Facebook para iniciantes 13/07/2012

Como fazer uma página de fãs no Facebook e conseguir mais clientes

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Criar uma página de fãs no Facebook é um processo extremamente simples, que poderá ser feito por qualquer pessoa que tenha poucos conhecimentos sobre esta rede social. No entanto, fazer desta mesma página algo interessante para o seu negócio ou que gere mais clientes já é um processo bem mais complexo. Há poucos dias, fui dar uma palestra ao evento Empreendedorismo Like na qual expliquei como os empresários poderiam fazer uma página de fãs no Facebook e conseguir mais clientes. Hoje, vou partilhar com vocês todos os pontos dos slides (que estará disponível logo abaixo) e explicar como podem fazer para melhorar cada um deles na vossa página do Facebook.

Durante a apresentação, foi impressionante verificar o quanto as pessoas acreditam mais no Facebook e consideram que esta rede social pode ser essencial para os seus negócios e para aumentarem as suas vendas. Sinceramente, não estar nas redes sociais hoje em dia é perder clientes e deixar caminho aberto para os seus concorrentes ganharem espaço no mercado. Mas infelizmente, e ao contrário do que muitos podem pensar, não basta criar a página e ficar esperando por clientes. Fazer crescer uma comunidade exige muitas horas de dedicação e objetivos a longo prazo. Todos nós nas Escolas Plus, temos objetivos para as nossas redes sociais que devem tentar ser cumpridos. Tal como expliquei neste artigo sobre como definir um plano de marketing para as suas redes sociais, é importante você ter rotinas e metas para as suas redes sociais, quer seja para Facebook, Twitter ou Google Plus. Mas para fazer tudo isso é necessário tempo, paciência e…muito trabalho. Mas para saber mais sobre esta rede social, aconselho que veja alguns destes nossos artigos:

OS PRIMEIROS PASSOS

Na minha apresentação, o primeiro erro que pretendi que as pessoas evitassem era o de criarem uma conta pessoal em vez de uma página de fãs. Pode parecer algo utópico nos dias que correm, mas a verdade é que ainda acontece. Portanto, o meu primeiro conselho vai mesmo nesse sentido: crie uma página de fãs. Existem inúmeras vantagens em fâze-lo. A principal é que a página permite a utilização de publicidade no Facebook, o que pode ser uma excelente ajuda para divulgar o seu negócio. Além disso, também facilitará o processo de conversão de fãs e poderá analisar as suas estatísticas. Por último, o próprio Facebook também proíbe a utilização de contas pessoais para divulgar negócios. Se outras pessoas denunciarem essa mesma conta, o Facebook poderá bani-lo perdendo (sem hipótese de retorno), todos os seus fãs. Se pretender passar todos os “amigos” para “fãs”, é possível fazê-lo. Aconselho que dê uma olhada neste video para que consiga fazer todos os passos.

Mas depois de criá-la, tenha determinados cuidados que farão a diferença. O primeiro cuidado que deve ter é com a Cover da sua página. Essa imagem principal que foi inserida com a nova Timeline é que vai fazer aumentar (ou diminuir) os gostos na sua página. Por este motivo, empenhe-se em conseguir uma imagem apelativa e que faça a diferença. Caso seja necessário, contrate um designer para fazer a sua Cover. Além de aumentar a conversão, transmite também uma imagem mais profissional do seu trabalho.

De seguida, preencha o Sobre de uma forma correta. Esta parte da página serve para você dar a conhecer aquilo que faz a sua empresa, para que o possível fã quando chegar lá, fique rapidamente sabendo que género de negócio você tem. Quando preencher esta parte, tenha também cuidado para inserir o link do seu site. Os aplicativos que o Facebook disponibiliza também são uma excelente ajuda. Nós na nossa página de fãs, por exemplo, temos um aplicativo que permite às pessoas que nos acompanham visualizarem os vídeos do YouTube na própria página. É só uma ideia, mas existem páginas como as da Coca-cola ou a da Zappos que exploram mais esta vertente.

Com a chega da nova Timeline, o Facebook também permite que você organize a sua cronologia como pretender. Ao clicar naquela barra lateral que está à esquerda da sua página, o seu fã poderá “viajar” diretamente para os anos que pretender. Suponha que fundou a sua empresa em 1990. Poderá inserir uma foto com a comemoração do primeiro dia e o seu cliente poderá clicar nesse ano através da cronologia e ver essa fotografia. Apesar de não ser algo obrigatório, pode tornar a sua página mais interessante.

O QUE É O EDGERANK

O Edgerank é a fórmula utilizada pelo Facebook para definir a relevância que uma pessoa tem para a outra.  Se reparar, existem algumas pessoas que aparecem mais no seu feed de notícias do que outras. Isso deve-se ao fato de essas pessoas serem mais relevantes para si do que outras. O Facebook faz isso para que o que for partilhado, seja mais importante para si e tenha mais relevância e com isso, tenha mais interesse. Aqueles que tenham menos ligação para si, dificilmente o que você escreve irá aparecer no feed de notícias deles. Funciona mais ou menos como o sistema de indexação de artigos do Google. Os textos que são mais lidos e mais partilhados aparecem em primeiro lugar nos motores de busca. Logo, são mais relevantes.

