Produtividade 27/04/2011

Como manter a motivação na sua vida e no trabalho como freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Há alguns dias à conversa com uma pessoa bastante especial, reparei que ela estava bastante desmotivada na sua vida e que não sabia o que fazer. No fundo estava vivendo a sua vida sem saber o que fazer dela, deixando os dias passar, há espera que algo de mágico acontecesse. Não vivia, mas sim sobrevivia. E depois de toda aquela conversa, decidi escrever este artigo. Até porque acredito que muitos freelancers sofram do mesmo problema e muitas vezes se sintam numa encruzilhada, sem saber o que realmente fazer. Sem rumo, o mais normal é mesmo deixar-se ir ao fundo até que, uma destas duas coisas aconteça: Você vai mesmo ao fundo e não consegue recuperar ou como por magia aparece uma pessoa que o consegue colocar para cima.

Isto claro, se você não tomar a iniciativa para sair do fundo do poço. Mas antes de tentar encontrar a solução para sair desta situação, você necessita de saber quais foram os problemas que os levaram a este estado de desmotivação no trabalho tão grande. Nunca conseguirá melhorar sem saber o que lhe incomoda. Infelizmente, as razões podem ser muitas e cada caso é um caso. Mas para que consiga perceber que género de situações podem estar a incomodá-lo (sem você saber), deixo aqui alguns dos problemas mais comuns. Leia-os com atenção pois um deles pode ser o seu.

Querer viver o passado

Todos nós já fomos muito felizes no passado. Parecia termos tudo. Naqueles momentos nada nos faltava e a felicidade era plena. Contudo, em algum momento temos que descer. A vida é mesmo assim. Umas vezes se está lá em cima e noutras vimos para ao fundo do poço sem perceber. O mais comum das pessoas é voltarem a referenciar tempos passados como sendo de muita felicidade. “Tempo volta atrás” ou “Naquele tempo é que era feliz e não sabia” são algumas das frases mais comuns para quem sofre deste mal. Pensar demasiado no passado impede que possamos construir o nosso futuro. Pensar num namoro terminado impede que o seguinte se construa. Pensar na empresa que fechou impede que se triunfe numa nova. E assim sucessivamente.

Ficar sempre no quase

Existem pessoas que adoram ficar no quase. Dou exemplo de uma pessoa que queira deixar de fumar. “Hoje é só mais um cigarro”. Esta é a frase da típica pessoa que nunca vai deixar de fumar! Vão ficar sempre pelo quase. Se quiser ser produtivo, necessita de ser organizado todos os dias! Se começar a abrir exceções, rapidamente se tornará uma pessoa desorganizada novamente. Isto acontece com pessoas que têm medo de tomar atitudes e decisões, preferindo ficar com a sensação de que quase chegaram ao topo de montanha, mas não conseguiram.

O que queres ser ou ter dentro de alguns anos?

Normalmente as pessoas que não estão desmotivadas no trabalho dar-lhe-ão respostas muito vagas. Ou possivelmente até digam que não sabem. Não saber para onde querem ir ou o que querem ter são duas coisas bastante comuns e que o fazem facilmente ir para o fundo do poço. Ter uma guia, nem que seja uma simples folha de papel, pode fazer milagres.

Não acreditar em si

É bastante comum pessoas que se encontrem em baixo já não acreditarem em si. Pensam que não têm capacidades para nada e que não fazem falta nenhuma à sociedade. É fácil pensar nisso quando o seu negócio não vai bem ou quando o curso que tirou não tem saída nenhuma. Começa a pensar que até agora só fez más escolhas e que no futuro, continuará a fazê-las. Deixam de pensar pela sua própria cabeça e começam a ouvir e a fazer o que os outros querem. Com isto, deixam de ter opinião própria e andam à deriva. Um amigo diz uma coisa, eles fazem-no. Mas o seguinte já diz outra contrária e em poucos horas mudam de opinião.

Continuam a investir em algo, mesmo que esteja investindo mal

Habitualmente estas pessoas que estão desmotivadas são teimosas. Isso pode ser bom, se usado a nosso favor. Mas muito mau se estivermos a ser teimosos com opções erradas. Com isto, quando fazem um investimento gostam de continuar a gastar dinheiro nele, mesmo que esteja a ser mal gasto. Chama-se ‘investir por teimosia’. Só porque gastaram mal o dinheiro durante três anos, pensam que têm que continuar a fazê-lo por mais vinte.

Vão abaixo com a mesma facilidade com que estão repletos de alegria

Pessoas desmotivadas têm tendência a ter um feitio do género de uma montanha russa. Um dia sentem-se as piores pessoas do mundo mas no outro já acreditam no futuro. O problema é que esta atitude não é suportável a longo prazo. Com o passar do tempo, temos naturalmente tendência em acreditar menos nas coisas. Com isso, passamos a valorizar cada vez mais os momentos menos positivos e a esquecer rapidamente aqueles dias que nos correm bem. Em pouco tempo deixam de ter momentos felizes.

