Facebook para iniciantes 26/03/2013

Como fazer promoções e descontos no Facebook de forma eficaz!

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O Facebook tem sido uma excelente plataforma para a realização de promoções e descontos. Especialmente depois de ter surgido a opção de fazer as famosas “ofertas”, muitas têm sido as páginas que exploram esta solução para conseguirem alavancar as suas vendas.Desengane-se quem pensa que estamos falando daquelas famosas soluções milagrosas para ganhar iPad’s e iPhone’s. O que estamos falando aqui são de empresas sérias e que realmente têm algo para oferecer aos seus fãs.

Apesar de ser uma maneira realmente eficaz de atrair novos clientes, é necessário saber utilizar as ofertas (e outras ferramentas) da melhor forma, otimizando sempre o processo para que possa gerar um maior número de vendas a um baixo custo. Mas antes de começar a explicar como deve fazê-lo, venho alertá-lo para o fato de que só compensa realmente investir em promoções e descontos no Facebook se você tiver uma base de fãs minimamente alargada. Caso contrário o retorno do seu investimento será bastante reduzido. Mas se você quiser aumentar o número de fãs, ganhar mais interação na Fan Page ou saber como funciona o Facebook Ads, aconselho que dê uma olhada em muitos dos nossos artigos que temos inseridos no blog.

COMO FAZER AS OFERTAS NO FACEBOOK

Ainda há pouco tempo fizemos uma promoção de 48 horas no nosso ebook Ser Freelancer, na qual dávamos 25% desconto a quem adquirisse o nosso livro durante esse período. E como é óbvio, também utilizamos a opção de ofertas no Facebook. Antes de partilharmos com vocês os resultados (faremos isso ainda neste artigo), vamos fazer uma apresentação sucinta das principais regras das promoções. Em primeiro lugar, clique na opção de ofertas no seu Facebook:

Como fazer ofertas no Facebook passo 1

Depois de escolher a sua opção, aparecem os passos seguintes. No nosso caso, resolvemos publicar o nosso ebook e escolhemos a opção “apenas online”. De seguida, aparece a seguinte imagem.

passo 2 da oferta no Facebook

Como devem imaginar, as escolhas aqui são muito simples. O primeiro passo é para introduzir o endereço web para onde vão os interessados e o segundo campo aparece no caso de existir algum cupão de desconto. Esse mesmo código será enviado às pessoas que pedirem a oferta.

passo 3 das ofertas e promoções no Facebook

O próximo passo é um dos mais importantes. Em primeiro lugar porque você vai inserir o texto e ele precisa de ser o mais chamativo possível. Indique tudo aquilo que possa chamar a atenção do possível comprador. No nosso caso, ainda restavam 34 caracteres e poderia ser explorado com mais algumas palavras (recordo que estas imagens representam uma simulação e não representam a nossa escolha final). Alguns conselhos na altura de realizar o texto:

  • Insira uma palavra-chave que esteja relacionada com o produto que vai vender
  • Mostre números caso tenha algum desconto a realizar. Isso aumenta a atenção do possível comprador
  • Dê uma ordem (aproveite, compre, etc).
  • Insira uma palavra ou expressão que chame a atenção do comprador (“aproveite já”, “desconto”, “só até amanhã”, etc)

passo 4 da oferta do Facebook

No quarto passo aparecerá uma imagem, que não é mais do que o preview do seu possível anúncio. Confira as datas, os links e acima de tudo o texto, para que não cometa erros de português.

oferta do Facebook passo 5

Agora chegou o momento decisivo: o orçamento. No nosso caso, o valor mínimo para publicação da nossa oferta era de 32 euros. Não se esqueça que essa mesma oferta iria durar 3 dias, o que representa mais ou menos um custo de dez euros diários (caso você decida optar por esse período).

