Anúncios de Facebook 17/10/2017

Como saber os anúncios pagos de qualquer página de Facebook?

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Uma pergunta frequente que ouço em meus cursos e treinamentos é “como saber os anúncios pagos de qualquer página?”. Embora a função Páginas para Acompanhar permita checar alguns dados de páginas concorrentes, não é possível saber se um post foi impulsionado ou se é um anúncio. Porém, um aplicativo para navegadores chamado BigBigAds cumpre o propósito de mostrar anúncios pagos de qualquer Fan Page.

O que é o BigBigAds?

Um motor de busca para anúncios pagos no Facebook, o BigBigAds permite fazer buscas por palavras-chave, nome da página ou domínio. É possível começar a usá-lo gratuitamente desde já, acessando o site e criando seu login a partir do Facebook, conta Google ou email.

anuncios-pagina-facebook-bigbigads

O aplicativo é bem completo, mesmo com funcionalidades limitadas na conta gratuita. Como pode ser visto no menu à esquerda da captura de tela acima, é possível filtrar suas buscas por diversos critérios, como o tipo de chamada para ação e o idioma dos anúncios.

Assim como na barra de busca, nem todas as opções estão disponíveis para os usuários gratuitos. Após realizar uma busca, o BigBigAds mostrará os anúncios feito com esses termos, de acordo com os filtros aplicados. Veja abaixo o resultado de uma busca que fiz pelo meu nome, usando o filtro de idioma (Português) e chamada para ação (Saiba mais). A busca também mostra o dia e horário da última visualização do anúncio.

anuncios-pagina-facebook-resultados

Funcionalidades do BigBigAds

Procurar por anúncios pagos no Facebook é a principal ferramenta do BigBigAds, mas ele não se limita somente a isso. O app também produz análises sobre o conteúdo dos anúncios, além de permitir salvar alguns exemplos em sua seção de favoritos, chamada Bookmarks.

anuncios-pagina-facebook-favoritos

A análise pode ser acessada no botão Ad Insight, mostrando alguns dados como onde o anúncio foi veiculado – desktop, mobile, coluna da direita, etc -, alcance e frequência de likes. O serviço também oferece mais dados demográficos no relatório, mas exige a instalação de uma extensão para o Google Chrome. Porém, em meu teste, a instalação não serviu de muito, sem mostrar os dados. Enviei uma mensagem ao suporte do aplicativo e assim que obtiver uma resposta atualizo o texto.

anuncios-pagina-facebook-insight

Diferenças entre o plano gratuito e pago

O plano gratuito do BigBigAds é bastante limitado em relação ao pago, embora seja útil para avaliar anúncios de seus concorrentes ou de seu nicho de mercado. Listei abaixo 5 das principais diferenças entre os dois planos – com exceção do preço, que vou especificar mais abaixo.

  • Diferença na frequência de atualizações: o plano pago é atualizado diariamente – ou seja, anúncios criados ontem já aparecerão nas buscas -, enquanto o gratuito é atualizado semanalmente;
  • Acesso a todos os dados;
  • Filtros de busca limitados no plano gratuito;
  • Apenas uma aba de favoritos, enquanto no pago existem diversas pastas, permitindo melhor organização;
  • Busca por audiência e interesses no plano pago.

Veja também:

Veredito sobre a plataforma

O BigBigAds pode ser uma boa alternativa – mesmo em seu plano gratuito – para ter noção de como são os anúncios feitos em seu nicho, principalmente se for iniciante e não souber como começar a criar conteúdo para seus anúncios pagos. Porém, muitas das funcionalidades estão em fase de testes e não funcionam muito bem, como a extensão para navegadores citadas durante o texto.

Minha recomendação é que teste o plano gratuito e veja se as funcionalidades dele irão entregar o tipo de resultado que procura, migrando para o plano pago – que custa $99 dólares mensais – caso precise de melhores filtros para achar os anúncios que deseja acompanhar. A página de planos do BigBigAds mostra que o serviço pretende incluir mais dois tipos de planos, um mais barato e outro mais caro.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link