se quiser ter um dia de alta produtividade enquanto blogueiro, aconselho que fique por casa ou numa biblioteca e evite locais como cafés ou coworkings. Mesmo que opte por colocar os fones, num local público onde existe barulho haverá sempre espaço para a desconcentração. Por isso, não deixe que essa oportunidade exista e opte por produzir em locais de com menor afluência de pessoas.

Pondere ler: 8 dicas para organizar o seu dia trabalhando a partir de casa

6. TENHA OBJETIVOS BEM DEFINIDOS PARA CADA TEXTO

Ao começar um texto para o seu blog, você tem de ter alguns pontos bem definidos na sua mente. Vejamos alguns:

  • Qual o tema que vai ser abordado
  • Ter um ideia geral de quantas palavras pretende escrever
  • O que você pretende que o leitor aprenda ou conheça com esse texto
  • Quanto tempo tem para escrever esse artigo
  • Se existem textos que você pode linkar e que acrescentem valor ao post
  • Qual é o seu público-alvo

Com estas ideias bem definidas na sua mente, fica mais fácil de você conseguir redigir um artigo de qualidade e em menos tempo. Esta atitude evita que escreva um ou dois parágrafos e depois apague por não ser realmente aquilo que pretendia. Além disso, o seu artigo ficará bem mais coerente. Se precisa de dicas sobre como escrever melhor, dê uma olhada neste nosso artigo sobre como escrever um texto criativo e neste que fala sobre a minha rotina quando escrevo um texto.

7. DEFINA HORAS PARA CADA ARTIGO

Quem escreve para vários blogs durante um dia, normalmente tem dificuldades em conseguir manter a organização. São muitos textos, muita pesquisa e vários assuntos para falar. A melhor forma de manter a organização é definir uma hora para cada artigo. Suponha que o primeiro será escrito às oito da manhã. Coloque na sua agenda que, das oito às dez, esse tempo será gasto na escrita e pesquisa para esse artigo. Como é óbvio, nós nem sempre conseguimos cumprir com essa meta. Por vezes um artigo que era para ser escrito em duas horas, é escrito em três. Mas ao você fazer um plano, terá pelo menos uma guia de pensamento e não andará tão à deriva. Com o tempo, com certeza irá melhorar a sua organização e conseguir um planejamento correto para o seu dia.

UTILIZAR O MOUSE E TRABALHAR EM PÉ PODE AJUDAR?

Além destas dicas, existem outros dois pontos que penso poderem ser úteis para melhorar a sua produtividade, mas o problema é que até ao momento ainda não encontrei qualquer estudo ou informação na internet que conseguisse comprovar esta minha ideia. A primeira delas é a utilização do mouse. No meu caso, o mouse aumenta em muito a minha produtividade, chegando ao ponto de não conseguir trabalhar sem ele. Contudo, conheço pessoas que conseguem trabalhar de forma efetiva com o trackpad. Por isso, deixo essa ao escolha para o leitor.

Outro dos hábitos que tenho observado ultimamente tem sido o fato de muitos profissionais trabalharem em pé. Isso mesmo, em pé! Segundo li as declarações de algumas pessoas que têm este hábito, elas optam por trabalhar em pé porque o corpo fica menos relaxado e com isso faz com que cedam menos às distracções e fiquem mais focados. Além disso, é mais saudável. Para quem passa muito tempo sentado, fica aqui um infográfico do Mashable (em inglês) que o pode ajudar a ter noção dos problemas de saúde que pode ter por passar várias horas numa cadeira. Este hábito até tem a sua lógica, desde que seja utilizado com moderação.

Com este artigo, espero ter dado dicas valiosas para você conseguir ser mais produtivo enquanto blogueiro. Como pôde verificar, esse aumento de produtividade passa quase sempre por conseguir ter alguma organização e conseguir preparar o que vai escrever antecipadamente. Redigir o seu post em cima do joelho apenas irá gerar um artigo com menos qualidade, mais confuso e menos interessante para os seus leitores.

E o leitor, é produtivo enquanto blogueiro? Quais são os hábitos que tem na altura de escrever?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens poderosas para anúncios pagos nas redes sociais!

close-link