Facebook para iniciantes 06/11/2012

Como melhorar o engajamento dos seus fãs no Facebook

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Durante os últimos meses, o Facebook tem alterado constantemente o seu algoritmo, mais conhecido também como EdgeRank (se quiser saber o que é clique aqui), tornando a vida dos gestores de páginas de fãs um pouco mais complicada. Estas alterações têm levado a que grande parte das publicações acabem por não aparecer no mural das pessoas que seguem a página. Em média, a diferença entre as pessoas que curtem a sua página e as que realmente vêm o conteúdo que você publicou ronda os 80%. Ou seja: suponhamos que você tem dez mil fãs. Por norma, apenas dois mil vão ver o que você publicou, ficando o conteúdo “escondido” para os restantes 80%. Mas isso acontece se realmente a sua publicação for curtida, comentada e partilhada. Caso contrário, arrisca a ficar-se apenas pelo 5 a 15%.

Nota: Engajamento é a interação que os seus fãs têm com uma determinada publicação.

Estas alterações têm acontecido por uma simples razão. Recentemente, o Facebook permitiu que os gestores das páginas de fãs pudessem publicar posts patrocinados. Através deste método, um Facebook garante que o post irá atingir um valor “X” da sua audiência. Apesar desta alteração parecer benéfica à primeira vista, ela prejudicou as publicações “grátis”, que acabaram por chegar a menos fãs do que chegavam antigamente. A solução a partir de agora será pagar por todas as publicações? Fora de questão. Para evitar que tenha de investir muito dinheiro para fazer a sua página de fãs crescer, hoje vou partilhar consigo alguns conselhos que deverá seguir para melhorar o seu engajamento e por consequência ajudar o seu conteúdo a chegar a um maior número de fãs.

Mas se você pretende aprender um pouco mais sobre Facebook, aconselho que leia alguns destes textos antes de avançar para as linhas seguintes:

ESCOLHA BEM AS IMAGENS

Dizer que partilhar imagens é um dos segredos para fazer a sua página de fãs crescer não é novidade para ninguém. Basta olhar para o seu mural e perceber que grande parte das partilhas são imagens. Mas o problema surge quando o gestor da página começa a partilhar imagens que provoquem pouco ou nenhum engajamento, acabando por prejudicar o seu EdgeRank. Portanto, a qualidade das imagens tem aqui um papel fundamental. Gerir uma página de fãs no Facebook hoje em dia é uma tarefa muito trabalhosa, bem mais do que era no passado. As imagens precisam de ser bem escolhidas, o fluxo de imagens necessita de ser constante e a qualidade tem de ser sempre elevada. São vários fatores que acabam por roubar muito tempo do seu dia-a-dia. Mas se você quiser fazer a sua Fan Page crescer, tenha muito cuidado na escolha das imagens. Elas são fundamentais!

PERGUNTE

Ainda há bem pouco tempo, o Facebook anunciou que está a pensar em eliminar as tão conhecidas “perguntas”. De fato, elas não tiveram muito sucesso e toda a minha experiência com esta opção nunca gerou algo positivo. Portanto, o leitor terá de encontrar outras formas de fazer perguntas aos seus fãs. Uma delas é fazer questões no seu próprio mural. Lance um tema e espere por respostas, como fizemos no exemplo abaixo.

Como fazer pergunta no Facebook

Mas além das perguntas no mural, fazer questões numa imagem também é uma opção muito interessante. No fundo, você estará lançando um debate, tendo como principal motivo gerar alguma troca de ideias na sua página de fãs. Veja mais um exemplo abaixo.

Perguntas em imagens na página de fãs

A QUEDA DA VISUALIZAÇÃO DE LINKS

Com as atualizações dos algoritmos, também ficou mais complicado conseguir que os leitores visualizem os seus links. O motivo é simples: os cliques geram menos gostos, partilhas e comentários. Com isso, acabam por aparecer a um menor número de pessoas durante as horas seguintes à publicação. Por outro lado, a partilha de informação proveniente dos nossos sites é a razão de ser para termos uma página no Facebook. Então, como contornar esta situação? Por um lado, ganhamos mais fãs e mais engajamento com imagens. Por outro, o que interessa ao gerente da página é que os fãs visitem o seu site através dos links e que compartilhem a informação, algo que está mais difícil de acontecer.

No entanto, existe uma forma de contornar essa situação e o processo é muito simples. Basta que você faça um print screen de uma parte interessante do seu artigo. Depois, faça o upload dessa mesma imagem para o Facebook (poderá utilizar o Photoshop para editá-la se quiser) e depois acrescente um pouco de texto ao lado, com o respectivo link. Mas atenção: no seu texto, faça um “call to action”, ou seja, deixe bem claro ao seu leitor que para saber mais deve clicar no seu link. “Para saber mais clique aqui: + link” ou “Saiba mais aqui: + link” são apenas dois exemplos. Na imagem abaixo, partilhamos um publicação na página de fãs da Escola Freelancer onde fizemos isso mesmo. Isso acabaria por gerar mais de 20 partilhas, algo pouco provável caso eu tivesse partilhado o conteúdo em forma de link.

