Marketing Digital 02/12/2011

Como gerir a sua carreira de Freelancer de A a Z

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Quando um freelancer começa a carreira, dificilmente sabe aquilo que tem para fazer. Encontra-se um pouco perdido, sem saber como lidar com clientes ou como encontrar trabalho. Isso é algo normal e que ao longo do tempo aprenderá a lidar. Tudo na vida demora o seu tempo e apenas com a repetição de tarefas poderá chegar ao máximo das suas potencialidades. Quem quer ganhar dinheiro facilmente, realmente o negócio de freelancer ou uma startup não são as melhores opções. E para quem tem este sonho, lembre-se de uma coisa: tudo o que vem rápido, vai rápido.

Para que tenha uma real noção do que é começar neste gênero de trabalho e manter-se nele por muito tempo, hoje trago-lhe uma lista de A a Z de tudo o que necessita fazer para conseguir triunfar no mercado dos freelas. É claro que podemos considerar esta lista bastante redutora, visto que ninguém como trabalhador individual irá atingir o sucesso lendo apenas estas ajudas, mas dá-lhe uma excelente noção de algumas ferramentas que são necessárias.

Freelancer de A a Z

ATITUDE

Trabalhando por conta própria, o modo como lida com o dia-a-dia, quer seja na organização ou na exigência, podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Ficando em casa é muito fácil perder-se em horários ou ida a cafés com os amigos. Tenha atitude e defina bem os seus objetivos.

BARATO

O pior que pode fazer com o seu próprio negócio é querer vender de qualquer forma e para isso cobrar um preço demasiado baixo. A longo prazo, isso só o levará à falência. A forma correta é mesmo tentar se destacar pela qualidade em vez da quantidade de trabalhos.

CUMPRIDOR

O que leva um cliente a contratar um freelancer ou não, muitas vezes pode estar relacionado com o fato de ele cumprir os prazos de entrega. Organize-se para entregar os trabalhos antes do tempo até. Pode ser uma grande mais-valia perante a concorrência.

DINÂMICO

Um freelancer não pode ficar esperando que os clientes venham atrás dele. Necessita de ser dinâmico e ir de encontro àquilo que quer. Tem que ser ele mesmo a desenhar o seu futuro. Se necessitar de fazer algo mais além do seu trabalho, ele fará.

EMPREENDEDOR

Quando se pensa em ter algo nosso, é importante que façamos investimentos e que criemos coisas novas. Este espírito empreendedor precisa de estar no “sangue” do freela. Fazer publicidade ou alugar um escritório por exemplo, são pequenos investimentos que devem ser feitos constantemente. Ficar parado é morrer a longo prazo.

FERRAMENTAS

No mercado, existe uma vasta quantidade de ferramentas para freelancers, quer seja para faturação, organização ou produtividade. Se quiser saber um pouco mais, aconselho a leitura do nosso texto sobre as 17 ferramentas indispensáveis para freelancers.

GANANCIOSO

Além de cobrar um preço muito baixo pelos seus serviços, ser demasiado ganancioso pode ser outro grande problema para os freelancers. Aconselho que tente dar passos pequenos mas seguros, pois um passo em falso muitas vezes pode acabar com muitos meses de trabalho.

HUMILDE

O ego elevado pode ser um grande inimigo de quem começa a fazer muito sucesso ao início. Se as pessoas o começarem a criticar por estar sempre a falar de quanto ganha, talvez é porque esteja na hora de pensar um pouco no que tem dito ultimamente. Perder a humildade pode sair-lhe muito caro.

INTUIÇÃO

Apesar de a organização ser imprescindível, é importante que tenha uma pequena intuição do que o mercado realmente precisa. Tente sentir o que as pessoas estão necessitando. Por exemplo, como jornalista, tente descobrir os temas que os leitores mais gostam e aposta nesse tipo de artigos.

Um dos grandes problemas na organização dos freelancers é a procrastinação. Ficar adiando as suas tarefas, torna o seu dia-a-dia num caos. Seja exigente consigo mesmo e diga para si que cada tarefa é para ser feita no momento, sem adiar.

