Todos nós sabemos como as redes sociais são importantes no seu trabalho como freelancer para conseguir mais clientes. Mas mais do que criar uma conta, é importante que saber geri-las, entre as quais o Facebook. E é mesmo sobre esta rede social que vamos falar hoje. Mais propriamente sobre o Edgerank, pois é ele que vai fazer aumentar as probabilidades de um fã da sua página ver o que você publicou. Se gerir esta parte de modo correto, com certeza irá aumentar em muito o número de cliques como o “curtir” (“Gosto” em Portugal) ou comentários. Por vezes você deve se perguntar porque ninguém clica no que você publica ou comenta o que você faz, enquanto em outras páginas basta colocarem uma frase e o número de participação das pessoas é enorme. É aí que entra o Edgerank. Mas afinal:
O que é o Edgerank?
O Edgerank é a fórmula utilizada pelo Facebook para definir a relevância que uma pessoa tem para a outra. Se reparar, existem algumas pessoas que aparecem mais no seu feed de notícias do que outras. Isso deve-se ao fato de essas pessoas serem mais relevantes para si do que outras. O Facebook faz isso para que o que for partilhado, seja mais importante para si e tenha mais relevância e com isso, tenha mais interesse. Aqueles que tenham menos ligação para si, dificilmente o que você escreve irá aparecer no feed de notícias deles. Funciona mais ou menos como o sistema de indexação de artigos do Google. Os textos que são mais lidos e mais partilhados aparecem em primeiro lugar nos motores de busca. Logo, são mais relevantes.
Melhorar o seu Edgerank também vai permitir que o que você escreve apareça nas notícias principais mesmo que os seus fãs não retirarem a opção que por defeito vem no Facebook (Ver nota). E o bom é que, quanto maior interação você conseguir com eles, mais vezes o que você publica irá aparecer no feed deles e maior será o número de cliques. Funciona como um efeito bola de neve. Mais cliques, mais interação. Mais interação leva a que tenha mais cliques. Existem três fatores que fazem com que o seu Edgerank aumente:
- Quanto mais partilharem um com o outro, maior relevância vocês têm um para o outro. Se eu partilho um video ou uma imagem consigo, significa que você é importante para mim.
- Quanto mais você fizer comentários e clicar no “curtir” quando eu publico alguma coisa, maior é a sua proximidade comigo. No entanto, eles têm pesos diferentes. Um comentário tem muito mais peso do que um “curtir”
- O fator tempo. O feed de notícias vai substituindo as publicações mais relevantes e mais recentes pelas mais antigas. Com o passar do tempo, quanto menos ligações tiver com essa pessoa, menos relevância começará a ter para ela
No entanto, as interações têm que ser mútuas. Caso contrário, não haverá relevância para uma das partes. Ou seja: não basta eu comentar muito o que outra pessoa publica para que eu também seja relevante para ele. Nesse caso, ele será relevante para mim mas eu não serei para ele.
Nota: pode pedir aos seus fãs para retirar essa opção no painel Editar opções > Mostrar publicações de: > Todos os teus amigos e páginas.
Como posso melhorar meu Edgerank?
Na verdade, existem bastantes formas de melhorar o seu Edgerank. Mas para isso é sempre preciso perder algum tempo a tentar interagir com os seus fãs. O que na verdade não acontece na maioria dos casos. Grande parte das vezes as pessoas cria a página e depois pensa que basta colocar lá os links para os seus textos e já está. Confira as nossas dicas veja como não é bem assim.
Partilhe aquilo que tem
Seja você um excelente vendedor ou um jornalista freelancer, é importante que você partilhe tudo o que tem. Mas tenha cuidado para não cair no exagero, caso contrário será visto como um spammer do que realmente alguém que partilha conteúdo relevante. Isso pode levar a que as pessoas deixem a sua página de fãs. Tente colocar questões ou falar de temas atuais, de modo a que leve as pessoas a comentar ou a clicar. Lembre-se: a quantidade é o menos importante neste caso, o melhor é mesmo a qualidade daquilo que você faz.
Fotos e vídeos são mais relevantes
As pessoas, por natureza, apreciam muito mais vídeos e fotos. De vez em quando, opte por partilhar este gênero de temas. Mas lembra-se que convém que sejam sempre dentro do âmbito da sua área. Se eu falo sobre freelancing, não convém que coloque músicas que eu gosto de ouvir. Até posso fazê-lo, mas têm que ter alguma ligação com a minha área de negócio.
Faça perguntas
Há bem pouco tempo, o Facebook colocou a opção de você poder colocar perguntas aos seus fãs e amigos. Esta é uma excelente opção para conseguir alguns cliques e comentários. Tente sempre colocar questões que gerem debate e que levem as pessoas a pensar. Não o faça por fazer. Se acha que a pergunta que tem a colocar não vai levar os seus leitores ou clientes a pensar, mais vale ficar quieto. Opte por fazer três questões por semana. De vez em quando aproveite para perguntar o que acham do seu produto. Mas não abuse.
Mantenha a sua página viva
Tal como escrever artigos diariamente num blog, a sua página de fãs no Facebook também deve ser uma tarefa regular, tal como qualquer ferramenta para freelancers. Não há nada pior do que chegar à página de uma empresa e ver que ela não visita a sua conta há cinco dias. Só me apetece perguntar se ela já fechou. Mantenha a sua página atualizada. Diga para si que tem de colocar duas coisas por dia na sua página por exemplo. Um link para o texto que você escreveu hoje e outra coisa que gere mais comentários como uma frase ou uma notícia do dia. Mais coisas que você coloque (sempre relevantes lembre-se!), aumenta a probabilidade de as pessoas interagirem consigo.
Pense sempre na qualidade em prol da quantidade
Muitos leitores já devem estar a esfregar as mãos e a pensar que agora é só partilhar coisas no Facebook que o seu Edgerank via subir. Nada disso. Recordo que o seu Edgerank só sobe no caso de as pessoas partilharem o que você publica, deixarem comentários ou clicarem no “curtir”. Ora, eu posso colocar apenas uma coisa durante o dia e ela ser claramente relevante ou posso colocar dez e nenhuma delas ter um clique sequer. Portanto, pense bem nas suas opções e opte por coisa polêmicas ou curiosas, que levem as pessoas a interagir.
Pronto para fazer subir seu Edgerank?
Não adianta você ter dez mil fãs ou andar a comprar amigos para o Facebook. O importante é a interatividade que eles possam ter consigo. Se o seu objetivo é vender um produto, de nada lhe vale ter milhares de fãs se o que você publica nem aparece no feed deles. O importante é de fato se eles reparam nele e participam. Além disso, ajudam-no a criar uma comunidade em torno do seu trabalho. E para isso o Edgerank é muito importante.