Facebook para iniciantes 21/01/2013

Como divulgar a sua página de fãs do Facebook

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O Facebook tem dificultado em muito a vida de quem tem uma página de fãs. O EdgeRank sofreu alterações consideráveis, as imagens estão cada vez menos virais e os links são vistos por cada vez menos fãs. Já dei neste artigo alguns conselhos de como poderá contornar a situação e aconselho que o leia por será extremamente útil para o seu negócio. Mas antes de pensar em conseguir uma boa interação com os seus fãs, é necessário que pense em fazer a sua página chegar aos milhares de fãs. Até porque hoje em dia, para conseguir sucesso quer seja na venda de um ebook ou de serviços de freelancer, é necessário que tenha um número considerado de fãs.

A melhor forma de começar a sua caminhada no crescimento de uma página de fãs é, sem dúvida, com a utilização do Facebook Ads. Divulgar a página de fãs é essencial, principalmente durante as primeiras semanas. Depois, terá de fazer uma gestão eficaz das imagens para que ela possa crescer de forma sustentável. Porém, vejamos alguns passos que deve seguir antes de pensar em criar uma campanha no Facebook:

  • Faça uma partilha no seu perfil, pedindo para as pessoas curtirem a página.
  • Utilize a possibilidade de convidar amigos (não faça convites pelo chat!).
  • Assine a sua fan page na parte de final de cada email.
  • Vá partilhando conteúdo que considerar interessante no seu perfil pessoal (tenha cuidado para não ser um spammer).
  • Insira a caixa do “curtir” no seu site ou blog.

Só estes cinco passos vão garantir que você consiga algumas dezenas de fãs mas é necessário mais, muito mais. E aí entra em cena a questão do Facebook Ads. Mas mais do que publicitar é necessário publicitar da forma correta. Infelizmente hoje em dia ainda vemos muitas páginas que publicitam de forma incorreta, perdendo centenas de euros todos os dias. O Facebook Ads pode ser uma máquina de angariar fãs ou então uma máquina de perder dinheiro. Tudo depende da forma como você planejar a sua campanha.

Dica: Para quem não sabe, as Facebook Ads são aquelas publicidades que aparecem ao lado direito do site, onde o anunciante paga por clique no anúncio ou por cada mil impressões. É a forma como o Facebook ganha mais dinheiro atualmente.

COMO PUBLICITAR A PÁGINA DO FACEBOOK

como fazer publicidade no Facebook

No Facebook, quando o assunto é Facebook Ads existem três opções: aumentar as opções curtir, promover publicações de página ou “opções avançadas”. Todas elas são bem diferentes e têm objetivos diferentes. Vejamos cada uma delas.

AUMENTAR AS OPÇÕES CURTIR

Anuncie no Facebook parte 2

Tendo selecionado a primeira opção, chegou o momento de preencher a informação da melhor forma possível. O primeiro ponto a alterar deve ser, efetivamente, o título. Por defeito, o Facebook insere o título da sua página. Mas como a sua marca supostamente ainda não é conhecida por todo o público, é importante que mude o título. Normalmente, o que aconselho é que seja feita a mudança para uma pergunta. Como podem ver no exemplo acima, inserimos a perguntar “Quer ser freelancer?”. Isso faz com que a pessoa tenha curiosidade em ler o resto. Depois entra a questão do texto. Aí, é importante que você acompanhe o conteúdo que é partilhado no título. No final desse mesmo texto, deixe sempre uma chamada para a ação. No nosso caso foi o “Clique em curtir”.

