Facebook para iniciantes 27/05/2013

Como ligar a sua Fan Page à sua página pessoal do Facebook

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O Facebook tem o poder de criar um relacionamento entre os clientes e uma marca, entre os leitores e um blog ou mesmo entre uma figura pública e os seus fãs. A facilidade em que a informação circula torna esse relacionamento muito mais simples e direto. Hoje em dia são muitas as Fan Pages seguidas por milhares de fãs. Apesar de todo esse sucesso, muitas páginas de fãs do Facebook estão órfãs de uma cara, de um rosto que crie uma ligação mais pessoal entre o fãs e o autor das publicações. Por norma, a única ligação que existe é a do fã com o logo da Fan Page. Nada mais.

Neste artigo vou partilhar consigo algumas estratégias que tenho aplicado ao longo das últimas semanas de forma a criar uma ligação entre os fãs da Escola Freelancer e o meu perfil pessoal. Algumas destas estratégias são bem simples, outras são um pouco mais complexas, mas todas elas acabam por gerar um bom resultado e um aumento da identificação do fã com o dono da marca ou com o autor do blog. Enquanto dono de uma empresa você deve procurar sempre essa identificação. Até porque o seu perfil pessoal será sempre uma forma mais direta de interagir com os seus fãs, além de transmitir uma confiança muito maior. Os seus fãs precisam de uma cara e neste post vou ensiná-lo como fazer isso.

Se quer melhorar os resultados do seu Facebook, veja o nosso ebook Facebook para negócios clicando aqui

A FORMA MAIS SIMPLES

perfil na Fan Page

Muitos desconhecem esta opção mas a verdade é que ela existe e está aí para ser utilizada. A imagem que vocês estão a ver acima aparece quando alguém clica no “Sobre” da Escola Freelancer. Se repararem, está um link e uma fotografia do meu perfil pessoal à direita. Para fazer isso basta seguir estes passos:

informação-pública-no-Facebook

Vá ao painel da sua Fan Page e clique em “Atualizar informação pública”. Nesta seção ficam todas as informações públicas da sua Fan Page.

informação-em-destaque

De seguida, aparece um menu à sua esquerda. Clique em “Em destaque”.

Captura_de_ecrã_2013-05-27__às_14.48.11

Como eu retirei o meu perfil de destaque para poder escrever este artigo, a imagem que aparece é a que estão a ver acima. Agora clique em “Adicionar proprietário de páginas em destaque”.

Captura_de_ecrã_2013-05-27__às_12.23.26

Agora aparecerá a imagem que estão a ver acima. Basta clicar no quadrado que está à esquerda para que esses administrador apareçam em destaque. No meu caso vou selecionar apenas eu mas se quiser poderá adicionar quantos perfis em destaque quiser, desde que esses usuários sejam administradores da página. Se for novamente ao “Sobre” da Escola Freelancer, já estará igual à primeira imagem que mostrei neste post. Se tiver alguma dúvida não hesite em deixar um comentário no final do artigo.

COLOQUE O SEU NOME NAS PUBLICAÇÕES

Além da estratégia que publiquei anteriormente, existem outras formas de fazer a ligação da sua página pessoal à Fan Page. A primeira é deixando o link do seu perfil pessoal numa das publicações, como podem ver pela imagem abaixo. Reparem que no final da frase está o meu nome. Atenção que este tipo de publicações só é permitido em imagens, isto porque os links ou as atualizações de status não permitem que façam a ligação com o perfil. Até poderá deixar o seu nome mas nunca aparecerá como link.

Captura_de_ecrã_2013-05-27__às_12.27.02

Agora você deve estar se perguntando: “Quando eu coloco o meu nome na descrição das imagens ele não fica automaticamente como link”. Tem toda a razão, mas existe uma forma de contornar isso. Depois de publicar a imagem, clique em editar no botão que está ao lado direito da imagem acima.

Agora aparecerá a opção de editar o conteúdo da descrição. Mas mesmo assim, em alguns casos, quando você escreve o seu nome na descrição não aparece a ligação para o seu perfil. Contornar isso também é muito simples: basta colocar um @ antes do seu nome. No meu caso ficaria @Luciano Larrossa e o próprio Facebook já daria a opção de linkar para o meu perfil pessoal. Se tiver alguma dúvida neste ponto não hesite em deixar um comentário.

