Marketing Digital 13/03/2012

Como saber se está preparado para iniciar um projeto?

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Já demos vários exemplos aqui no blog de empreendedores de sucesso, como Warren Buffet e Gary Vaynerchuk. Em todos estes artigos, dei a conhecer a história das suas empresas e do que eles fizeram para atingirem o sucesso. Entre várias coisas, eles demonstraram que é necessário paixão, força de vontade e muito trabalho. Sem estas características, eles dificilmente teriam chegado a um patamar tão elevado. Com estes exemplos, sempre quis alertar os leitores para um dos pontos essenciais no mundo dos negócios: fazer crescer uma empresa é uma mistura de vários fatores, sendo que o trabalho árduo é o fator mais determinante.

Desde o início da Escola Freelancer (há pouco mais de um ano), o número de leitores e pessoas que comentam aqui no blog tem variado. Os que interagem hoje em dia, não são os mesmos que o fizeram no início. Curiosamente, muitos deles estavam também a iniciar os seus projetos na altura. A verdade é que depois de uma pequena pesquisa pelos primeiros artigos do blog, reparo que alguns deles deixaram os seus projetos e sites completamente de parte, ficando sem actualizações há vários meses. Ao ver este cenário, questiono-me se essas pessoas estariam realmente preparadas para iniciarem algo diferente nas suas vidas.

começar projeto

QUAL É O MOMENTO CERTO PARA INICIAR UM NOVO PROJETO?

Na verdade não existe literalmente o momento certo para iniciar um novo projeto. Alguns empresários gostam mais de ter tudo preparado antes de darem os primeiros passos (como o Steve Jobs), enquanto outros preferem lançar o seu projeto para o ar e só depois irem fazendo alguns ajustes (como o Tim Ferriss). Isso dependerá sempre da pessoa e da sua capacidade de se adaptar às circunstâncias. Eu sou do mais do estilo do ex-CEO da Apple e aconselho sempre aos leitores que façam isso.

Contudo, acho que o dono da empresa deve sempre se preocupar em estar mais preparado que o próprio produto. De que adianta você criar um site com um design fantástico e com uma boa arquitectura, se o próprio dono da página não tem capacidades para alavancar todo esse potencial? E esse potencial não é apenas a nível de conhecimento, mas também de capacidade de organização no trabalho, disciplina pessoal ou sacrifício em prol de outros prazeres.

O CONHECIMENTO SOBRE A ÁREA É IMPORTANTE

Quando pensamos em iniciar um projeto nosso, o conhecimento que temos sobre a área é determinante. Podemos não ser os melhores naquilo que estamos fazendo, mas é importante que tenhamos, pelo menos, um conhecimento vasto sobre o assunto. A meu ver, o principal problema dos leitores que falei acima era mesmo a falta de conhecimento e de experiência. Alguns começaram falando sobre organização pessoal, quando eles mesmos não conseguiam gerir o seu dia. Se você tiver poucos conhecimentos sobre aquilo que está fazendo, irá diminuir as suas probabilidades de sucesso drasticamente.

JÁ FEZ UM PLANO DE NEGÓCIOS?

Outro dos pontos que as pessoas falham ao iniciar um projeto é o Plano de Negócios. Já referi neste nosso artigo sobre como criar um plano de negócios para a sua empresa algumas dicas que você deve seguir para conseguir planejar efetivamente todos os passos do seu blog ou serviço de freelancer. É necessário saber:

  • Como conseguir mais clientes
  • Como aumentar a procura
  • Como vender os seus produtos
  • Onde quer estar dentro um, dois ou três anos
  • Qual vai ser a sua estratégia para fazer para crescer o seu negócio
  • Qual é a posição de mercado que pretende ocupar
  • Qual o público-alvo que você vai atacar
  • Durante quanto tempo pretende estar a investir no seu negócio

Estes problemas não acontecme tanto em empresas físicas, devido ao investimento elevado que é necessário, mas acontece frequentemente na internet ou com serviços de freelancers. Como o dinheiro gasto é menor, as pessoas têm a tendência para relaxar e nem sequer planejar para onde querem chegar. Essa atitude diminui drasticamente as possibilidade de vir a atingir o sucesso.