Melhorar o seu Edgerank também vai permitir que o que você escreve apareça nas notícias principais mesmo que os seus fãs não retirarem a opção que por defeito vem no Facebook. E o bom é que, quanto maior interação você conseguir com eles, mais vezes o que você publica irá aparecer no feed deles e maior será o número de cliques. Funciona como um efeito bola de neve. Mais cliques, mais interação. Mais interação leva a que tenha mais cliques.

COMO MELHORAR O EDGERANK

Existem inúmeras formas de você melhorar o seu Edgerank. A primeira e sem dúvida a melhor é você produzir conteúdo de qualidade. Se você partilhar coisas relevantes para os seus leitores, eles irão compartilhar mais facilmente, irão curtir o que você publica e por aí adiante. Mas para que isso aconteça você precisa ter atualizações constantes e partilhar todos os dias algo com os seus leitores. Deixar a sua página sem algo durante dois ou três dias é o suficiente para você perder Edgerank e as suas próximas atualizações serem vistas por menos pessoas.

Outra das formas de aumentar a sua interação é fazer perguntas. Existem duas formas de fazê-lo: utilizando a opção “perguntar” do Facebook ou fazer uma atualização de status. Qualquer uma das duas é uma boa escolha, mas a chave do sucesso está na pergunta que você fizer. Por vezes, poderá perguntar e ter poucas respostas enquanto que em outras os seus fãs participam bastante. O conselho que posso transmitir-lhe é que não dê muitas opções de escolha. Limitar a resposta a “sim ou não” geralmente funciona bem.

Com o aparecimento da Timeline, as imagens passaram a ter uma grande relevância. Tornaram-se maiores e mais fáceis de serem compartilhadas. O crescimento de uma página de fãs passa em grande parte por aí: por uma partilha de imagens eficaz. Mas tenha cuidado para partilhar imagens que sejam da sua área de negócios. Ou seja, não vale a pena ficar partilhando imagens sobre flores quando a sua página é sobre negócios. Até poderia conseguir muitos fãs, mas ele não se iriam interessar quando você publicitar os seus produtos, por exemplo.  Mas além de comercializar os seus produtos, a sua página de fãs também é importante para criar interação com as pessoas que acompanha o seu trabalho. A melhor forma de o fazer é ir respondendo aos comentários. Se os seus seguidores perguntam alguma coisa é porque eles pretendem uma resposta. Não os deixa falando sozinhos: interaja!

facebook

PUBLIQUE DE FORMA EFICIENTE

A Timeline também permite que você publique de uma forma diferente. Nos posts, quase todos os campos são alteráveis como podem ver no nosso slide 19. O primeiro campo serve para você fazer escrever um antetítulo, como fazem nos jornais, nos qual faz um resumo do seu post. O título também poderá ser alterado, eliminando palavras que podem não interessar. Por último mas não menos importante, o terceiro campo como podem ver na imagem também pode ser modificado. Outra das formas de trabalhar bem a sua página é dar destaque aos seus artigos mais importantes. Por norma, um post ocupa metade da sua Timeline. Ao escolher dar destaque, ele passará a ocupar toda a largura da sua página.

Outra opção interessante é o fato de você poder “fixar no topo” um artigo que você ache que deva ser visto mais vezes. Ao escolher esta opção, você essa opção ficará para sempre (até que você decida o contrário) no canto superior esquerda da sua página. Se passar pela nossa página de fãs, pode ver que fizemos isso com o nosso ebook gratuito.

Mas de nada valem estas tentativas de agradar aos seus fãs se você não verificar as estatísticas. O Facebook, permite que você analise qual a viralidade dos seus artigos, de que cidade são as maioria das pessoas que seguem o seu trabalho ou quantas pessoas curtiram a sua página nos últimos dias. Estas métricas são importantes pois ajudam-no a perceber o que dá certo e o que não dá.

INVISTA NO FACEBOOK

Há cerca de um ano, era muito fácil criar uma página e ter sucesso. Hoje em dia isso não acontece com tanta facilidade devido à concorrência. As pessoas estão mais seletivas e já não acompanham qualquer página por acaso. Por isso, fazê-la crescer até números interessantes pode demorar. O melhor a fazer nestes casos é investir em publicidade no Facebook durante os primeiros meses.

Outra das formas de tornar mais eficientes as suas partilhas é promover os seus posts. Esta opção está disponível há pouco tempo mas tem se revelado bastante interessante. A partir de alguns reais, o Facebook garante que uma publicação sua chegará a um determinado número de pessoas. Isto porque, tal como expliquei logo acima, devido ao Edgerank nem todas as pessoas vêem aquilo que você publica. Mas se você  utilizar o “Promote”, o Facebook garante que um determinado número de pessoas irá ver esta sua publicação. É algo que compensa, caso você tenho um produto pago, por exemplo.

Com este resumo, espero ter alertado para as formas mais eficientes de você trabalhar a sua página de fãs no Facebook. Caso tenha alguma dúvida, deixa um comentário no final do artigo que esclarecemos assim que possível.

E você, tem outras estratégias que aconselhe na utilização do Facebook?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.