UTILIZE IMAGENS COM O SEU ROSTO

Não existe forma mais direta de criar uma ligação com os seus fãs do que através de imagens do seu rosto. Nos Estados Unidos já se trabalha muito bem este tipo de marketing enquanto que no Brasil e em Portugal ainda não é muito comum. Quem tem feito muito bem esta ligação é o nosso colega Miguel Lucas, da Escola Psicologia, que coloca muitas vezes descrições sobre um determinado tema e depois insere uma fotografia pessoal. Aqui poderá sempre utilizar um pouco da sua criatividade. Pode inserir uma foto de corpo inteiro e colocar uma frase sua, inserir uma imagem com um produto seu, tirar uma foto enquanto está a trabalhar e partilhar no Facebook, etc.

Captura_de_ecrã_2013-05-27__às_12.34.18

Nota: Tenha cuidado com as fotografias que insere. Não se esqueça que estamos falando de uma Fan Page e as imagens partilhadas devem ser o mais profissional que conseguir. Em último caso contrate um fotógrafo profissional para tirar algumas fotografias para depois serem partilhadas na sua Fan Page.

Nota 2: Não abuse deste tipo de imagens. Apesar de serem importantes para criarem uma ligação com os fãs, elas por norma não são muito virais e acabam por prejudicar o seu EdgeRank.

GRAVE VÍDEOS!

Os vídeos são também outra forma interessante de criar esta tal ligação. Vemos muito isso em figuras públicas, mas está na hora dos profissionais autônomos e os freelancers começarem a fazer o upload de alguns vídeos para a Fan Page, de forma a trabalharem um pouco melhor o seu marketing pessoal. Pode ser um vídeo falando sobre um tema, um vídeo com dicas ou apenas um vídeo desejando a todos os seus clientes um feliz ano novo. Use a sua imaginação e quem sabe a partir daí não aparece algum projeto interessante.

Atenção que quando fizer o upload do vídeo, pondere fazer diretamente através do Facebook e não através da partilha de um link do YouTube. Isto porque o Facebook mostra a mais pessoas os vídeos que são carregados diretamente na sua plataforma, fazendo com que os vídeos do YouTube cheguem a menos pessoas. Porém, isso tem uma desvantagem muito grande: não ganhará subscritores no seu canal do YouTube. Analise qual das duas opções é a melhor e comece a utilizar os vídeos no Facebook!

O ERRO NÚMERO UM!

As quatro técnicas que partilhei acima são eficazes e garantem bons resultados pois existe um processo simples para o fã: ele vê o link e clica. Contudo, alguns gestores de fan pages ainda insistem num erro muito comum que é fazer a partilha de publicações do seu perfil pessoal para a Fan Page. É um tentativa de criar uma ligação com os fãs, mas uma tentativa que acaba quase sempre em frustração. Se não sabe do que estou a falar, vou dar um exemplo:

Na semana passada falamos sobre a opção dos lembretes do Evernote. Eu partilhei essa ligação no meu perfil pessoal, como podem ver nesta imagem. Agora, eu poderia muito bem fazer essa partilha novamente para a Fan Page da Escola Freelancer, mas isso não geraria qualquer buzz com os meus fãs.

Captura_de_ecrã_2013-05-27__às_14.58.09

Isto é uma tentativa que acaba por não gerar bons resultados pois ela apenas é vista pelas pessoas que seguem a página e que são seus amigos, nada mais. Por isso, sempre que quiser criar uma ligação com os seus fãs, utilize as quatro técnicas explicadas acima e deixe de lado a partilha do seu perfil pessoal para a Fan Page.

CONCLUSÃO

Acredito que com estas três estratégias conseguirá criar uma ligação maior com os seus fãs. Essa ligação demora tempo e deve ser feita de forma consistente para que possa ter resultados consideráveis. Mas convido você a deixar a sua opinião:

Já tinha pensado em algumas destas estratégias? Ou então que estratégias utiliza para criar uma maior ligação entre a sua Fan Page e a página pessoal?

Abraço!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.