Outro ponto importante é a imagem. Logos de empresa são completamente escusados, a não ser que estejamos a falar de uma Coca-Cola ou de uma Apple. Se o seu logo não é reconhecido pela maioria das pessoas, o melhor é inserir uma imagem que esteja ligada ao seu texto e ao público que pretende atingir. Por norma, imagens de pessoas são mais chamativas do que as que contêm objetos. Outro tipo de imagens que funcionam muito bem são as imagens de mulheres. Porém, tenha cuidado para verificar se o aumento de cliques que por norma acontece vai de encontro ao seu objetivo final: o aumento de fãs. Por vezes, pelo fato de existir uma mulher, aumenta os cliques no anúncio mas baixa o número de conversões, pois o clique acontece apenas por curiosidade. Outra dica é a utilização de cores fortes, como o vermelho por exemplo. No meio de tantas imagens e partilhas, a imagem do seu anúncio tem de conseguir um bom destaque!

historias patrocinadas no Facebook

Na parte inferior aparecem as Histórias patrocinadas. Esta é uma opção muito interessante e que normalmente gera resultados muito bons. As histórias patrocinadas são publicações que aparecem nos feeds dos usuários, dizendo que o seu amigo “fulano tal” curtiu a página. Isto aumenta consideravelmente a interação com os restantes usuários pois o fato de ser recomendada por amigos (apesar de isso ser feito de forma involuntária) gera mais confiança. Aconselho vivamente que deixa esta opção ativa e que vá analisando conforme a campanha for avançando. Se for necessário, você poderá parar a publicação de histórias patrocinadas. Para fazê-lo basta clicar no botão “Status” e optar pela opção “pausar”.

COMO DEFINIR O TARGET NO FACEBOOK ADS?

Agora entramos noutro ponto determinante para a sua campanha: o seu público-alvo. Mesmo uma boa imagem e um bom texto tornam-se pouco relevantes se o seu target for mal escolhido. Mas qual o limite em termos de público? Isso depende sempre. Uma campanha para uma marca de bebidas será sempre muito mais abrangente do que uma campanha para raquetes de tênis, por exemplo. Mas o objetivo deve ser sempre o mesmo: afunilar ao máximo o público. Na imagem abaixo, damos o exemplo de uma campanha para a Escola Freelancer, onde segmentamos o nosso público ao máximo, tentando ficar com pessoas que realmente queiram iniciar a carreira de freelancer e que tenham poder de compra, para que no futuro possam compram o nosso ebook Ser Freelancer.

Como  é óbvio escolhemos o Brasil e depois definimos apenas o Estado de São Paulo, que a princípio será onde existe maior poder de compra. Depois, aumentamos a idade mínima para 18 anos pois a princípio quem irá comprar o nosso ebook são tudo jovens aspirantes a freelancers com mais de 18 anos. Por último, fomos atrás de pessoas que tenham como interesse áreas como freelancing e já estejam ligados a sites da área. Com isto tudo, conseguimos chegar a uma segmentação de 18 mil pessoas. É pouco? Até poderá ser, mas lembre-se que aqui o objetivo é ser o mais eficaz possível. Se destas pessoas conseguir converter 1.800 fãs e cada um custar cinco cêntimos, terei investido 90 euros na minha página de fãs. Depois existem outros fatores a ter em consideração como a formação acadêmica ou se é casado, opções que também não devem ser desconsideradas, sendo também elas um fator muito importante.

Dica: Todos os pontos inseridos no Facebook Ads são muito importantes. Só eles vão permitir que tenha um CPC ou CPM mais baixos ou um CTR mais alto. Explicaremos o que significa cada um destes termos mais abaixo.

QUE MÉTODO ESCOLHER

Agora chegou o momento que parece causar muitas dúvidas a todos os anunciantes do Facebook: o método de cobrança. Nesta opção, existem duas formas de fazer o orçamento para a sua campanha. O diário, onde pagará um X’s definido durante todos os dias, até que decida terminar a campanha (no nosso caso é 10 euros; veja na imagem abaixo) e o do orçamento vitalício, onde irá distribuir um orçamento por um determinado número de dias. Se você tiver um orçamento de cem euros e quiser distribuir isso durante dez dias, pagará obviamente dez euros por dia.