Parece muito? Façamos as contas. O nosso ebook tem um custo de 14,99 euros. Com o desconto de 30%, ficaria a um preço de 10,50 euros. Isto quer dizer que apenas precisaríamos de vender três cópias (recordo que estamos enviado PDF’s portanto também as despesas seriam poucas ou nulas) para compensar o investimento. Estes valores parecem ser fáceis de alcançar, especialmente porque estamos falando de um público mínimo de 64 mil pessoas. Contudo, tenha em atenção um ponto: estas 64 mil pessoas não são todas fãs da nossa página, pelo que é bem provável que a oferta não interesse a grande parte destas 64 mil pessoas. Isto acontece porque o Facebook divulga não só aos fãs, mas também aos amigos dos seus fãs e estes podem não ter qualquer interesse pelo produto que está tentando vender. E este é mesmo um dos pontos mais criticados das Ofertas do Facebook. Afinal, está sendo pago um valor para atingir pessoas que podem nem sequer gostar do seu gênero de produto.

ofertas e promoções no Facebook passo 6

Por último, tenha em atenção que existem algumas segmentações que são possíveis da fazer nas ofertas. Neste caso, selecionamos o “Estado Civil”, mas podíamos ter restringido a nossa oferta apenas a homens ou apenas a pessoas que tenham mais de 18 anos e por aí adiante. Tudo vai depender do produto que você tiver para vender. Se você quiser comercializar, por exemplo, um produto tipicamente feminino, aqui seria interessante fazer com que a sua oferta apenas para mulheres.

O NOSSO CASO

Como referi acima, na passada semana fizemos uma promoção do nosso ebook Ser Freelancer. Veja os resultados dessa mesma oferta:

Resultado das ofertas no Facebook

Como optamos por investir 32 euros, a nossa campanha teve um alcance de quase 52 mil pessoas, apesar da nossa Fan Page ter perto de 17 mil fãs. Quanto aos cliques, tivemos 366, representando um CTR de 0.703%. Isso é bom ou mau? Tendo em conta que essa mesma publicação gerou 366 cliques, sendo que 160 foram reclamações de ofertas, os cálculos são simples de fazer: investimos 32 euros para um total de 160 pessoas que foram à nossa página interessadas na nossa promoção. Como neste caso tínhamos uma promoção de 25%, o ebook custava 11.25 euros. Em 160 interessados, certamente que a oferta acabou por gerar mais do que os valores investidos na mesma, trazendo um bom retorno do investimento.

REALIZAR UMA OFERTA OU PROMOVER UM POST?

Para testarmos o real poder das ofertas no Facebook, no dia anterior fizemos um post patrocinado, falando também da nossa promoção (recordo que a promoção durou 48 horas). Pretendíamos, desta forma, tentar perceber o que era mais rentável: um post patrocinado ou uma oferta. Então o resultado foi este:

Promover posts no Facebook

De realçar que o valor pretendido para o investimento seria de 8 euros, mas tivemos de parar a promoção pois no dia seguinte acabou por ser lançada a oferta. Nesta publicação, tivemos um total investido de 5.93 euros para uma taxa de cliques superior (2.278%) apesar do número de impressões (2.100) ter sido inferior e o número de cliques também (48). Mas afinal, qual das duas opções foi melhor? Qual deu melhor resultado? O segredo, aqui é contar quanto estamos pagando por cada clique em cada uma das publicações:

  • Oferta: 32 euros a dividir por 366 cliques = 0.08 ao clique
  • Promoted post: 5.93 euros a dividir por 48 cliques = 0.12 ao clique

Apesar de podermos melhorar estes valores (alterando a imagem, tornando o texto mais apelativo, etc), é fácil verificar que as ofertas são bem mais relevantes neste gênero de situações. Os motivos para isso são os mais variados:

  • As ofertas têm uma imagem diferente, o que acaba chamando a atenção do usuário
  • A pessoa quando clica já sabe para onde vai e qual o motivo do seu clique
  • O texto é curto, direto e chama a atenção
  • As imagens do título estão destacadas do resto do conteúdo o que acaba chamando mais a atenção
  • A área de clique é muito superior

Se dúvidas existissem, este texto serviu para deixá-las de parte: se você quiser fazer um desconto ou uma promoção, utilize as ofertas do Facebook! É importante calcular sempre o valor da clique e esquecer algumas métricas que até podem ser enganadoras (no segundo caso o CTR até era superior). Foque-se no essencial: o preço por clique.

CONCLUSÃO

Apesar dos dados apresentados acima parecerem que não existem quaisquer dúvidas, o meu conselho é que teste. Não só a alternância entre Promoted Posts e ofertas mas também as imagens das ofertas, o texto, o dia da semana em que faz ofertas, etc. Existem inúmeras formas de conseguir fazê-lo, basta utilizar a sua criatividade.

E você, já tinha utilizado as ofertas do Facebook? Como foi o seu desempenho?

Abraço!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link