Estes são, a meu ver, algumas das características que poderá enfrentar nas pessoas desmotivadas no trabalho. Existem outras, mas estas são as principais e mais comuns. Mas alerto-lhe sobre isto: Se não puser em prática e acreditar em tudo o que aqui está, de nada lhe valerá. Quando terminar de ler este artigo, imprima-o e coloque-o na parede do seu quarto ou escritório e cada vez que se sentir desmotivado, leia as nossas dicas que vai ver abaixo. Se não estiver a cumpri-las, aí está um dos seus problemas. Aproveite!

1. Esqueça o passado!

“O que conquistei ontem, não me garante o triunfo de amanhã”. Esta frase é do treinador português José Mourinho e trato de lembrá-la sempre que penso que já fiz algo muito bom. Isto porque o sucesso em alguma coisa é o principal causador de derrotas no futuro. Ficar a pensar o quanto foi feliz com aquele cliente ou com o curso que tirou de nada lhe garantem o sucesso hoje, muito menos amanhã. É importante que coloque na sua cabeça que esse tempo já passou e que se foi feliz anteriormente, também pode ser no futuro, mas de um modo diferente. Agradeça isso mas recorde-se que pode ser tão ou mais feliz amanhã, apenas precisa de começar a construir essa felicidade hoje! O importante é conseguir agarrar a algo que o motive.

2. Enfrente os seus medos

Pode parecer vergonhoso, mas apenas aprendi a nadar aos 22 anos. Nunca o soube porque quando era pequeno quase me afoguei e a partir daí ganhei traumas. Cada vez que a água passava da minha cintura ficava paralisado. Até que o ano passado decidi aprender a nadar. Eu vi isto como uma forma de perder um dos meus medos e ganhar coragem para enfrentar outros no futuro. Não enfrentar os seus medos implica não aprender coisas novas. Ora, se fazemos toda a vida a mesma coisa, significa que mais tarde ou mais cedo irá ficar desmotivado. Tem medo de falar em público? Faça-o! Acha que não tem jeito nenhum para a dança? Inscreva-se numa dança qualquer!

Superar medos e coisas de que pensamos nunca sermos capazes de fazer, faz com que fiquemos mais alegres e motivados. Você já se questionou porquê as crianças são tão felizes? O motivo é simples: para elas tudo é novidade no mundo. Todos os dias estão a aprender coisas novas. A repetição de tarefas no nosso dia-a-dia fazem com que fiquemos cansados de ver sempre a mesma coisa. Mesmo que no seu trabalho como freelancer seja quase impossível fazer coisas novas, faça-o nas atividades de lazer. Verá que sentir-se bem fora do trabalho faz com que seja mais feliz dentro do próprio trabalho.

3. Ganhe hábitos

Deve pensar que me estou a contradizer certo? Se num ponto digo para enfrentar medos, no outro já falo em criar hábitos. Para que possa percebe-lo, precisamos de criar um definição correta de hábito. Hábito significa ser constante em algo. Posso ter o hábito de ganhar e isso não é nada monótono. Posso ter o hábito de fazer exercício físico todos os dias e isso não é repetitivo. Penso que já percebeu a ideia. Hábito significa repetir um gesto várias vezes mas em todas elas de maneira diferente.

Para se conseguir motivar, você necessita de conseguir semear vários hábitos no seu cérebro: o de se organizar, o de vencer, o de enfrentar medos, o de dar sempre o seu melhor, etc. Ora, para isso nada melhor do que criar uma rotina. Vou lhe dar alguns passos que deve seguir:

  • Organizar o seu dia na noite anterior
  • Acordar à hora que planeou e não cinco ou dez minutos depois
  • Tomar um bom café da manhã
  • Cumprir aquilo que planeou
  • Não trabalhar mais do que as horas que definiu
  • Guardar tempo para si e para a sua família
  • Cumprir a rotina antes de se deitar
  • Repetir todo o processo

Você deve pensar: “Que chato, fazer todos os dias o mesmo!”. Errado caro leitor. Se reparar com atenção, todos os pontos que estão ali acima podem ser alterados. Eu posso tomar o café da manhã em casa mas no dia a seguir à beira mar. Eu posso definir que começo a trabalhar às nove da manhã num dia mas no outro ao meio-dia. Sendo freelancer, tem essa liberdade. É determinante é que ganhe o hábito de ter uma rotina e segui-la. O resto irá depende da sua criatividade.

4. A vida tem altos e baixos

Outra das formas de conseguir manter a motivação é perceber rapidamente uma coisa: a vida é feita de altos e baixos. É determinante que tenha consciência de que muito facilmente pode atingir o sucesso como também facilmente pode descer completamente. Os bons profissionais sabem que momentos como esse podem acontecer. A melhor coisa a fazer é encará-los como momentos normais da sua vida, que mais tarde ou mais cedo teriam que acontecer. Manter uma postura semelhante em todos os momentos (sejam eles ótimos ou péssimos) é uma boa forma de conseguir ter uma motivação constante.

