Facebook para iniciantes 03/05/2011

Como melhorar o seu Edgerank no Facebook e conseguir mais clientes

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Todos nós sabemos como as redes sociais são importantes no seu trabalho como freelancer para conseguir mais clientes. Mas mais do que criar uma conta, é importante que saber geri-las, entre as quais o Facebook. E é mesmo sobre esta rede social que vamos falar hoje. Mais propriamente sobre o Edgerank, pois é ele que vai fazer aumentar as probabilidades de um fã da sua página ver o que você publicou. Se gerir esta parte de modo correto, com certeza irá aumentar em muito o número de cliques como o “curtir” (“Gosto” em Portugal) ou comentários. Por vezes você deve se perguntar porque ninguém clica no que você publica ou comenta o que você faz, enquanto em outras páginas basta colocarem uma frase e o número de participação das pessoas é enorme. É aí que entra o Edgerank. Mas afinal:

O que é o Edgerank?

O Edgerank é a fórmula utilizada pelo Facebook para definir a relevância que uma pessoa tem para a outra.  Se reparar, existem algumas pessoas que aparecem mais no seu feed de notícias do que outras. Isso deve-se ao fato de essas pessoas serem mais relevantes para si do que outras. O Facebook faz isso para que o que for partilhado, seja mais importante para si e tenha mais relevância e com isso, tenha mais interesse. Aqueles que tenham menos ligação para si, dificilmente o que você escreve irá aparecer no feed de notícias deles. Funciona mais ou menos como o sistema de indexação de artigos do Google. Os textos que são mais lidos e mais partilhados aparecem em primeiro lugar nos motores de busca. Logo, são mais relevantes.

Melhorar o seu Edgerank também vai permitir que o que você escreve apareça nas notícias principais mesmo que os seus fãs não retirarem a opção que por defeito vem no Facebook (Ver nota). E o bom é que, quanto maior interação você conseguir com eles, mais vezes o que você publica irá aparecer no feed deles e maior será o número de cliques. Funciona como um efeito bola de neve. Mais cliques, mais interação. Mais interação leva a que tenha mais cliques. Existem três fatores que fazem com que o seu Edgerank aumente:

  • Quanto mais partilharem um com o outro, maior relevância vocês têm um para o outro. Se eu partilho um video ou uma imagem consigo, significa que você é importante para mim.
  • Quanto mais você fizer comentários e clicar no “curtir” quando eu publico alguma coisa, maior é a sua proximidade comigo. No entanto, eles têm pesos diferentes. Um comentário tem muito mais peso do que um “curtir”
  • O fator tempo. O feed de notícias vai substituindo as publicações mais relevantes e mais recentes pelas mais antigas.  Com o passar do tempo, quanto menos ligações tiver com essa pessoa, menos relevância começará a ter para ela

No entanto, as interações têm que ser mútuas. Caso contrário, não haverá relevância para uma das partes. Ou seja: não basta eu comentar muito o que outra pessoa publica para que eu também seja relevante para ele. Nesse caso, ele será relevante para mim mas eu não serei para ele.

Nota: pode pedir aos seus fãs para retirar essa opção no painel Editar opções > Mostrar publicações de: > Todos os teus amigos e páginas.

Como posso melhorar meu Edgerank?

Na verdade, existem bastantes formas de melhorar o seu Edgerank. Mas para isso é sempre preciso perder algum tempo a tentar interagir com os seus fãs. O que na verdade não acontece na maioria dos casos. Grande parte das vezes as pessoas cria a página e depois pensa que basta colocar lá os links para os seus textos e já está. Confira as nossas dicas veja como não é bem assim.

Partilhe aquilo que tem

Seja você um excelente vendedor ou um jornalista freelancer, é importante que você partilhe tudo o que tem. Mas tenha cuidado para não cair no exagero, caso contrário será visto como um spammer do que realmente alguém que partilha conteúdo relevante. Isso pode levar a que as pessoas deixem a sua página de fãs. Tente colocar questões ou falar de temas atuais, de modo a que leve as pessoas a comentar ou a clicar. Lembre-se: a quantidade é o menos importante neste caso, o melhor é mesmo a qualidade daquilo que você faz.

Fotos e vídeos são mais relevantes

As pessoas, por natureza, apreciam muito mais vídeos e fotos. De vez em quando, opte por partilhar este gênero de temas. Mas lembra-se que convém que sejam sempre dentro do âmbito da sua área. Se eu falo sobre freelancing, não convém que coloque músicas que eu gosto de ouvir. Até posso fazê-lo, mas têm que ter alguma ligação com a minha área de negócio.

Faça perguntas

Há bem pouco tempo, o Facebook colocou a opção de você poder colocar perguntas aos seus fãs e amigos. Esta é uma excelente opção para conseguir alguns cliques e comentários. Tente sempre colocar questões que gerem debate e que levem as pessoas a pensar. Não o faça por fazer. Se acha que a pergunta que tem a colocar não vai levar os seus leitores ou clientes a pensar, mais vale ficar quieto. Opte por fazer três questões por semana. De vez em quando aproveite para perguntar o que acham do seu produto. Mas não abuse.

Mantenha a sua página viva

Tal como escrever artigos diariamente num blog, a sua página de fãs no Facebook também deve ser uma tarefa regular, tal como qualquer ferramenta para freelancers. Não há nada pior do que chegar à página de uma empresa e ver que ela não visita a sua conta há cinco dias. Só me apetece perguntar se ela já fechou. Mantenha a sua página atualizada. Diga para si que tem de colocar duas coisas por dia na sua página por exemplo. Um link para o texto que você escreveu hoje e outra coisa que gere mais comentários como uma frase ou uma notícia do dia. Mais coisas que você coloque (sempre relevantes lembre-se!), aumenta a probabilidade de as pessoas interagirem consigo.

Pense sempre na qualidade em prol da quantidade

Muitos leitores já devem estar a esfregar as mãos e a pensar que agora é só partilhar coisas no Facebook que o seu Edgerank via subir. Nada disso. Recordo que o seu Edgerank só sobe no caso de as pessoas partilharem o que você publica, deixarem comentários ou clicarem no “curtir”. Ora, eu posso colocar apenas uma coisa durante o dia e ela ser claramente relevante ou posso colocar dez e nenhuma delas ter um clique sequer. Portanto, pense bem nas suas opções e opte por coisa polêmicas ou curiosas, que levem as pessoas a interagir.

Pronto para fazer subir seu Edgerank?

Não adianta você ter dez mil fãs ou andar a comprar amigos para o Facebook. O importante é a interatividade que eles possam ter consigo. Se o seu objetivo é vender um produto, de nada lhe vale ter milhares de fãs se o que você publica nem aparece no feed deles. O importante é de fato se eles reparam nele e participam. Além disso, ajudam-no a criar uma comunidade em torno do seu trabalho. E para isso o Edgerank é muito importante.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link