Devido ao blog, muitos pessoas têm entrado em contato comigo através das minhas contas nas redes sociais fazendo questões. A maioria trabalha com blogs ou com startups e pedem para que faça uma pequena análise aos seus negócios. Na maioria dos casos, reparo que falta uma noção clara do que é necessário para triunfarem no mercado. Isso é uma situação normal, mas que quanto mais cedo conseguirem ter a noção do que é necessário para melhorarem, mais rápido irão alavancar as suas empresas.

TERÁ QUE TRABALHAR MAIS DO QUE OS OUTROS

Outra das ideias erradas que as pessoas têm é a de que vão começar algo, a ritmo baixo e que com o tempo o seu negócio começará a ganhar visibilidade e que só depois irão aplicar-se a 100%. Essa é uma noção errada no mundo dos negócios. Quando começa algo seu, é importante que desde o primeiro dia tenha a mesma vontade e determinação que vai ter nos próximos dez ou vinte anos. Warren Buffett disse: “Se você não consegue ser dono de uma empresa durante 10 anos, não o seja por cinco minutos”. É uma frase que ilustra bem o espírito com que você deve encarar um negócio próprio.

Você imagina o que é prestar serviços para clientes durante vinte anos ou atualizar um blog todos os dias durante dez anos? Ao fazer esta “viagem ao futuro”, ganha uma noção do trabalho que é manter uma startup ou algo parecido durante muitos e muitos anos. Se tem dúvidas que o passa fazer, o melhor é mesmo nem sequer começar algo seu.

VOCÊ É CAPAZ DE FAZER MELHOR QUE O SEU PRINCIPAL CONCORRENTE?

Uma das coisas que penso quando início algo novo é: “Serei capaz de fazer melhor que o principal concorrente do mercado?”. Se você criou um site que escreve notícias sobre tecnologias, terá de analisar a qualidade dos conteúdos do melhor site do mercado ou a frequência com que os posts dele vão para o ar, e tentar perceber se você consegue fazer igual ou melhor que eles. É que com a quantidade de tentativas de negócios criadas actualmente na internet, é difícil você conseguir tirar alguns rendimentos financeiros se não estiver entre os melhores.

Outras das dicas que lhe posso andar para tentar superar os seus concorrentes, é tentar encontrar uma falha que eles tenham e explorar essa mesma falha. Imagine que escreve sobre receitas de culinária e grande parte dos blogs tem apenas texto. Você pode explorar essa falha, fazendo tutoriais com videos em vez de estar escrevendo conteúdo e repetir aquilo que já existe. Quando quiser fazer mais que o seu concorrente, você precisa de acrescentar valor ao mercado. Isso implica dar outro género de soluções para os seus clientes. Por ter que dar sempre algum valor acrescentado, é que se torna tão complicado hoje em dia criar uma empresa no mercado e fazê-la destacar-se dos concorrentes.

planejamento

VOCÊ GOSTA DE INVESTIR?

Ter um projeto e trabalhar intensamente para que ele dê certo é um dos passos para ter sucesso, mas apenas isso não é suficiente. É necessário investir intensamente para que ele seja conhecido mais rapidamente. E investir não é apenas sinónimo de melhorar o design ou comprar novas ferramentas, mas também de uma coisa que parece assustar grande parte dos aspirantes a empresários: a propaganda.

“Se você não investe no seu negócio, porque iriam os outros investir em si?”. É a pergunta que você deve fazer quando começar a reclamar que ninguém procura os seus serviços ou que o seu site não tem visitas. No plano de negócios, uma boa parte é dedicada à publicidade. Você precisa de comprar artigos patrocinados, fazer publicidade no Facebook, colocar banners em sites, fazer campanhas em jornais ou nas rádios. Tem medo que esse dinheiro possa não ter retorno? Cabe a si, enquanto profissional, conseguir melhorar as suas campanhas de marketing e ser mais eficiente nesse aspeto. Sem investimento, muito dificilmente o seu negócio irá evoluir.