LUTADOR

O sucesso no trabalho de freelancer não nascerá de um dia para o outro. Por isso é que trabalhar nesta área é só para alguns. Quem quiser se manter, terá que ser muito lutador, tal como foram Jack Dorsey ou Miguel Gonçalves.

MULTITAREFAS

Pensa que vai trabalhar como freelancer e vai se dedicar apenas a um mercado? Isso é impossível. O freela precisa de ser multitarefas: organizar as finanças, produzir os seus serviços, lidar com clientes, organizar o seu dia, entre outras coisas.

NUTRIÇÃO

Trabalhando sempre em casa, é normal que se descuide um pouco da sua alimentação, comenda refeições rápidas e com pouco valor nutritivo. Isso a longo prazo irá afetar a sua saúde . Seja organizado e guardo um tempo para cozinhar e ter uma alimentação saudável.

OTIMISTA

É, para trabalhar como freelancer, você tem sempre de acreditar que o dia de amanhã será sempre melhor que o de hoje. Se ficar reclamando de algo ruim que tenha acontecido, estará a perder dinheiro. Uma atitude otimista todos os dias é fundamental.

PACIENTE

O sucesso não chegou em um ou dois meses? Tenha calma. A paciência é uma característica dos fortes e dê tempo ao tempo. Enquanto não está ocupado com inúmeros trabalhos, vá melhorando as suas capacidades.

QUERER

Antes de qualquer outra motivação ou motivo que o faça trabalhar como freelancer, um profissional precisa de realmente querer este estilo de vida. Não gosta de chefes, horários e salario sempre igual? Ótimo, então pode arriscar na sua carreira de freelancer. Mas se não quer tudo isto, o melhor é nem começar.

RACIONAL

A capacidade de raciocínio deve estar sempre à frente de qualquer vontade ou gesto compulsivo. Quando tiver alguma dificuldade, seja racional e tome a opção tendo como base o que quer para o futuro. Falar com o “coração”, lidando com um cliente por exemplo, pode ser uma péssima opção.

SEDENTÁRIO

É verdade, o trabalho de freelancer é bastante sedentário. Passar o dia inteiro na frente do computador e sentado numa cadeira não faz bem a ninguém. Por isso, tenha em atenção a sua saúde e pratique exercício físico regularmente. O modo como está sentado na sua cadeira ou organiza o ambiente de trabalho também pode ser prejudicial.

TEIMOSO

Sim, esta característica pode ser benéfica para o negócio. Ser teimoso significa ficar tentando, tentando até que..dê certo. Mas quando tentar, tende ver onde pode melhorar, pois ser persistente em algo que não tem condições para dar certo não é uma boa ideia.

ÚTIL

Ter negócio com os seus cliente não é sinônimo de apenas cumprir o trabalho e receber o dinheiro. Você tem de ser útil para ele: ouvir os feedbacks, dar opinião e ir de encontro àquilo que ele quer. Faça sentir que você é útil para o cliente e ganhará mais trabalhos com facilidade.

VERDADEIRO

Jamais tente enganar o seu cliente apenas para ganhar vantagem. Se ele pediu um tipo de trabalho que você tem dificuldades em fazer, seja sincero com ele. Poderá perdê-lo nesta ocasiões, mas irá ganhar em outras. A mentira mais tarde ou mais cedo será descoberta e ter fama de mentiroso no mundo dos freelancers significa menos contatos.

XOOM

Se você precisa estar sempre fazendo transferências de dinheiro através da internet, existe uma outra opção além do Paypal. Chama-se Xoom e conta com algumas vantagens bastante interessantes.

ZEN HABITS

Uma boa forma de organizar o seu dia é utilizando os Zen Habits. Prioriza bem as suas tarefas, mantêm-no focado naquilo que é necessário e ajuda-o a distrair daquilo que não interessa. Para quem se sente um pouco perdido, aconselho a leitura do nosso artigo sobre os dez pontos pontos dos Zen Habits que podem melhorar a sua produtividade.

Nesta pequena lista, tem um conjunto de tópicos e ideias que podem funcionar como guia para a sua carreira de freelancer. Todos eles são bastante úteis, mas com certeza existirão outros adjetivos ou softwares que os leitores utilizam e que eu não mencionei.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.