Produtividade 24/04/2012

Como eliminar os maus hábitos do dia-a-dia e aumentar a produtividade

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Ontem à noite estava assistindo a uma conferência organizada pelo conceituado Leo Babauta, mais conhecido por ser o autor do blog Zen Habits, no qual ele falava sobre como eliminar os meus hábitos e torná-los em algo positivo na sua vida. No encontro, foram dadas várias dicas do que você deve fazer para deixar de cometer erros no seu dia-a-dia e transformar esses mesmos erros em algo positivo para a sua vida.

Como aqui no blog dou várias dicas a todos os freelancers sobre produtividade e como podem fazer para melhorarem a sua rotina, considerei que seria interessante escrever um artigo na Escola Freelancer sobre como eliminar maus hábitos. Até porque eles podem estar a ser um dos motivos da sua pouca produtividade. De fato, todos nós na organização do nosso dia cometemos erros que nos fazem perder tempo desnecessário e que poderia estar sendo aplicado em mais horas de trabalho e por consequência, em melhores ganhos para o seu negócio.

No entanto, sei que não é fácil alterar um vício que esteja enraizado na sua há vários anos. A tentação de voltar ao hábito antigo é muito grande. Seja ele fumar, beber ou apenas perder tempo no Facebook, todos os hábitos são difíceis de serem alterados, dependendo sempre de pessoas para pessoa. O problema é mesmo esse: cada pessoa tem os seus próprios gostos e por isso terá sempre de encontrar uma forma muito pessoal de ultrapassar essa dificuldade. Contudo, existem princípios que devem ser seguidos para quem queira parar de cometer erros no seu dia-a-dia e pretende ter uma vida mais saudável e produtiva.

maus hábitos

IDENTIFIQUE COMO COMEÇA O HÁBITO

Como explicou ontem o Leo Babauta, todos os hábitos são antecipados de determinados “gatilhos”, que fazem com que você depois tome a iniciativa de realizar esse mau hábito. Imaginemos que você pretende deixar de fumar. Todas as vezes que você tira um cigarro, essa rotina é antecedida de algo, seja ele comer, beber um café ou terminar uma refeição. Se você é viciado no Facebook, você acessa a este site sempre que tem um tempo livre ou quando termina um artigo para o seu site.

Por isso, o primeiro passo para alterar um mau hábito é identificar o gatilho que o faça realizar essa atitude. Depois de retirá-lo, ficará mais fácil saber em que situações deve atuar.

SUBSTITUA O MAU HÁBITO POR OUTRO POSITIVO

Somos seres de hábitos. Temos necessidade de acordar e tomar o café da manhã, tomar banho ou ler o jornal. Todos os nossos dias têm um padrão definido, do qual não fugimos muito. Necessitamos disso para nos sentirmos bem e pensarmos que temos o nosso dia controlado. Nada contra isso, o problema é quando esses hábitos não são positivos para a nossa produtividade ou saúde.

Quando pensarmos em eliminar um mau hábito, é importante conseguirmos substitui-lo por outro positivo. Isto porque se deixarmos o hábito antigo e não inserirmos outro na nossa rotina, acabamos por sentir um vazio no dia-a-dia. Se está pensando em deixar de fumar, opte por comer uma maça cada vez que tiver vontade de fumar, por exemplo. Preencher esse vazio torna a sua mudança mais fácil.

MUDE UM HÁBITO DE CADA VEZ

Quem leu o nosso artigo sobre o zen habits, com certeza se recorda do quanto é importante você definir um objetivo de cada vez no seu dia-a-dia, para que consiga diminuir o stress e focar-se em uma tarefa da cada vez. Para alterar hábitos, o princípio é exatamente o mesmo: escolha um mau hábito e altere-o em 30 dias. Ter um objetivo por mês é mais do que suficiente. Querer trocar tudo de um dia para o outro não é um bom princípio, pois torna as suas mudanças mais difíceis. Pergunte a si mesmo: o que quero mudar já, neste momento?

EVITE SITUAÇÕES MAIS DIFÍCEIS

Mudar um hábito que esteja enraizado não é fácil. É preciso muita força de vontade para que se consiga alterar algo nas suas vidas. Mas se você está constantemente indo para locais onde é mais fácil cair na tentação, só irá complicar a sua meta. Se quer deixar de beber ao final do dia, opte por acordar mais cedo, dar uma caminhada e ficar mais cansado fisicamente para que no final do dia não tenha vontade sair. Se pretende perder menos tempo no Facebook, mantenha esse site fechado. Eliminar os gatilhos que o levam ao mau hábito é uma excelente forma de facilitar essa sua mudança.

CONTE ESSE SEU OBJETIVO AO MUNDO

Quando pensamos em conseguir alguma coisa mas guardamos isso apenas para nós, torna-se mais fácil desistirmos dessa meta. Se quiser aumentar as chances de mudar algum hábito, conte isso nas redes sociais, fale com os seus amigos ou comprometa-se de outra forma qualquer. O importante é outras pessoas saibam o que você está fazendo.

Mas não se limite apenas a falar sobre esse objetivo ao início. Vá falando sobre as suas pequenas vitórias ou sobre as derrotas que sofreu. “Já faz uma semana que estou correndo antes de começar a trabalhar” ou “Já nã fumo há um mês” são atualizações que você pode fazer nas redes sociais. Elas trarão, com certeza, vários feedbacks positivos por parte dos seus amigos e ajudarão a sentir-se mais motivado para continuar.

Outro dos conselhos que Leo Babauta passou foi o de você falar com um amigo sempre que sentir necessidade de recuar no seu objetivo. Está querendo parar de fumar? Experimente ligar ao seu amigo quando sentir vontade e diga para ele que apenas ligou para não cair na tentação de realizar um hábito antigo. Com certeza irá sentir algumas palavras de apreço por parte dele.

FALHAR É NORMAL

Tenha abertura suficiente para perceber que falhar faz parte do processo de mudança. Se esta foi a primeira vez que você tentou não verificar o email pela manhã e falhou, não se preocupe. Se acredita mesmo nesse objetivo e tem vontade de alterar esse hábito na sua vida, continue. Tente perceber onde falhou e não cometa os mesmos erros na tentativa seguinte.

Banner menor

Manter-se positivo com a sua meta é fundamental. Uma das formas de o fazer é visualizar como seria se não tivesse esse mau hábito. Quer deixar de verificar o email pela manhã? Imagine o quão produtivo você seria se esquecesse as suas mensagens eletrónicas e começasse a produzir desde cedo. Teria mais tempo para praticar um esporte ou passar o final do dia com a sua família.

Mas se quiser realmente mudar algo, é importante que o comece a fazer já hoje. Deixe de procrastinar e dizer que vai alterar esse mau hábito amanhã. O dia é hoje, o momento é agora.

E VOCÊ, TEM ALGUM MAU HÁBITO QUE PRETENDE MUDAR NA SUA VIDA?

Mudar hábitos faz parte da evolução de qualquer pessoa e permite o seu crescimento. Se algo está mal, o fato de não o alterar só impede que você seja uma pessoa melhor ou um profissional mais completo. Além disso, existem maus hábitos que prejudicam a sua saúde. Por mais sucesso que você pretenda ter na sua vida profissional, é importante que o faça de uma modo saudável.

Falando novamente no exemplo do Leo Babauta, ele deixou de fumar, conseguiu correr uma maratona e virou vegetariano. Tudo isto, substituindo maus hábitos antigos por outros novos.

E você, que hábitos quer mudar? Já passou por esta experiência alguma vez?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link