Ainda ontem falei com um empresário de grande sucesso na minha cidade que me disse que o dinheiro dele estava sempre a entrar e a sair da sua conta bancária. “Eu actualmente tenho pouco dinheiro no banco. Tudo o que entra sai para investir e divulgar a minha empresa. Ultimamente, tenho andado a escrever artigos para revistas de fisioterapia e a preparar palestras. É uma forma de divulgar a empresa com menos custos”. Estas foram algumas das palavras dele, que resumem bem a atitude de um empresário que está há oito anos no mercado, com uma marca reconhecida, mas que mesmo assim continua a investir na sua divulgação.

TEM PACIÊNCIA PARA MANTER O SEU PROJETO MESMO COM POUCOS CLIENTES?

Os primeiros meses são os mais difíceis para quem começa a criar um projeto. Os clientes são poucos, o retorno com o seu trabalho é quase nulo e muitas vezes você trabalha várias horas a troco de quase nada. É complicado, mas este é um teste a todos os que queiram criar um projeto novo. E por esse motivo são muitos os que deixam de acreditar nas suas empresas logo nos primeiros meses.

Para quem inicia um novo projeto a palavra paciência também ganha grande importância. O meu conselho é que ao início, defina uma estratégia:

  • Quantas horas deve trabalhar por dia
  • Qual será o seu volume de trabalho
  • Que pontos acha que o seu projeto deve melhorar nos próximos meses
  • Analise o que você tem a menos que os seus concorrentes
  • Invista em publicidade
  • Seja constante
  • Trabalhe, trabalhe e trabalhe

Ao adotar este espírito de seguir um caminho que você sabe que será o correto, acaba por deixar de parte estatísticas menos moralizadores como o número de clientes ou as visitas de um site. É óbvio que qualquer negócio precisa de um retorno financeiro, mas em primeiro lugar você precisa de pensar em criar um produto de elevada qualidade para apenas depois começar a ter outros objetivos. O próprio Twitter ainda não é lucrativo. A empresa tem se preocupado em melhorar cada vez mais e conseguir encontrar uma forma eficaz de tirar rentabilidade do negócio. E não se esqueça que estamos falando de uma empresa com quatro anos de vida!

Pondere ler: 5 dicas para se manter motivado nos primeiros três meses enquanto freelancer

SÓ A QUALIDADE DO SEU TRABALHO O TORNARÁ MAIS INFLUENTE

Para se ter sucesso em qualquer nicho de mercado, é necessário você ser considerado um expert em alguma coisa. Se eu trabalho como jornalista freelancer e pretendo ter sucesso, terei que ser considerado um dos melhores na minha área. Mas isso é algo que leva tempo e só aparece com a qualidade do nosso trabalho. Ninguém é considerado um especialista em produtividade sem escrever artigos ou livros de qualidade sobre o mesmo. E essa influência é essencial para você chegar ao topo. Por isso, não se preocupe se não for considerado um especialista nos primeiros tempos, mesmo que você tenha mais qualidade. O reconhecimento só aparece com o tempo.

Com estas dicas, espero ter alertado os leitores do blog para alguns pontos que são importantes na hora de começar um projeto. Escrevi-o porque considero que ainda existem muitas pessoas hoje em dia que começam uma startup ou um serviço de freelancing sem saber efetivamente o trabalho e a dedicação que eles necessitam. Depois, ao fim de alguns meses, acabam desistindo do projeto, deixando para trás todo o investimento a nível de tempo. Para que não cometa os mesmos erros, aconselho que leia e releia este artigo com atenção. Os cinco minutos que perdeu a lê-lo, com certeza podem ter poupado dias e dias de trabalho em vão. Por isso: comece apenas um projeto se for para mantê-lo durante muitos e muitos anos.

E você, já começou muitos projetos e já desistiu? O que considera mais relevante para iniciar um projeto?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.