Anuncie no Facebook como pagar

PROMOVER PUBLICAÇÃO DE PÁGINA

Esta opção foi adicionada há apenas alguns meses e parece ter angariado muitos fãs, mas facilmente dá para perceber que não é das melhores opções, salvo raras excepções. Em primeiro lugar, é de salientar que nesta opção você estará publicitando uma publicação sua. Isso irá gerar, como é óbvio, mais visualizações a esse post, mais gostos, mais compartilhamentos, etc. Além disso, você ainda poderá ordenar que o Facebook passe a publicitar a sua última atualização de estado, bastando para isso que assinale com um visto o local onde está a nossa segunda seta do lado esquerdo. Do lado direito desta opção dá para ter uma ideia de como irá aparecer a publicidade.

Mas será que esta opção é tão eficaz como as restantes? Apesar de aumentar a interação com outras pessoas, este gênero de publicidade não gera tanta conversão em termos de likes. Ele apenas tem a sua lógica se nesse mesmo post você estiver anunciando um produto/serviço. Caso contrário, será dinheiro deitado fora. Mais vale fazer um post na sua página e depois promove-lo (explicaremos mais à frente como isso pode ser feito). Mas volto a referir: se for um post onde se promove um produto, é uma opção bastante viável. Atenção que mesmo nesta opção é necessário fazer a segmentação que expliquei anteriormente.

OPÇÕES AVANÇADAS NO FACEBOOK ADS

A última opção começa por ser uma junção das duas anteriores. Aqui você poderá fazer uma publicação da página para aumentar os gostos ou promover um post. Mas a grande alteração é o fato do usuário poder controlar o preço que paga por cada clique ou por cada mil impressões. Enquanto que na anterior o valor era sugerido pelo Facebook, aqui você tem controle do preço do CPC ou do CPM. Isto permite que exista um controlo extra sobre a sua campanha. Mas lembre-se que a colocação dos anúncios é feito por um sistema de leilões, ou seja, quanto mais pagar maiores as chances da sua publicidade aparecer no topo. O problema é que o Facebook dá poucos dados relativos a esse valor, o que torna um pouco difícil adivinhar se o valor que está sendo pago é suficiente para ter algum destaque na página.

promover por clique no Facebook Ads

DOIS PONTOS DETERMINANTES NO FACEBOOK ADS

Os pontos que falei acima são, sobretudo, os pontos básicos de uma campanha de Facebook Ads. Preencher os dados corretamente, ter uma boa imagem, entre outros fatores, fazem realmente a diferença e a explicação de como eles funcionam pode ser encontrada em vários artigos na internet. Contudo, existem outros pontos que você deve ter em conta e que também são tão fundamentais como os anteriores. Em primeiro lugar, vamos recordar um pormenor importante: o objetivo é conseguir o maior número de fãs com o menor custo possível. Mas qual é a média paga por cliques no Brasil? Segundo o site Social Bakers, a média de pagamento por cliques no Brasil é de 0.16$ e o CPM é de 0.03$.

Isso não significa que se você tiver uma campanha com valores muito acima desses estará a fazer uma má campanha, pois os preços dependem sempre da área onde você está atuando. Porém, o seu preço deve estar o mais próximo possível destes valores. E para perceber se está realizando uma boa campanha, é necessário que saiba o sginificado de cada termo utilizado no painel de gestão do Facebook Ads:

  • CTR: Taxa de cliques dividida pelo número de impressões. Se você tem um CTR de 1%, significa que ao fim mil impressões você teve dez cliques. Quanto maior for essa taxa melhor, pois significa que o seu anúncio está tendo impacto no seu público. Por outro lado, se o CTR for baixo, significa que o anúncio não está chamando a atenção dos seus possíveis clientes.
  • CPC: Custo pago por cada clique.
  • CPM: Custo por cada mil impressões do seu anúncio. Se em cada mil impressões você teve dois cliques e gastou 12 cêntimos, significa que cada clique está a ter um custo de 6 cêntimos.