5. Sonhe

Pensar em alcançar o que nos parece impossível é o que nos motiva. Portanto: sonhe muito! Pense no que quer ter dentro de um mês ou um ano. Imagine-se a conseguir alcançar tudo isso e o que faria nesse momento. Tente sentir a felicidade de alcançar ou ter todas essas coisas que desejou. De seguida, pense no que tem que fazer para alcançar toda essa felicidade. Quando fizer isso, verá que afinal não é assim tão difícil!

6. Foque-se na solução

Parece muito simples mas a maioria das pessoas não o faz. Preferem reclamar dizendo que “só a eles lhe acontece esta desgraça” ou que “não têm sorte nenhuma”. A isto chama-se gastar as energias com um problema, em vez de concentrar todas as suas forças em encontrar uma solução. Um dos conselhos que lhe dou é que, quando der por si a reclamar de alguma coisa, pense na solução desse mesmo problema e não no problema em si. Se você não consegue conquistar mais clientes no Twitter, pense no que está a fazer errado e encontre uma solução para aumentar o seu sucesso. Ficar o tempo todo reclamando, além de não ajudar em nada para que o seu problema se resolva, faz com que ainda gaste as suas forças em coisas completamente desnecessárias. Lembre-se: esqueça o problema e foque-se na solução.

7. Não deixe que os outros o influenciem

Repare numa coisa bastante curiosa. Quando trabalhamos com alguém ao nosso lado que tem motivação e acredita que vai ter sucesso, a nossa tendência é pensar em grande e querer sempre mais e mais. Mas por outro lado, quando à nossa volta estão pessoas que acham que tudo está errado e que nada dá certo com o seu trabalho, a tendência é que você também acabe por ficar assim. Você pode ser a pessoa mais motivada deste mundo! Mas se passar dois anos com este último gênero de pessoas, rapidamente se torna uma delas.

Mas para se manter motivado necessita de criar uma bolha, que impeça que pessoas deste género influenciem o seu dia-a-dia. Sei que não é fácil. É muito mais aliciante ficar a dizer mal de tudo do que tentar ter sucesso. Mas tente se abstrair ao máximo destas pessoas. Tente ter um relacionamento mínimo com elas. Estas pessoas apenas querem que você se torne uma delas, para que elas não se sintam mal com elas mesmas ao verem alguém a triunfar. Não se deixe influenciar pela negatividade das outras pessoas. Construa você mesmo o seu caminho.

8. Não se preocupe com o que não pode alterar

Além dos problemas que são as pessoas, ainda existem outros obstáculos que podem estar a fazer com que você não consiga manter a motivação. Eu chamo a eles fatores externos. Eles são tudo o que lhe incomoda, mas que você não tem a mínima hipótese de alterar. Está a chover? O seu país vive uma crise financeira enorme? Estes são apenas dois exemplos de coisas que as pessoas costumam reclamar. Devido a isso, gastam grande parte do seu tempo a falar sobre estes problemas, pensando em “como o tempo estaria melhor se não estivesse chovendo” ou que “azar em viverem num período financeiro tão complicado”. E aí eu pergunto-me: de que vale a pena reclamar por algo que não podemos alterar?

Para se manter motivado, esqueça estes problemas. Puro e simplesmente ignore-os! Se não pode fazer nada para os alterar, o melhor é mesmo nem sequer pensar neles! Tal como acontece com as pessoas, é importante que ignore tudo aquilo que lhe faz mal e se concentre naquilo que pode conseguir fazer bem.

9. Tenha paciência

O sucesso não se consegue de um dia para o outro. Para se conseguir manter motivado, é importante que olhe para as coisas a longo prazo. Com vitórias diárias é logico, mas sempre pensando numa perspectiva futura. Muitas pessoas acabam por se desmotivar no trabalho porque querem tudo muito rapidamente. Pensam que tudo acontece de um dia para o outro. Que conseguem conseguir vender o seu produto ou conquistar novos clientes logo. As coisas demoram tempo. Defina objetivos e aponte-os. Conforme for cumprindo, vá dando alguns benefícios a si por isso. Mime-se para que consiga dar passos pequenos nas caminhadas mais longas.Depois de concluir uma meta, vá jantar fora ou passe algum tempo com a família.

Que truques usa para se manter motivado?

Manter a motivação no trabalho é algo muito complexo. Ela aparece naturalmente nos primeiros dias, mas vai desaparecendo com o passar do tempo. Depois dessa fase inicial, é importante que encontre padrões que o levem a renovar essa vontade de vencer. Se não o fizer, facilmente passará a ser mais um, que viverá apenas para ver os dias passar sem perspectivas de futuro. E isso, é muito frustrante acredite.

E o leitor, achou estas nossas dicas úteis? Partilhe conosco e conte-nos o que faz para se manter motivado. Se gostou no nosso artigo, pondere seguir minha fanpage no Facebook ou partilhar o nosso texto no Twitter, com certeza ajudará alguém que se sente menos motivado!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link