Como partilhar artigos no Facebook

SEJA CONSISTENTE

Aqui está um dos pontos onde grande parte das pessoas acabam por pecar: a consistência. Deixar a página de fãs um dia sem publicações (leu bem eu escrevi “um dia”) irá prejudicar o seu EdgeRank de uma forma abismal. Esta conclusão não é nada que o Facebook tenha afirmado, mas sim a sensação de que fico cada vez que deixo alguma página de fãs livre de publicações durante 24 horas. Aconselho que experimente fazer isso e confira os resultados. Analise se as suas publicações não foram vistas por menos pessoas do que normalmente e também aproveite para analisar no dia seguinte. Por norma, se você deixar a sua página no final de semana sem conteúdo, ela apenas voltará ao fluxo normal a partir de terça-feira, perdendo um dia da semana.

Por isso, o meu conselho é que publique todos os dias, mesmo ao final de semana. Se você vai viajar, agende nos dias anteriores alguma publicações, visto que o Facebook permite que você faça isso. Organização e persistência são algumas das palavras-chave para fazer a sua página de fãs crescer de uma forma mais rápida.

CRIATIVIDADE SEMPRE!

Este pode ser um conselho muito “clichê” mas é de extrema importância. Afinal, o que é ser criativo numa página de fãs do Facebook? Ficam aqui algumas dicas de como ser criativo na sua página e aumentar o engajamento:

  • Aprenda sobre Photoshop e edite imagens. Ter imagens únicas pode ajudá-lo consideravelmente.
  • Opte muitas vezes pelo humor. Como é óbvio isso vai sempre depender do seu público-alvo, mas é um fato que o humor acaba por gerar mais partilhas e comentários.
  • Varie o gênero de publicações. Divulgue o seu site, partilhe imagens, partilhe vídeos, faça perguntas, etc. É certo que algumas opções como o vídeo ou os links não geram tantos comentários, mas é uma forma de “quebrar a rotina”.
  • Dê o seu melhor para ter uma descrição das imagens interessante. Visto que partilhar imagens repetidas de outras páginas acaba por ser uma prática comum, também é verdade que a descrição é uma forma de se diferenciar e criar algumas partilhas extra.
  • Arrisque. Por vezes, arrisque a dar a sua opinião e seja polêmico. Isso pode gerar alguns fãs insatisfeitos com a sua opção, mas isso faz parte. Poderá perder por um lado mas ganhar por outro. Porém, seja razoável na utilização desta opção.

EXPERIMENTE

Experimentar faz parte do processo de construção de uma página de fãs. Eu já tive partilhas de posts que nem sequer geraram um comentário ou um compartilhamento. Estes “erros”, ajudam-me a perceber o que o meu público não gosta. Encontrar este equilíbrio entre o que seu público quer e o que você publica é o que fará a sua página evoluir de uma forma constante todos os dias. Por isso, nada melhor do que experimentar. Tenha alguns padrões pré-definidos e depois dentro deles faça experiência. Se não for isso que os seus fãs querem, rapidamente você irá perceber e deixará de cometer esses erros, passando apenas a publicar conteúdo interessante. Mas claro, para que isso aconteça é necessário que seja feita uma análise constante do que está dando certo e do que está dando errado.

EVITE PUBLICAR EM INGLÊS!

Grande parte das imagens que o leitor vê no seu mural, talvez até sejam em inglês. Isso poderá levá-lo a pensar que, apesar de partilhar algo em inglês, isso fará com que a sua imagem seja viral. Grande parte das vezes não é bem assim. Por experiência própria, uma imagem em inglês normalmente tem menos engajamento do que uma em português. Mas esse problema pode ser resolvido facilmente com uma ajuda do Photoshop ou então com uma tradução na descrição da imagem. Mas se puder escolher, fique sempre pela imagem em português. Desta forma você tem a certeza de que o seu fã vai perceber o conteúdo que está lá presente.

CONCLUSÃO

Nos próximos meses ou anos, acredito que estes conselhos sejam ainda mais úteis. O Facebook está a ser pressionado para tornar-se numa empresa lucrativa e por isso tem dado cada vez mais retorno a quem investe dinheiro nas publicações em prol de quem publica de forma gratuita. Infelizmente para nós, gestores de páginas de fãs, o futuro tendo a ser sempre mais complicado nesse sentido. Porém, cabe a nós encontrar soluções criativas que contornem esta dificuldade que está a ser criada pela própria rede social, de forma a que a nossa página continue a crescer a um ritmo considerável.

Abraço e até já!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.