Estes três pontos são essenciais pois condicionam-se mutuamente. Se você tiver um CPM com um custo maior mas um CTR superior, isso poderá ser mais rentável do que um CPM menor mas um CTR também menor. Contudo, tenho uma boa notícia para si. Olhe para a imagem abaixo:

CPM e CTR no Brasil

O preço do CTR e do CPM no Brasil está caindo, o que representa mais um motivo para você investir no Facebook Ads. A primeira dica de todas vai no sentido de fazer campanha com mais do que um anúncio. Considere até utilizar três ou quatro anúncios ao mesmo tempo, com um orçamento mais baixo, e analise qual é o que traz melhores resultados. Ao fim de um dia, deixe ficar aquele que melhor performance traz e elimine os restantes. Se quiser ser mais preciso, faça até dez anúncios por uma campanha. Quanto maior for o número de anúncios maiores as chances de ser bem sucedido.

Em segundo lugar é que ao fim de 2/3 dias, elimine esse anúncio e repita o processo. Isto por uma simples razão: os anúncios no Facebook tendem a diminuir o CTR passado alguns dias e aí começa a subir o preço por clique. Como é óbvio, existem excepções, mas em grande parte deles isso acontece.

PROMOVER POSTS VALE A PENA?

Outra forma interessante de promover a sua página do Facebook e os seus próprios posts é utilizar o Promoted Posts. Esta é uma excelente forma de chegar a todos os seus fãs, pois os Promoted Posts fazem com que uma publicação sua chegue a um maior número de pessoas, algo que não aconteceria normalmente devido ao EdgeRank.

Para quem não sabe: Os Promoted Posts é uma opção para que a sua publicação apareça a um determinado número de fãs. Quantos mais fãs quiser atingir, mais irá pagar. Para ter acesso aos Promoted Posts basta publicar um post e logo terá a opção “promover”. Clique ai e pagará um preço consoante o número de fãs da sua página do Facebook.

Mas será isso benéfico para o aumento de fãs? De uma forma indireta, podemos dizer que sim. Como o post aparece a mais pessoas é normal que tenha mais partilhas e mais curtidas. Além disso, você poderá ainda fazer com que essa publicação apareça nos amigos dos seus fãs (normalmente o CTR costuma ser baixo e por isso não aconselho, mas nada como experimentar), pagando também mais por isso. Contudo, há que ter em consideração o valor pago e, a meu ver, a utilização dos Promoted Posts deve ser utilizada quando pretende vender um produto ou serviço. Aí sim, compensa investir nesta opção. Caso contrário terá grandes chances de estar a deitar dinheiro fora. Se não, façamos as contas:

Imaginemos que um Promoted Post custa oito euros. Suponhamos, também, que numa campanha de Facebook Ads você estará pagando oito cêntimos por cada e clique. Isso dá um total de 100 cliques. Mesmo que apenas 70% dessas pessoas que clicaram no anúncio se tornem fãs, terá conseguido 70 fãs. Será que isso não compensa mais do que promover um post?

Outro grande benefício dos Promoted Posts é o aumento do EdgeRank, pois o aumento de compartilhamentos e curtidas melhora a interação com os fãs. Mas deixo um aviso: como os posts promovidos têm a duração de três dias, não é rentável publicar muitos posts durante esses dias, pois a possibilidade de eles apareceram na Timeline dos seus fãs é mais reduzida.

PRONTO PARA FAZER SUCESSO COM A SUA PÁGINA DE FÃS?

Investir no Facebook Ads é uma boa forma de fazer crescer a sua página ao início. Contudo, lembre-se que essa mesma página tem como objetivo principal a interação com o seu público e o aumento de visitas para o seu site, serviço ou produto. Uma página do Facebook não substitui um site. Ela é apenas uma meio para chegar ao que você vende. Por mais que invista no Facebook, lembre-se que ele é apenas um meio e jamais um fim do seu negócio. Além disso, o melhor investimento que pode fazer na sua Fan Page é criar uma ligação com os seus fãs e ser constante. Não há dinheiro que pague essa ligação. Se quiser saber um pouco mais sobre Facebook, aconselho que leia alguns destes nosso artigos:

E você, como tem investido na sua página do Facebook? Tem conseguido o retorno desse investimento?

Abraço!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link