Marketing Digital 10/07/2014

Como melhorar a sua reputação enquanto freelancer?

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Uma boa reputação é a “chave” para o sucesso de uma carreira de freelancer a longo prazo. Um profissional que prometa e não cumpra, irá sobreviver muito pouco tempo no mercado. Num momento em que o mercado freelancer cresce exponencialmente em todo o mundo (tal como indicam este e este estudo), uma boa reputação vai ser fundamental para o freela conseguir destacar-se da concorrência.

Mas a grande questão aqui é: Como criar uma boa reputação?

Em primeiro lugar, é necessário ter em conta que reputação exige paciência. Ninguém consegue uma boa reputação da noite para o dia. Uma boa reputação demora muitos anos a ser construída. Além disso, uma boa reputação deve ser divulgada. Sem uma boa divulgação, o seu trabalho tende a demorar muito tempo para ser reconhecido.

Ao longo deste artigo, vou compartilhar com você algumas estratégias interessantes que vão ajudar a melhorar a sua reputação enquanto freelancer. Mas lembre-se: não existe boa reputação sem um bom trabalho!

1. Compartilhe os seus resultados!

Com a chegada das mídias sociais, ficou bem mais fácil para o freelancer divulgar os seus resultados! Hoje em dia com o Facebook, Twitter e Instagram ficou bem mais fácil mostrar como você está desenvolvendo os seus projetos ou qual foi o resultado final desse mesmo projeto.

Mas mais do que compartilhar apenas conteúdo, o freelancer necessita de saber fazê-lo de forma profissional. Cada mídia social tem as suas necessidades e “regras” específicas e você precisa saber jogar com essas mesmas regras para ser bem sucedido. Se você quer fazê-lo no Facebook, o nosso ebook Facebook para Negócios é uma boa opção.

Se quiser conhecer um freelancer que está tendo sucesso nas mídias sociais, confira a nossa entrevista com o Bruno Santana e saiba como ele está conseguindo mais clientes com o Facebook.

Aqui estão alguns exemplos do que está sendo feito por alguns freelas e agências nas mídias sociais:

Exemplo Agencia

Exemplo de post Sucesso em Vendas

Obviamente, o portfólio acaba por ter aqui um papel determinante também. Digamos que as mídias sociais são uma forma mais dinâmica de você compartilhar conteúdo enquanto o portfólio é algo mais estático. Mas para isso você precisa de ter um bom portfólio. Confira alguns artigos que vão ajudar você nesse quesito:

2. Peça depoimentos aos seus clientes

Você até pode dizer ao seu futuro cliente que o seu trabalho é bom, mas se ninguém afirmar isso além de você, o cliente terá mais dificuldades em acreditar. Uma das formas de ajudar o cliente a perceber a qualidade do seu trabalho é através de depoimentos. Aqui vão algumas dicas sobre como conseguir isso:

  • Use plataformas como a NearJob que permitem ao cliente dar um feedback quase instantâneo
  • Peça para o seu cliente gravar um vídeo e depois poste ele no Youtube
  • Deixe uma opção de comentários no Facebook para que o seu cliente deixe lá o seu feedback. Utilizar uma rede social dá maior credibilidade do que escrever um texto numa página do seu site
  • Peça que o seu cliente envie um email contanto os resultados obtidos (a menos eficaz, mas também funciona bem)

Confira alguns exemplos:

Anuncio Luciano

depoimentos Facebook

3. Crie um blog!

Se você tiver um blog com qualidade (repito: um blog com qualidade) os clientes vão passar a olhar para você de outra forma. Isto porque no blog eles têm a chance de lerem sobre a sua área de atuação, conhecerem os seus valores pessoais e profissionais e acima de tudo de verem se vocês compartilham a mesma “visão” sobre os negócios. Eu senti essa mudança quando criei a Escola Freelancer e o próprio Bruno Ávila contou sobre o que aconteceu com ele quando criou o seu blog sobre Web Design.

Se você (ainda) não tem um blog, aconselho que crie o seu o mais rápido possível. Foque-se em compartilhar conteúdo de qualidade e seja paciente. Certamente alguns clientes, ao fim de alguns meses, vão surgir depois de lerem os seus conteúdos!

4. Muito do sucesso está no que você não faz…

Construir uma boa reputação está muito dependente do que você faz mas também daquilo que você…não faz! Estou falando da sua presença menos profissional nas mídias sociais! Já falamos no ponto número 1 sobre como as mídias sociais são importantes na divulgação, mas a verdade é que elas também podem contribuir para uma má reputação.

Confira algumas notícias que confirmam o que estou dizendo:

Além de você ter de divulgar o seu trabalho para garantir uma boa reputação, você também necessita de ter cuidado para não estragar a sua imagem profissional. A melhor forma de fazer isso é deixar desabafos ou reclamações mais polêmicas para conversas pessoais e usar as mídias sociais como uma plataforma mais profissional. Como disse Warren Buffet: “Você demora 20 anos para construir uma boa reputação, mas você só precisa de cinco minutos para destrui-la”.

5. Entregar resultados é apenas uma parte do processo

Muitos freelas consideram que entregar resultados é a única forma de melhorar a reputação. Eu discordo disso. Eu acredito que entregar bons resultados é apenas uma parte do processo (uma parte importante, é certo) mas que deve ser acompanhado de muitas outras. Estas são, por exemplo, aquelas que mais valorizo:

  • Sinceridade com o cliente. Por mais problemas e dificuldades que surjam no projeto, ser sincero vai ser sempre mais benéfico do que prejudicial.
  • Capacidade de dar atenção. Tenha paciência para falar com o seu cliente sobre o projeto as vezes que forem necessárias. Os seus clientes, mais do que qualquer outra pessoa, gostam de ouvir a sua opinião sobre o vosso trabalho. Valorize isso!
  • Cumprimento de prazos. Parte do sucesso de uma boa reputação está na sua capacidade em cumprir prazos de forma regular.
  • Organização financeira. Se você trabalhar de forma ilegal enquanto freelancer, o cliente vai ficar sempre com alguma desconfiança do seu trabalho.

Conclusão

Como diz o provérbio japonês “A reputação de mil anos pode ser determinada na conduta de uma hora”, ou seja, todas as suas atitudes são importantes para o desenvolvimento da sua reputação. Agora é você quem decide: quer ter uma boa ou uma má reputação? Acredito que com estas dicas terá tudo para melhorar a sua reputação 😉

E você, como faz para melhorar a sua reputação? Já seguiu alguma destas dicas?

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link